Buscar

contabilidade de entidades de interesses sociais prova objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01
Princípio é uma forma de integração das normas jurídicas, conforme o art. 4º do Decreto – Lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942 (Lei de introdução ao Código Civil), no qual, no caso de sua omissão, o juiz poderá utilizar os princípios para julgar uma lide. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são os princípios jurídicos: 
A São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de toda e qualquer norma, inclusive e especialmente a Constituição, bem como os valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade
Questão 02 
As fundações podem ser classificadas como públicas ou privadas, de acordo com a natureza jurídica pública ou privada do instituidor ou se o Poder Público a matém (Di Pietro, 2002, p. 213). Assim, de regra, se na criação ou na manutenção, direta ou indireta, não houver a participação estatal, a fundação será considerada privada e regulada pela Lei Civil. Um exemplo de fundações privadas, instituídas pelo poder público são as fundações de apoio às universidades públicas, possuindo algumas características. Sobre estas características, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I – Exigência de concurso público para admissão de pessoal, abolindo o processo seletivo regimental.
 II – Reconhecimento como instituições de ensino e assistência social. 
III – Benefício da imunidade tributária do art. 150, VI, “c”, da CF/1988. 
IV – Prestação de serviços reconhecida ao autônomo e inexistência de vínculo empregatício com os bolsistas (art. 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 8.958/1994).
D Apenas a s alternativas II, III e IV estão corretas.
Questão 03 
O Plano de Desenvolvimento Tecnológico está regulado pela Lei nº 8.661, de 02 de junho de 1993, bem como pelo Decreto nº 949, de 05 de outubro de 1993. Tal plano visa a “capacitação tecnológica da empresa, cujo o estímulo é efetuado mediante incentivos fiscais”. Para ter acesso ao PDT, a empresa deverá credenciar-se no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que acompanhará e avaliará a sua implementação pelos credenciados beneficiários, através da Finep. Analise a s opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de capacitação tecnológica: 
D A capacitação das empresas em desenvolver endogenamente inovações tecnológicas, bem como selecionar, licenciar, absorver, adaptar, aperfeiçoas e difundir tecnologias, nacionais e estrangeiras. 
Questão 04 
Tanto as associações como as sociedades civis são pessoas jurídicas criadas pela união de pessoas voltadas para um mesmo fim. O diferencial encontra-se na finalidade lucrativa. Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
A Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil. 
Questão 05 
É um instrumento firmado entre o poder público e as organizações sociais, organizações estas já estudadas, com vistas à formação de parceria entre as partes para o fomento e à execução de atividades relativas às áreas do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, da proteção e preservação do meio ambiente, da cultura e da saúde. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima: 
D Contrato de gestão
Questão 06 
Para convênios e termos de parceria, os PLANOS/PROPOSTA DE EXECUÇÃO FUTURA, para fins deste estudo e para maior didática, serão denominados unicamente de planos de trabalho, apesar de algumas vezes serem utilizadas nomenclaturas diversas, como PLANO DE ATIVIDADES OU PROGRAMA DE TRABALHO. Na realidade, todos servem para o mesmo fim: a delimitação da futura execução de projetos de interesse público, salvo algumas peculiaridades a serem observadas quando derem respaldo aos termos de parceria, no que concerne à previsão de CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, MEDIANTE INDICADORES DE RESULTADO. 
Existem erros comuns da formalização dos planos de trabalho. Analise a s opções abaixo, sobre estes erros. Em seguida, assinale a alternativa correta: 
I - Plano de trabalho bem detalhado 
II - Caracterização insuficiente da situação de carência dos recursos 
III - Projeto completo e/ou com informações suficientes 
IV - Ausência de projeto básico 
V - Orçamento subestimado ou superestimado. 
C Apenas as alternativas II – IV e V estão corretas
Questão 07
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil. Analise a s opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”: 
B Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
Questão 08 
Analise a s opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir: Os termos de parceria serão controlados também pelos mecanismos de controle _________ previstos na legislação. Instituição de relevante importância na fiscalização do termo de parceria é o ________________, pois faz parte de suas funções ___________ “zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.” 
