Buscar

AV1 e AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RA: 3218554/Polo de Suzano/SP 
Data: 29/04/2017
Engenharia de Produção/Módulo XII
AVC 1/Avaliação Contínua/Dissertativa/Engenharia Econômica (EAD)
Prezados alunos,
Esta é a Avaliação Continua Dissertativa, nesta etapa você deve: realizar a atividade de acordo com o enunciado e fazer a postagem no prazo estabelecido e, após o feedback do tutor, implementar as alterações orientadas e fazer a segunda postagem da atividade.
Os juros podem ser vistos de diversas maneiras dentro de uma sociedade, sendo a sociedade do tipo capitalista, altamente dependente do sistema de juros. Eles podem ser simples ou compostos, podem ser os básicos da economia ou podem ser chamados como juros de mercado, mas ainda assim costuma em muitos casos gerar certa polêmica, com discussões e reflexões dentro da sociedade. Em alguns momentos, a aplicação de juros é danosa a um determinado grupo ou indivíduo, seja este um cidadão, um órgão do governo, uma empresa, ou uma unidade familiar. Mas os juros também podem ser extremamente positivos e até necessários quando bem utilizados. 
Resposta: Juros baliza o mercado interno e externo, sendo uma variável constante em uma economia capitalista, onde as pessoas de menor renda, ou que calculou mal os riscos de investimentos e ainda por desconhecimento são as maiores prejudicadas em um cenário de retração. Onde a elevação dos juros se utiliza no mercado interno p/reduzir a elevação crescente da infração. Reduzindo o poder de consumo e produção interna, onde o investimento em bolsa de valores e exportação se torna atrativo devido ao diferencial no câmbio, bem como investimento externos nesses momentos pelo mesmo fato c/ dada segurança jurídica e provisão. Já nós momentos de expansão interna deve se lucrar e guardar parte do numerário com aplicação, investir em fatores de produção, onde vai ocorrer uma queda na exportação devido ao nivelamento do câmbio, aumento na importação, parte da demanda de produção vai ser inserida no mercado interno com elevado consumo constante até o momento que o consumo passa a não gerar emprego, mas aumento dos preços. Sendo necessário intervenção do Banco Central (modelo do Brasil). Já na questão das empresas investirem em momentos de equilíbrio é variável a oportunidade de mercado para aquisição de matéria prima de exportação como fatores do mercado externo e da economia no país de origem estrangeira, provisão a longo prazo ou até cumprir contratos. Para resultados a curto prazo não será atrativo os investimentos e em situações de insegurança política, fiscal, produtos de primeira ordem (combustível) ...Juros nominal – Pagamentos mensal, trimestral, anual (equilíbrio do câmbio torna atrativo a tomada de empréstimo); JUROS REAL – MEDE O RETORNO DE UMA APLICAÇÃO EM TERMOS DE BENS C/ TAXA DE INFLAÇÃO DESCONTADA EX.: TMA de uma empresa seja a RAZÃO entre o lucro líquido previsto e o investimento a ser realizado, observando também os riscos envolvidos do negócio. Caso este valor seja maior que a taxa de remuneração do capital vigente do mercado financeiro a empresa é "atrativa", caso contrário melhor investir no sistema financeiro.
Bibliografia:
Livro: Fundamentos de Economia - 2012
Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Manuel Enriquez Garcia
Editora: Saraiva
Apostila: Engenharia de Produção – 2012
Eduardo Blatt – Adaptada e revisada
Módulo XII: Universidade de Santo Amaro
Importante:
Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Lembre-se de indicar quais foram as fontes de referências de pesquisa. Nunca copie e cole informações da Internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.
Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas.
Status de envio
Esta tarefa aceitará envios a partir de Tuesday, 18 Apr 2017, 00:00

Outros materiais