Buscar

apol Fundamentos Psicológicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Com efeito, política e pedagogia estão em relação dialética na medida em que não se pode separar nem a imagem do homem daquela da sociedade, nem a imagem da sociedade da imagem do homem. Não se pode elaborar nem uma concepção do homem que faça abstração da sociedade, nem uma concepção da sociedade que faça a abstração do homem. Isso não quer dizer que o homem e a sociedade são complementares; são consubstanciais. O homem é inteiramente social e a sociedade é inteiramente humana. [...]
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 309)
No que diz respeito à relação do homem homem com a sociedade e a pedagogia, leia as assertivas a seguir assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas.
I – ( ) A passagem do senso comum para um conjunto sistematizados de conhecimento, no campo educacional está relacionada à reflexão filosófica.
II – ( ) A relação entre pedagogia e filosofia é evidente, porém, mesmo que a psicologia esteja também relacionada, existe aí uma clara distinção entre as áreas do saber.
III – ( ) A filosofia, em sua relação com a pedagogia, auxilia na reflexão sobre a concepção de homem que se quer formar, orientando assim a ação pedagógica.
Agora assinale a sequência correta:
	A	V – V – F.
	B	F – F – V.
	XC	V – F – V.
	D	V – F – F.
	E	F – V – F.
Questão 2/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto “mim” do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987). [...]
FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998. (p. 269)
Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa caracteriza-se como...
	A	Behaviorista.
	XB	Não diretivo.
	C	Esquizo-análise.
	D	Sócio-histórico.
	E	Cognitivista.
Questão 3/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Wallon no propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 71)
De acordo com o conteúdo das aulas e livro base da disciplina, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
	A	Biológicos.
	B	Genéticos.
	C	Educacionais.
	XD	Sociais.
	E	Intelectuais.
Questão 4/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. [...]
MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000. (p. 30)
De acordo os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
	XA	Mapa conceitual.
	B	Construtivismo.
	C	Aprendizado significativo.
	D	Substantivismo.
	E	Reconciliação integrativa.
Questão 5/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a auto-atualização [...]
BOAINAIN JR., Elias. Tornar-se transpessoal. São Paulo: Summus, 1999. (p. 93-94)
Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
	A	
É o significado que o ser humano dá aos signos e as ideias que expressas por estas proposições.
	B	É a relação entre os contextos sociocultural, biológico na constituição afetiva do indivíduo.
	XC	
É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
	D	É caracterizado como o encontro das condições genéticas e as condições de existência cotidiana.
	E	É a relação entre estimulos recebidos e respostas dadas por um indivíduo em busca de autoconhecimento.
Questão 6/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Para Vygotsky, aprendizado não é desenvolvimento, mas pode resultar em desenvolvimento, se adequadamente organizado. Desse ponto de vista, a escola tem, então, um importante papel a desempenhar, auxiliando, mediante o trabalho pedagógico, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores e na formação da consciência subjetiva da criança.
CONSTANTINO: Elizabeth Piemonte. Trabalho educativo na creche e na pré-escola: diagnóstico e possibilidade de intervenção. In.: CONSTANTINO: Elizabeth Piemonte (org.). Um olhar da psicologia sobre a educação: diagnóstico e intervenção na infância e na adolescência. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. (p. 22)
De acordo com o conteúdo das aulas e livro basee da disciplina, Vigotski apresenta três níveis de desenvolvimento, sendo que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é considerada muito importante no contexto da sala de aula. Pensando nessa direção, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – ( ) Quando um adulto atua efetivamente sobre a ZDP, a criança tem a oportunidade de aprender também de maneira efetiva.
II – ( ) Ao professor é importante conhecer o Nível de Desenvolvimento Real (NDR) da criança para atuar sobre a ZDP.
III – ( ) Quando a criança ainda precisa de auxílio para desenvolver tarefas não é possível ao professor atual sobre a ZDP.
Agora marque a sequência correta:
	XA	V – V – F.
	B	V – F – V.
	C	F – F – V.
	D	V – F – F.
	E	F – V – F.
