Buscar

PORTFÓLIO BII - NOTÍCIA [Educação Permanente e Oral e Escrita] (MODELO)

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ESCOLA UTILIZA APLICATIVO QUE OFERECE TRADUÇÃO DIGITAL PARA ACESSIBILIDADE EM "LIBRAS", A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Por Douglas 
Polo – ?
Data (?)
ATENÇÃO: EU JÁ POSTEI, NÃO COPIE POIS O SEU SERÁ DESCLASSIFICADO, USE COMO MODELO.
Fonte: Página do O Nacional.[2: Disponível em: http://www.onacional.com.br/estado/66659/tce-rs+disponibiliza+ferramenta+de+acessibilidade+hand+talk]
Ferramenta Hand Talk possibilita aos alunos da Escola Municipal Carlos Gomes a tradução digital para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Escola Municipal Carlos Gomes - Ensino Infantil e Fundamental, na cidade de Lupionópolis, Paraná, conta com o Hand Talk, um novo aplicativo digital para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Com a implementação deste recurso, a escola se torna a primeira no município a introduzir esta solução de acessibilidade. Quando o aluno acessa o aplicativo e digita ou fala a palavra/frase desejada, automaticamente o personagem virtual Hugo, intérprete de Libras, traduz o conteúdo desejado para a língua de sinais. Entre as vantagens do uso do aplicativo, está a inclusão e cumprimento da Lei nº 10.436 e do Decreto nº 186, que determinam que "escolas públicas e privadas, do ensino básico e superior, deverão garantir às pessoas surdas acessibilidade à comunicação, nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis".
ATENÇÃO: EU JÁ POSTEI, NÃO COPIE POIS O SEU SERÁ DESCLASSIFICADO, USE COMO MODELO.
No aplicativo, podemos contar com a ajuda do intérprete Hugo, e outros de todo o Brasil para levar acessibilidade em libras para quase todos os lugares. Sendo possível a implementação em várias escolas em nosso pais, até mesmo às mais afastadas do centro.
Em 2013, o Hand Talk, que pode ser instalado em celulares, tablets e outros eletrônicos portáteis, foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) o melhor aplicativo social do mundo.
Para utilizá-lo, basta pesquisar o nome da ferramenta em sites de busca, como até mesmo o google.com.br, ou procurar em aplicativos de gerenciamento de downloads de aplicativos, como Play Store, Samsumg Apps e outros, feito isso, é só realizar o download e abrir o App. No momento do primeiro acesso, nosso carinhoso intérprete Hugo, já nos recebe com uma frase de boas vindas, explicando como utilizar o aplicativo, tanto escrita como falada em língua em sinais. E tudo de forma gratuita.
ATENÇÃO: EU JÁ POSTEI, NÃO COPIE POIS O SEU SERÁ DESCLASSIFICADO, USE COMO MODELO.
Pensando no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, a Escola Carlos Gomes, decidiu utilizar o aplicativo nas salas de aulas e departamentos da escola. Os professores incrementam suas aulas com o uso dessa ferramenta, estimulando e facilitando o entendimento, o aprendizado e a comunicação entre os alunos.
Em especial na matéria de Informática, o professor Felipe Alcântara de Araújo, tem tido uma notável melhora na interação entre os alunos, possibilitando que mesmo os alunos com dificuldade auditiva tenha acesso a tecnologia, por meio de suas aulas, e também possam compartilhar com os colegas e com o professor o que aprenderam de forma mais fácil e interativa. O professor vem se destacando por utilizar a tecnologia a favor da educação, visto que sua matéria possibilita a flexibilidade na utilização de aplicativos e eletrônicos nas aulas.
Depois de alguns meses utilizando esse aplicativo inovador e todo tecnológico, foi percebido uma melhora significativa na aprendizagem e comunicação entre os alunos e professores. Os pais também sentiram a mudança, trazendo vários relatos positivos sobre o seus filhos.
Por isso é importante o uso de ferramentas que tragam acessibilidade de uma forma interativa e fácil. Para saber mais sobre os resultados positivos obtidas na Escola Municipal Carlos Gomes, acesse a página do Facebook da escola. Para saber mais sobre o Hand Talk, acesse o site oficial, www.handtalk.me.
ATENÇÃO: EU JÁ POSTEI, NÃO COPIE POIS O SEU SERÁ DESCLASSIFICADO, USE COMO MODELO.

Continue navegando

Outros materiais