A social - Ministério Público – institucionais
Questão 09
“No limiar entre dois setores, há aquele que se compõe de pessoas que, sem integrar o Estado, almejam atividades sociais ou solidárias, sem desejar o lucro, ou seja, sem fins econômicos.” Analise a s opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima: 
C terceiro setor
Questão 10
Os convênios são instrumentos jurídicos destinados à execução, em regime de mútua cooperação, de serviços de interesse recíproco entre o Poder Público e o setor privado. A doutrina oferece dois pontos fundamentais no conceito de convênio. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estes dois pontos fundamentais: 
B Regime de mútua cooperação e o interesse recíproco.
Questão 11
São consideradas como atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico industrial aquelas realizadas no país, compreendendo: pesquisa básica dirigida, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e serviço de apoio técnico.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“Aqueles trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos preexistentes quanto à compreensão de novos fenômenos, com vistas ao desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores”.
	A	Pesquisa básica dirigida
Questão 12 
A administração pública deve pautar suas condutas conforme os princípios constitucionais previstos no art., caput da Constituição Federal. Nesse art. Constitucional está previsto o princípio da impessoalidade. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito do princípio da impessoalidade: 
C Nada mais é que o clássico princípio da moralidade, afirmando que a administração e seus agentes têm de atuar na conformidade de princípios éticos. 
Questão 13
 A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”. Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social pelo menos uma das finalidades previstasno art. 3º da Lei nº 9.790/1999. Uma destas finalidades é a promoção da assistência social. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de assistência social: 
B Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
Questão 14 
Princípio é uma forma de integração das normas jurídicas, conforme o art. 4º do Decreto – Lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942 (Lei de introdução ao Código Civil), no qual, no caso de sua omissão, o juiz poderá utilizar os princípios para julgar uma lide. 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são os princípios jurídicos: 
A São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de to da e qualquer norma, inclusive e especialmente a Constituição, bem como os valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
Questão 15 
O procedimento de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) está regulado pela Resolução 31 de 24 de fevereiro de 1999, daquele órgão, determinado ser viável o registro de entidades sem fins lucrativos que promovam determinadas atividades. Sobre estas atividades, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta: ( ) Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice. 
( ) Amparo às crianças e aos adolescentes carentes. 
( ) Ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadores de deficiência. 
( ) Integração ao mercado de trabalho. 
( ) Assistência educacional ou de saúde. 
( ) Desenvolvimento da cultura. 
( ) Atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da assistência Social e defesa e garantia de seus direitos. C V – V – V – V – V – V - V 
Questão 16 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir: 
Quanto ao termo de _________, ele também é tratado uma forma de transferência voluntária, nos moldes do art. 25 da lei de Responsabilidade Fiscal, conforme o entendimento do Tribunal de Contas da União (Brasil, 2003b, p. 7-8). Tendo em vista essa natureza, muito do regime aplicável aos convênios, no que couber, será aplicável aos termos de _________. 
A parceria – parceria 
Questão 17 
Fazendo um apanhado histórico da economia global, é possível perceber basicamente três períodos: um período que teve início nos primórdios comerciais, indo até a concepção de Adam Smith, John Locke e Stuart Mill, quando a humanidade ingressou no segundo período econômico denominado liberalismo e outro terceiro que assiste-se na atualidade, o neoliberalismo. Sobre as diferenças principais entre o liberalismo e o neoliberalismo, relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
1 – Liberalismo 
2 – Neoliberalismo 
( ) Na agricultura, promovia um desmantelamento das unidades agrícolas autossuficientes. 
( ) Converteu os camponeses em proletários. 
( ) Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo.
( ) Estimulou o crescimento das cidades e dos complexos urbano-industriais. 