Questão 7/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Além de premissas teóricas, principalmente aquela das origens sociais das funções psicológicas superiores, havia também razões práticas para o interesse de Vygotsky e outros estudiosos soviéticos dos anos 20 no estudo das formas divergentes de desenvolvimento: a revolução e a guerra civil deixaram milhares de crianças de todas as idades vagando pelas ruas das cidades e povoados russos. Elas haviam sofrido abandono e
privações de toda ordem por um período de quatro ou cinco anos, o que comprometeu seriamente seu desenvolvimento. Para o estudo desses casos, foi criado o Serviço de Defectologia.
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. Campinas: Papirus, 2008. (p. 36)
Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – (F ) O termo “defectologia” significa a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações.
II – ( V) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência.
III – ( F) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular.
Agora marque a sequência correta: 
	A	V – F – V.
	B	F – F – V.
	C	V – F – F.
	D	F – V – F.
	XE	F – V – V.
Questão 8/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido.
SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. (p. 99)
Conforme os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
	A	Interacionista.
	B	Behaviorista.
	XC	Cognitivista.
	D	Marxista.
	E	Minimalista.
Questão 9/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
Os seres vivos adaptam-se ao meio e para isso devem possuir uma organização. O funcionamento intelectual é caso especial do funcionamento biológico e, por isso, raciocinou Piaget, deve haver uma adaptação e uma organização adequadas a esse fim. Na adaptação distingue duas divisões, que entretanto se relacionam intimamente entre si: assimilação e acomodação[...]. Essas duas propriedades exercem-se naturalmente quando o organismo procura adaptar-se. Todo ato inteligente pressupõe alguma organização intelectual, cujo funcionamento é caracterizado por assimilação e acomodação. 
LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 5 ed. São Paulo, Summus, 1980. (p. 280)
Na teoria de Piaget destacam-se alguns conceitos, entre eles os de assimilação e acomodação. Pensando nessa direção, relacione corretamente os conceitos aos seus significados:
Assimilação
Acomodação
( 1) Refere-se à uma modificação do meio, algo que possa ser incorporado pelo sujeito.
( 2) Refere-se à modificações de um esquema já existente, em função das particularidades do meio.
( 2) Refere-se a uma modificação no próprio sujeito, de modo que este se adapte ao ambiente.
( 1) Refere-se ao processo pelo qual o sujeito capta o ambiente ao seu redor e o organiza.
Agora marque a sequência correta:
	A	 1 – 2 – 1 – 2.
	B	2 – 1 – 1 – 2.
	C	1 – 1 – 2 – 2.
	D	2 – 1 – 1 – 2.
	XE	1 – 2 – 2 – 1.
Questão 10/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Em relação ao desenvolvimento intelectual humano, a teoria histórico-cultural, defendida por Vygotsky defende que a consciência possui uma estrutura semiótica e o método mais adequado para investigá-Ia é analisar e compreender como se formam os signos. Para ele, em consonância com os pressupostos construtivistas, o sujeito não se constitui de dentro para fora e nem é um reflexo passivo do meio que o circunda, mas produto do contexto sociocultural, assim como a consciência não é originária dos signos, mas resultado dos próprios signos. Em outras palavras, para este estudioso, os processos da constituição intelectual do indivíduo (sua consciência e funções superiores), têm gênese social” decorrente de suas relações com os objetos e com outros indivíduos. [...]
BARILLI, Elomar Christina Vieira Castilho. Avaliação: acima de tudo uma questão de opção. In.: SILVA, Marcos; SANTOS, Edméa (orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 158) 
Vigotski, em sua teoria, fala de três níveis/estágios de desenvolvimento. Pensando nessa direção, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Nível de desenvolvimento real
Zona de desenvolvimento proximal
Nível de desenvolvimento potencial
( 2) Diz respeito ao estágio intermediário entre atividades que a criança ainda não desenvolve sozinha, mas que conseguirá em breve.
(1 ) Diz respeito à atividades que a criança consegue desenvolver por si mesma, não necessitando da intermediação de terceiros.
( 3) Diz respeito à atividades que a criança consegue desenvolver quando a ação for intermediada por um adulto, por exemplo. 
Agora marque a sequência correta:
	xA	2 – 1 – 3.
	B	2 – 3 – 1.
	C	1 – 3 – 2.
	D	3 – 2 – 1.
	E	3 – 1 – 2.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando