Buscar

A construção do saber - Método Científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTAUDAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Metodologia do trabalho científico
Docente: Wellington Vieira Mendes
Discente: Edson Rodrigo Santiago da Silva
1 – Exemplo dos saberes 
Saber indutivo; é um processo que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, tira uma conclusão genérica. Ex.: Todos os cães que foram observados tinham um coração Logo, todos os cães têm um coração. Existe uma tentativa de explicação onde generaliza os conceitos obtidos com base nos dados observados.
Saber da tradição ou autoridade; normalmente as teorias são baseadas em lendas criando assim um saber místico, alguns exemplos são a lenda do Lobisomem e o mito do número 13. Na lenda do Lobisomem, ela retrata um monstro violento com formas humanas e de lobo, que se alimenta de sangue. Acredita-se que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem. E o mito de que o número 13 dá azar. Isto é uma transmissão de saberes que vai sendo repassado geração a geração. 
Saber construído pela razão no modo especulativo; um ótimo exemplo é o principio da causalidade, que é a relação entre um evento A (a causa) e um segundo evento B (o efeito), provido que o segundo evento seja uma consequência do primeiro, onde tende a fazer com que aquele que deu causa arque com seus prejuízos. Neste exemplo fica claro como o modo dedutivo é colocado em ação na maneira em que os fatos são aplicados. 
Saber construído pela razão no modo da ciência experimental; é coletar dados sobre o universo. Os métodos utilizados variam entre pesquisadores, existem pesquisas cientificas para varias formas experimentais. Tal como, uma simples observação, ou uma pesquisa avançada, como por exemplo, os estudos de partículas, prótons, elétrons, nêutrons, etc. A ciência experimental é uma forma bem pragmática, assim buscando resultados práticos e objetivos.
2 - Os saberes provenientes da especulação são referentes à análise de pensamentos sobre o objeto e suas ideias, já o método científico provém do saber filosófico do pensamento com parte prática das ideias. É a unificação do pensar e o agir, colocando em prática suas pesquisas utilizando os seus variáveis métodos. 
3 - Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão. Ex.: Todos os homens são mortais, Pedro é homem. Logo, Pedro é mortal. Quando se diz ‘Logo, Pedro é mortal’ temos uma dedução.
Na indução é diferente, a lógica se parte na busca de uma lei geral, com explicações de fenômenos na observação dos fatos. Ex.: O ferro conduz eletricidade, o ferro é metal. O ouro conduz eletricidade, o ouro é metal. O cobre conduz eletricidade, o cobre é metal. Logo, os metais conduzem eletricidade. Vejamos que ao usar o ‘Logo, os metais conduzem eletricidade’. Houve uma lógica aos princípios das premissas.
O Raciocínio hipotético-dedutivo é diferente de todos os exemplos anteriores. Ele não está ligado às premissas que estão pré-estabelecidas. Caso as hipóteses sejam verdadeiras as ideias também serão. Por isso as hipóteses devem ser submetidas a testes. Ex.: “Amanhã choverá”. Teoricamente não é falso, porque em algum lugar no mundo choverá. Bastará esperar naquele lugar, hora e minuto, e constatar a verdade ou falsidade do ato.
4 - Os três são os sujeitos em relação à motivação. Já as ideias de estudos são os objetos a serem pesquisados.
5 - A meu ver isso tende a ser flexível, um exemplo é um pesquisador de campo, que estuda uma tribo indígena. Ao manter o contato com os mesmo ele será influenciado, ou poderá intervir em algo que por sua vez venha acarretar algum problema em suas pesquisas. Assim, o pesquisador não terá o controle sobre si e o seu estudo. Porém, o sujeito conhecedor não deve perder o foco da pesquisa.

Outros materiais