Buscar

AD2 DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense 
Aluno: 
Matrícula: 
Polo:
Disciplina: Direito Administrativo
Atividade: Discorra sobre a Terceirização de Atividades na Administração Pública.
Ação e reação da terceirização
Terceirização é uma técnica moderna de gestão em que atividades acessórias são repassadas a outras empresas. Sua utilização em maior escala foi determinada, quando as empresas, na tentativa de reduzir custos e melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços prestados, passar a focar suas atenções nas atividades principais, desobrigando-se da execução direta das atividades secundárias. A terceirização tem sido utilizada com frequência pelo Estado. 
 Entre os aspectos referentes à terceirização de atividades na Administração Pública dois pontos merecem destaque especial. O primeiro são as vantagens e desvantagens desse processo no setor público; e por fim ameaças ao regime jurídico das relações do trabalho.
 Argumenta-se que a problemática relacionada à terceirização de determinadas atividades na Administração Pública permite que o ente estatal possa se dedicar com maior empenho às atividades que lhe são destinadas, além de servir como um instrumento capaz de solucionar, ainda que temporariamente, a falta de pessoal no serviço público, muitas vezes provocada pela demora na realização de concurso público para contratação de novos servidores. Dessa forma, a deficiência na prestação do serviço público poderia ser suprida através da contratação de empresa prestadora de serviços, sem que essa prática se configure como uma transferência de uma atividade afeita ao Poder Público para uma empresa privada, cujo objetivo maior é almejar eficiência e eficácia nos serviços.
Por outro lado, a prática descontrolada e intensiva da terceirização na Administração Pública poderia fazer com que o Estado se tornasse completamente dependente dos serviços executados pelas empresas prestadoras de serviços. Essa dependência seria inevitável, uma vez que o Estado abriria mão de realizar concurso público para contratação de pessoal, preferindo contratar empresas para substituir a mão-de-obra direta.
Outra preocupação constante é a contratação de trabalhadores terceirizados pelo serviço público, resulta, portanto, numa ameaça real aos regimes jurídicos adotados na Administração Pública brasileira, não só pela possibilidade de ocorrer algum tipo de infringência à legislação pertinente, mas, sobretudo, pelos riscos decorrentes desse processo.
Esse elevado número da terceirização no serviço público é decorrente, principalmente, das pressões a que o gestor público é submetido, para não infringir o rigor da Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e vir a sofrer as sanções cabíveis. Essa condição ocorre porque, as despesas com a terceirização não são contabilizadas como gastos com pessoal, o que auxilia o gestor público a manter o equilíbrio das contas públicas, além de representar um ganho em termos de redução de custos.
Embora a terceirização não resolva todos os problemas, ela é uma realidade na economia moderna. Ninguém consegue fazer tudo com suas próprias forças. A terceirização é uma necessidade que precisa ser disciplinada para o bem comum, e não combatida.
Bibliografia:
Disponível em: SANTOS, Rodrigo Coimbra. Relações Terceirizadas de Trabalho. 1ª ed., 3ª tr., Curitiba: Juruá Editora, 2008.
SILVA, Ricardo Margonari da et al. A Terceirização no Setor Público Brasileiro: Um estudo acerca da terceirização na Universidade Federal de Uberlândia e seus impactos na qualidade do ensino. 
Disponível em : www.histedbr.fe.unicamp.br/.../artigo_simposio_3_560_ricardo_margon Acesso em: 07 mai. 2017.
Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,terceirizacao-no-setor-publico-imp-,1607635 Acesso em: 07 mai. 2017.

Outros materiais