Buscar

FLORBELA ESPANCA E MARIANA ALCOFORADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA: A literatura do séc. XIX e suas transformações sociais.
Introdução:
Romantismo- era em que se caracteriza pela melancolia. Figura feminina como ser frágil e romântico, que ficava em casa desguiada a cuidar da casa e de seus filhos e marido.
Segunda metade do século XIX, realismo escola que mais se aproxima da realidade.
Com o surgimento do realismo, a sociedade então entrou em fase de readaptação, a ciência, por exemplo, evoluiu, o descobrimento do remédio, a medicina começou a avançar, surge o automóvel, o jeans também surge neste período, para suprir as necessidades de trabalhadores de minas, pois durava mais e era mais resistente. 
Realismo no Brasil- começa se uma identidade de literatura nesse período do século XIX, com o surgimento das indústrias, começa uma corrida pelo poder, relações de poder começam a se desdobrar na sociedade, começam a surgir os interesses sociais, a sociedade então começa a ser movida por relações de poder. Um exemplo disso e o conto de machado de Assis a teoria do medalhão. Em que o pai subordina o filho fazendo o realizar os sonhos frustrados no filho.
Justificativa:
O trabalho tem como objetivo mostrar as características do século XIX, e suas transformações sociais, todas as mudanças que ocorreu nesse período. 
Metodologia:
Revisão bibliográfica.
Machado de Assis usa em suas temáticas sempre uma relação de poder, pois escreve a burguesia com riqueza de detalhes. Um exemplo disso é a obra QUINCAS BORBA, em que o casal palha se junta para tentar passar a perna em Rubião um novo rico herdeiro de Quincas Borba. Nisso vemos que o marido de Sofia Palha não se importou em ser traído, pois o dinheiro e a relação de poder falou mais alto. Não importa o que eu faço, mais eu quero o poder. Outro exemplo disso e DOM CASMURRO, Capitu casa- se com Bentinho, com seus interesses aflorados, não cabe jugar se ele foi traído ou não, pois no livro não fica nenhum índice disso.

Outros materiais