Buscar

toc resumo

Prévia do material em texto

Obrigações Resumo
- direito de credito: exigir de outrem o cumprimento da divida
-OB propter rem: é aquela obrigação que esta vinculada a posse do bem. Ou seja, a partir do momento em que você se torna dono, adquire ttal obrigação. 
 se responde pela obrigação a partir do momento da posse do bem (entrega das chaves)
 Fornecimento de serviços essenciais é uma obrigação pessoal (não acompanha a coisa). Por isso o debito de luz não pago, não pode ser cortada a luz do atual morador
dano ambiental é propter rem
- o CC dá um praz de 4 anos para a celebraão do contrato. Se ele é estipulado para 10, os primeiro 4 são validos. A perpetuidade existe somente na propriedade. Se uma ob se perpetua infinitamente é escravidão. 
- conceito de obrigação: relação jurídica que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de determinada prestação
-elementos subjetivo (devedor e credor), objetivo (prestação), elemento abstrato(vinculo formado entre credor e devedor)
-teoria monista (vinculo somente de divida para o credor) x teoria dualista (duplo vinculo: debito e responsabilidade civil)
-ob de dar certa: entrega de um objeto pre estabelecido(o acessório segue a sorte do principal)
- ob de dar coisa incerta: é necessário a concentração (=escolha), ou quando for omisso cabe ao devedor . principio de qualidade media (somente esta deferido gênero e quantidade)
-ob de fazer: cumprir determinada atividade (fungível e infungível)
- ob de não fazer: não realizar uma determinada ação estipulada em contrato
-ob genérica: se estabelece o gênero e a quantidade, fica para um momento posterior a especificação (momento que a coisa deixa de ser incerta). (não cabe perecimento)
-ob conjunta: não divisível
-ob de trato sucessivo: inadimplemente não tem efeito nas já pagas
- ob alternativa: pluralidade das prestações mas o devedor se libera pagando so uma 
- ob facultativa: devedor tem a faculdade de substituir a prestação devida, por outra. Mas o credor não tem o direito de cobrar a alternativa
-ob portável: devedor vai ate o domicilio do credor
- ob cumulativa ou conjuntiva: inadimplemento de uma compete o descumprimento total da ob. Devedor se compromete a realizar diversas prestações, e a ob so vai se extinta com o cumprimento de todas elas 
OB solidaria: o credor pode entrar em ação contra qualquer um dos devedores. Porem, se um deles pagou tudo sozinho, tem direito de regresso e ter ressarcimento
-tradição: ato da entrega da coisa movel
- transcrição: entrega do imóvel (SEMPRE COISA CERTA)
Requisitos para a validade da ob: relação obrigacional (existenticia de divida), cumprimento da prestação, animo de pagar, sujeitos (ativo e passivo)
Fiador: responsável subsidiário
Avalista: solidário
Sub-rogação
- juridicamente interessado: fiador, se sub-roga 
- não interessado: se pagou em nome do devedor não tem direito a reembolso, se pagou em nome próprio pode cobrar (embora não ocorra a sub-rogação) feita por um simples recibo.
Sujeito passivo do pagamento (credor), ativo (devedor)
- pode ter um representante legal (tutor), jurídico (inventariante), convencional (mandatário)
Credor putativo: aparente, falso credor boa fé e quem paga mal paga duas vezes
Novação: somente estipulado negocialmente
-expromissão: independente da vontade do devedor, e delegação: devedor antigo participa
É autorizado realizar o pagamento ao portador da quitação
Evicção: a coisa que foi paga em dação de pagamento não lhe pertence ou é ilícito
Remissão da divida: caráter privado, sem prejudicar o bem publico, cabe ao credor mas é bilateral. RemiÇão significa resgate
Renuncia: unilateral, direito pessoal também
Remissão tácita: conduta do credor for incompatível c a conservação do direito (ex: ele rasga a nota promissória) 
Remissão expressa: escrito
Remissão presumida: previsão legal (ex: entrega voluntaria do objeto empenhado)
Remissão na solidariedade ativa: o devedor se exonera somente da divida que o credor perdoou