A 1 – 1 – 2 – 1 
Questão 17
Segundo Freitag (2014): As entidades que compõe o Terceiro Setor são aquelas que atuam de forma voluntária, junto à sociedade civil com objetivos diversos, mas em torno de um ideal maior que é o bem estar social, desenvolvem suas atividades geralmente onde o Estado não consegue atuar de maneira efetiva, e para tanto consomem recursos na execução desses serviços. De acordo com a legislação especificamente a Lei 10406/2002, que refere-se às fundações é correto afirmar que:
	A	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
Questão 18
Segundo Freitag, (2014). As entidades sem finalidade de lucro, como o próprio termo nos remete “sem finalidade de lucro” não tem como objetivo principal terem uma remuneração sobre as vendas ou serviços prestados, sendo o bem estar social o seu principal objetivo. Analise as proposições abaixo e marque a correta. “ O órgão de deliberação máxima é a Assembleia Geral para as Associações.” São competências privativas da Assembleia Geral:
	B	Eleger os administradores, destituir os administradores, aprovar as contas, aprovar e alterar o estatuto.
Questão 19
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil. Segundo Freitag (2014), em sua obra descreve os princípios contábeis aplicados ao Terceiro Setor. “...trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Estamos falando do Princípio da:
	B	Oportunidade;
Questão 20
Segundo Freitag (2014) “Para o desempenho das atividades propostas em sua criação, as Entidades que compõe o Terceiro Setor, têm como fontes de recursos, as doações, subvenções, e receitas de várias procedências, como as financeiras, de capital, e até mesmo provenientes de venda de produtos e serviços.” 
Analise as proposições abaixo e marque a correta. 
No tocante as CONTRIBUIÇÕES, é correto afirmar que: 
I – As contribuições são entregas de recursos com periodicidade definida, em quantia pré-determinada ou não, por pessoas, empresas, demais entidades sem fins lucrativos, ou membros associados, se diferencia das doações pela obrigação do contribuinte para com a entidade. 
II – São três as formas de contribuições: Sem restrição; Com cláusulas restritivas temporárias e Com cláusulas restritivas permanentes. 
III - Com cláusulas restritivas permanentes - É uma restrição imposta pelo doador, que permite à organização gastar ou consumir os ativos doados como especificado. 
IV - Com cláusulas restritivas temporárias - É uma restrição imposta pelo doador, que permite à organização gastar ou consumir os ativos doados como especificado.
	D	Há três proposições corretas entre elas a IV
Questão 21
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil. 
Segundo Freitag (2014): Os princípios contábeis editados pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC 1282/2010 são:
	B	Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência;
Questão 22
Na condição de uma entidade receber a título de subvenção financeira R$ 10.000,00 e considerando que este recurso deverá ser depositado em conta bancária exclusiva para o objeto da subvenção. 
Assinale a alternativa que apresenta o lançamento contábil correto para essa movimentação.
	C	D Banco conta subvenção 10.000,00 e C Receita Diferida 10.000,00
Questão 23
Segundo Freitag (2014) “Para o desempenho das atividades propostas em sua criação, as Entidades que compõe o Terceiro Setor, têm como fontes de recursos, as doações, subvenções, e receitas de várias procedências, como as financeiras, de capital, e até mesmo provenientes de venda de produtos e serviços.” 
Analise as proposições em seguida marque a correta.
“Pimentel, Mota Filho, Alencar, in Ernest Young; FIPECAFI (2010), afirmam que o propósito de uma subvenção consiste em estimular um setor econômico ou entidade a desenvolverações que dificilmente seria desenvolvida sem esse recurso.
Os autores explicam que as subvenções governamentais devem”:
	D	Ser reconhecidas no resultado do exercício em que seus custos vinculados serão lançados.
Questão 24 
Segundo Freitag (2014) “As contas contábeis que compõem o conjunto de bens, direitos e obrigações são organizadas por grau de liquidez, no ativo, e grau de exigibilidade no passivo. As contas que formam o resultado das entidades, são dispostas pelas origens, receitas, deduzidos em ordem vertical, seus custos e despesas até se chegar ao resultado. ” 
“____________é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia. Não são instrumentos imutáveis, e sua utilização permite a customização a fim de atender necessidades por informações específicas ” 
Dos instrumentos abaixo, qual deles preenche corretamente a lacuna, de acordo com o estudado? 
D Plano de Contas

Outros materiais