Buscar

ED 201601

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

De que maneira ocorre a ativação da glicogênio fosforilase?
A degradação do glicogênio é uma fosforólise e é catalisada pela enzima glicogênio fosforilase na extremidade não-redutora, adicionando um fosfato inorgânico à glicose, formando glicose 1-fosfato.
Quais as situações fisiológicas que favorecem a glicogenólise?
Quando os níveis de glicose estão abaixo do normal e em atividade com esforço físico
Qual o saldo da glicólise quando levamos em consideração que a glicose é proveniente da glicogenólise?
2 ATP’s + 2 piruvatos + 2 NADH
O que diferencia o objetivo da glicogenólise hepática da muscular?
No músculo a ativação da glicogênio fosforilase b é feita pela adrenalina, que a converte em glicogênio fosforilase a, sua forma mais ativa. Já no fígado isso é feito pela atuação do glucagon.
Somente o fígado possui a enzima Glicose 6-fosfatase, o que permite a liberação de glicose no sangue (manutenção da glicemia). O glicogênio do músculo é utilizado como combustível energético para o trabalho. 
O que favorece a glicogênese?
Ocorre geralmente após uma alimentação rica de carboidrato, pois ocorre o aumento sérico de glicose e então ocorre o estímulo para liberação de insulina pelo pâncreas.
Como age a glicogênio sintase?
A glicogênio sintase promove a formação de ligações glicosídicas adicionando unidades de glicose aos terminais não redutores do glicogênio. Essa enzima só catalisa a síntese de ligações α-1,4. A enzima ramificadora forma as ligações α1,6 transferindo as últimas 7 unidades de glicose de posição α-1,4 para a posição α1,6.
Qual o papel da glicogenina?
Quando não há glicogênio disponível para o início da síntese, a glicogenina entra em ação. Essa enzima tem duas atividades: (a) de transferase que promove a transferência de uma molécula de UDP-glicose para um grupo –OH da cadeia lateral de seu resíduo de tirosina e (b) de extensora, adicionando mais 7 moléculas de glicose a partir da UDP-glicose.
Em outras palavras; ela funciona como um molde, ao qual o primeiro resíduo de glicose é ligado.
Como ocorre o controle recíproco da glicogenólise e glicogênese?
Se a síntese e degradação não fossem reguladas haveria um gasto inútil de Energia (idem glicólise e neogligogênese) A Glicogênio Fosforilase e a Glicogênio Sintase são reguladas de forma recíproca por MODULADORES ALOSTÉRICOS e por FOSFORILAÇÃO (hormonal).
Por que dizemos que o ciclo de Krebs ocupa uma posição central no metabolismo energético?
Quais os pontos de produção de energia e de controle do Ciclo de Krebs?
1º ponto(formação citrato) – os níveis do substrato é fator limitante – a acetil-CoA pode induzir a formação do oxaloacetato. Citrato sintase
3ºponto (formação de isocitrato) – a enzima é regulada alostericamente por ADP (níveis altos ativa a produção) e NADH (níveis altos inibe a produção) isocitrato desidrogenase
4º ponto( complexo alfa – cetoglutarato desidrogenase) – succinil-CoA inibe.glutarato desigrogenase
Como ocorre a digestão, absorção e transporte de triacilglicerol?
Não ocorre digestão de gordura no estômago, apenas desnaturação. A digestão é catalisada pela enzima lipase, solúvel em meio aquoso e ocorre no intestino delgado.
No duodeno começa a emulsificação da gordura. Esse processo, aumenta a superfície de contato da gota lipídica, para que as enzimas consigam agir. Um mecanismo utilizado na emulsificação, é o dos sais biliares (moléculas anfipáticas) que agem na solubilização das gotas lipídicas. Esse sais biliares são derivados de colesterol, sintetizados pelo fígado e secretados pela vesícula biliar para serem armazenados. Quando ingerimos gordura, os sais biliares são secretados no intestino delgado para digerir e absorver lipídios. A enzima lipase catalisa a hidrólise lipídica para liberar ácido graxo livre e glicerol. Esses dois serão absorvidos pelas células do intestino e voltam a formar Triacilglierol, que vão se unir para formar os quilomicrons que serão transportados para os vasos sanquineos.
Os lipídeos são apolares e para serem transportados necessitam de proteínas associadas. Essas proteínas podem ser apolipoproteínas ou apoproteínas, são miscíveis no plasma e transportam os lipídios. As principais: quilomicrons, LDL, HDL, VLDL.
Como ocorre a ativação dos ácidos graxos?
A ativação dos ácidos graxos ocorre no citosol, dando origem ao acil-CoA graxo (ácido graxo ativado). Essa ativação envolve duas reações: a) ácido graxo origina o acil adenilato; b) acil adenilato origina o acil-CoA graxo. A enzima chae desse processo é a Acil-CoA sintetase. 2- O transporte do acil-CoA para o interior da mitocôndria depende da ligação deste com um derivado do aminoácido lisina chamado carnitina, originando o acil-carnitina. Essa reação é catalisada pela enzima carnitina acil-transferase I. Este pode atravessar a membrana mitocondrial utilizando uma proteína carreadora.
Compare a oxidação de ácidos graxos saturados com a oxidação de ácidos graxos poli-insaturados.
Na oxidação de ácidos graxos poli-insaturados tem-se a presença das duplas ligações que vão necessitar além das enzimas que catalisam as 4 reações da oxidação de ácidos graxos (que são oxidação, hidratação, oxidação e tiólise), ela vai precisar de hidratase e redutase para respectivamente, reposicionar a dupla ligação e eliminar uma dupla ligação

Continue navegando