Insolvência: patrimônio liquido negativo
Falência: insolvência patrimonial de uma empresa
Divida hipotecaria: por instrumento jurídico, navios embarcações
Ob pignoratícia: móveis, o devedor perde o direito de usar pois ela fica com o credor, quando é dada em penhor é empenhada. Penhora é o objeto móvel que foi utilizado na divida
Garantias fidejussória/pessoais: vinculo a um patrimônio de terceiro, fiadora responsável garantidor (devedor interessado juridicamente), renuncia do beneficio a ordem (= quando o fiador tem a possibilidade de exigir que os bens do devedor sejam alienados primeiro que os seus, para pagar a divida)
Solidariedade ativa: o primeiro que propor uma ação para o recebimento da divida é o primeiro recebidor, quando um devedor é insolvente sua dividia se divide igualmente em partes para os outros devedores. O devedor que paga metade da divida não concorre com o credor, ou seja não pode exigir que lhe paguem as outras quotas partes, até cessada a satisfação do credor. 
Cedente: pessoa que cede, Cessionario: a que recebe, Cedido: devedor
A cessão pode também ser “pro soluto” ou “pro solvendo”; na pro soluto o cedente responde pela existência e legalidade do crédito, mas não responde pela solvência do devedor (ex: A cede um crédito a B e precisa garantir que esta dívida existe, não é ilícita, mas não garante que o devedor/cedido C vai pagar a dívida, trata-se de um risco que B assume). Na cessão pro solvendo o cedente responde também pela solvência do devedor, então se C não pagar a dívida (ex: o cheque não tinha fundos), o cessionário poderá executar o cedente. Mas primeiro deve o cessionário cobrar do cedido para depois cobrar do cedente.
Quando a cessão é onerosa, o cedente sempre responde pro soluto. o cedente só responde pro solvendo se estiver expresso no contrato de cessão (296). 
Assunção: silencio na troca de devedor implica a recusa
necessário observar que apesar do contrato ter vedado que o credor ceda o seu crédito, o credor emitiu uma duplicata e o devedor aceitou essa duplicata. Então, o credor descontou a duplicata no banco. Verificamos que apesar do credor ter se obrigado a não ceder pelo contato celebrado, ele cedeu seu crédito por meio da duplicata e o devedor aceitou. É importante ressaltar que a proibição da cessão não está no instrumento da duplicata, mas no contrato. Ao aceitar a emissão da duplicata o devedor não estipulou nela que a cessão era proibida, então o credor poderia ter feito isso sim. Portanto, a Factoring Crédito Fácil poderá exigir de Almir o pagamento da dívida (parte final do art. 286 - "... a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação."). Se Almir se sentir prejudicado, ele poderá pleitear perdas e danos.
A novação deve ser circunstancial. E não com mudança de valores secundários como prazo, garantia
Garantia real: penhor e hipoteca
Garantia fidejussória: patrimônio de outra pessoa, fiador. 
Fonte das obs: dualista (vontade e lei). O código civil diz que é pela vontade, lei, ato iliticito ou ato idôneo 
Caução de ratificação: prova que pagou
Quitação da divida: prova que pagou (na ob de dar= devedor, na de não fazer do credor)
Expromissão= assunção de divida entre terceiro e credor
Delegação: assunção de divida entre terceiro e devedor com a aceitação do credor
A expromissão cumulativa é quando o terceiro fica responsável junto com o devedor primário pela divida
A expromissão delegatória é quando somente o terceiro fica responsável pela divida, exonerando o devedor primário (DEVEDOR SOLIDARIO)
Divida quesível: o credor que vai ate o devedor cobrar
Portavel: devedor vai ao domicilio do credor
Repetição do indébito: devolver o que não é devido, entregue ao falso credor. 
Beneficio de divisão: fiador apenas é responsavel pela sua quota parte, liberando o pagamento da sua divida
Beneficio a ordem:
Não existe novação se no ato do pagamento ao credor, for estipulado algumevento futuro

Continue navegando