Buscar

AULA 2 União, Estados e Municípios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Paulo Henrique de Oliveira
FEDERAÇÃO BRASILEIRA – UNIÃO, ESTADOS e MUNICÍPIOS
UNIÃOFEDERAL
Definição
“AUniãoé a entidade federal formada pela reunião das partes componentes, constituindo pessoa jurídica de Direito Público interno, autônoma em relação às unidades federadas (ela é unidade federativa, mas não é unidade federada) e a que cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.Estado Federal,com o nome deRepública Federativa do Brasil,é o todo, ou seja, o complexo constituído da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, dotado de personalidade Jurídica de Direito Público Internacional.”(José Afonso da Silva)
Distinção
União
Unidade federativa autônoma (ente), Representa a República, Pessoa jurídica de Direito Público interno
República
Reunião da União, Estados, DF e Municípios, é soberana internacionalmente,Pessoa jurídica de Direito Público internacional
Bens da União
CRFB art. 20: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;II - as terras devolutasindispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva; VI - o mar territorial; VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidráulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
Incorporação ou fusão 
PR
SP 
Estado da “Garoa”
PR 
Formação - Resultados
Estado originário
Estado novo
Território Federal
OU
ESTADOS - MEMBROS
Formação dos Estados
CRFB art. 18 § 3º - Os Estados podemincorporar-se entre si,subdividir-seoudesmembrar-se para se anexarem a outros,ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, medianteaprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, edo Congresso Nacional, por lei complementar.
2
Subdivisão 
Desmembramento
Desmembramento anexação 
SP 
PR
SP 
PR
A
B
C
D
SP 
PR
Desmembramento Formação 
EN
Procedimento (Fases) de criação dos Estados
Plebiscito (população diretamente interessada )
Opinião da(s) Assembléia(s) Legislativa
Decisão do Congresso Nacional por lei complementar (MA)
CF Art. 48 VI - Cabe ao Congresso Nacional[...] dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembléias Legislativas;
Se negativa vinculante
Decisão da(s) Assembleia(s): natureza não vinculante 
Tentativa de desmembramento - Estado do Pará
Em 5 de maio o Plenário da Câmara Federal aprovou o a convocação do plebiscito conforme o decreto legislativo que autoriza o plebiscito, este deverá ser realizado no prazo de seis meses. A população votou pelo não desmembramento. 
STF : população diretamente interessada é a população de todo o Estado. 
MUNICÍPIOS
Formação dos Municípios 
CRFB art. 18 § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996) 
Lei complementar (período de criação)
Lei ordinária federal prevendo os requisitos da apresentação e publicação dos Estudos de viabilidade municipal
Consulta prévia mediante plebiscito
Lei estadual criando o município
Lei orgânica municipal
Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:
Requisitos
Estudos de viabilidade Municipal
l
5
Questão atual
Necessidade de LC (EC. 15/1996)
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, 
STF, em várias ADIs declarou inconstitucional mas não nulificou (efeito futuro)
CN, EC 57/2008 
Após 2006 inconstitucional?
STF, em ADI por omissão fixou prazo de 18 meses para regulamentação 
ADCT - Art. 96. Ficam convalidados os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 57, de 2008).
Inexiste LC - qual situação dos Municípios criados após 1996? 
Texto anterior: § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais