Buscar

Questões AV, AVS e Simulado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo – LEGISLAÇÃO ADUANEIRA
Para efeito conceitual, considera-se território aduaneiro: Toda a extensão do território nacional, incluindo as zonas primária e secundária
"É o processo em que uma determinada mercadoria é transferida para o território nacional e passa a fazer parte do conjunto de nossas riquezas". Essa afirmação trata-se do conceito de: Nacionalização
No conceito aduaneiro, qual é o significado de estímulo fiscal? É uma vantagem tributária oferecida a um setor da atividade econômica, com o intuito de desenvolvê-lo, conceito também chamado de incentivos fiscais.
O que coloca alguém na condição de contribuinte de um tributo e no consequente dever de pagá-lo? O fato gerador do tributo.
Analise as afirmativas e, após, marque a alternativa correta. I - O Imposto de Exportação tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro brasileiro. II - Considera-se ocorrido o fato gerador do Imposto de Exportação na data do registro da exportação no Siscomex. III - O Siscomex é um instrumento informatizado utilizado pelo governo brasileiro para o controle do comércio exterior. R: As afirmativas I, II e III estão certas.
Qual é alíquota do Imposto de Exportação? A alíquota é de 30% sobre a base de cálculo, mas o Governo pode aumentá-la até o limite de 150%.
Qual dos regimes abaixo listados, é específico para área petrolífera? REPEX
Qualquer mercadoria pode ser aplicada ao regime aduaneiro denominado REPEX? Não, o Repex é destinado à importação de petróleo bruto e posterior exportação.
A extinção total ou parcial do Regime "Admissão Temporária" se dará de acordo com o Regulamento Aduaneiro, nos seguintes casos: Reexportação 
Regime Aduaneiro é um incentivo do governo às operações de comércio exterior. Indique o regime aduaneiro abaixo mencionado: Admissão Temporária para Utilização Econômica
Os bens admitidos sob o regime aduaneiro especial de Admissão Temporária para Utilização econômica (emprego dos bens na prestação de serviços ou na produção de outros bens) ficam sujeitos ao pagamento dos impostos federais, incidentes na importação, conforme discriminado: Recolhimento dos impostos devidos proporcionalmente ao tempo de sua permanência em território nacional. 
Marque a opção que explica a admissão temporária. Permite a entrada de produtos estrangeiros com suspensão de tributos, por prazo determinado. 
 
Um dos Regimes aduaneiros especiais disponíveis para o importador, é utilizado no caso de arrendamento operacional (leasing operacional) para bens de capital, ou seja, grandes equipamentos que serão empregados na produção de serviços ou outros bens (destinados à venda), como por exemplo, construção de estradas, geração de energia e outros. A qual regime aduaneiro especial estamos nos referindo? Admissão temporária para utilização econômica
No regime aduaneiro especial de Admissão Temporária ocorre a suspensão total do pagamento dos impostos incidentes na importação, para os bens destinados a, EXCETO: Operações de importação amparadas por contrato de leasing financeiro. 
A admissão temporária para aperfeiçoamento de ativo permite: o ingresso, para permanência temporária no País, com suspensão do pagamento de tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, que sofrerão modificação e posterior reexportação. 
 
Uma empresa estrangeira pode enviar matéria-prima e componentes, para uma empresa brasileira fabricar os seus produtos? É normal esse procedimento, pois por razões comerciais ou tecnológicas, empresa estrangeiras pode enviar matéria-prima para empresa brasileira fabricarem o produto acabado, operação conhecida como Admissão Temporária para Aperfeiçoamento Ativo. 
A Ferrari está trazendo seus carros para participarem do próximo campeonato de "Fórmula 1". Além dos carros velozes e maravilhosos, traz sua própria gasolina, pneus, peças sobressalentes e outros. Qual a modalidade de importação que deve ser usada pela Ferrari (ou seu representante) para dar entrada de todo este material no Brasil? Admissão Temporária
O regime aduaneiro especial que permite a reposição de estoques de insumos importados sem pagamento de impostos na importação, tendo em vista já terem importado e pago os tributos da primeira vez e ter exportado o produto industrializado fabricado com tais insumos é chamado de: Drawback Isenção.
O regime aduaneiro especial denominado Drawback poderá ser concedido a, EXCETO: Mercadoria importada para beneficiamento no país com utilização da mesma no território nacional.
Os regimes aduaneiros especiais diferenciam-se dos regimes aduaneiros comuns por que: Permitem a entrada de mercadorias no território aduaneiro com a isenção, suspensão e restituição de tributos. 
A política de comércio exterior prevê a utilização de regimes aduaneiros especiais, com a finalidade de aumentar a competitividade dos produtos exportados. Sinalize em que caso o regime aduaneiro especial drawback poderá ser utilizado: Na importação de matéria-prima e outros produtos que, embora não integrando o produto exportado, sejam utilizados na sua fabricação, em condições que justifiquem a concessão. 
 
Os regimes aduaneiros dividem-se em comuns, especiais e especiais em áreas especiais. Quanto ao regime aduaneiro comum é CORRETO falar: Ocorre naturalmente o pagamento dos tributos incidentes sobre a operação. 
 
Uma empresa localizada em Minas Gerais importa alguns produtos para a sua indústria. Estes produtos entram no território aduaneiro nacional pelo porto do Rio de Janeiro. Qual regime aduaneiro especial deve ser solicitado pela empresa para que as mercadorias possam sair do estado do Rio de Janeiro e entrar no estado de Minas Gerais, antes do despacho aduaneiro ser realizado? Trânsito aduaneiro.
A Estação Aduaneira de Interior (EADI), mais conhecida como PORTO SECO, é um recinto alfandegário localizado na Zona Primária ou Zona Secundária. Está localizado na Zona Secundária, sob controle da Receita Federal.
No caso do regime aduaneiro especial RECOF é correto afirmar que: Parte da mercadoria produzida poderá ser vendida no mercado interno 
 
O Regime Aduaneiro Especial (RAE) que permite a importação, sem cobertura cambial, de chassis, carroçarias, peças, partes, componentes e acessórios, com suspensão do pagamento do imposto sobre produtos industrializados, da contribuição para o PIS/PASEP - Importação e da COFINS - Importação e que será aplicado exclusivamente a importações realizadas por conta e ordem de pessoa jurídica encomendante domiciliada no exterior, segundo o Regulamento Aduaneiro, é: RECOM.
As áreas de livre comércio criadas no Brasil têm as seguintes características: Regime fiscal especial, operam na importação e exportação, são criadas com a finalidade precípua de promover o desenvolvimento das regiões fronteiriças e objetivam incrementar as relações bilaterais com países vizinhos.
Qual é o regime aduaneiro especial que possibilita a suspensão, isenção ou restituição de tributos incidentes sobre insumos estrangeiros, adquiridos no exterior ou no Brasil, a serem utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação? Regime de drawback.
Com relação ao conceito de território aduaneiro, assinale a alternativa correta: Território aduaneiro corresponde a toda extensão do território nacional, englobando o espaço aéreo, marítimo e terrestre.
Na importação é comum o pagamento dos tributos para nacionalização dos produtos estrangeiros. Neste contexto, podemos definir tributo como: Impostos, taxas e contribuições de melhoria
O Imposto de Importação não incide em certas situações. Dentre as opções abaixo, marque a única que não apresenta uma dessas situações e, portanto, incide Imposto de Importação. Bens enviados ao Brasil como amostra ou presente.
Sobre a incidência de tributos na exportação indique a afirmativa que se acha INCORRETA. O governo pode aumentar a alíquota do imposto de exportação, somente em condições especiais de calamidade pública 
Qual é a finalidade do DTA no despacho
aduaneiro de importação? Trata-se de uma Declaração de Trânsito Aduaneiro que acompanha a carga ainda não desembaraçada, e que se destina para armazenagem num entreposto aduaneiro na zona primária ou secundária.
O local de um país pelo qual é exercido o controle das mercadorias importadas ou exportadas, bem como o controle dos veículos transportadores em portos, aeroportos ou fronteiras. Também cabe o controle das pessoas ligadas aos veículos transportadores, como tripulação ou equipagem, como também, das pessoas em viagens internacionais, sejam a negócios ou a passeio. Alfândega ou Aduana
Como pode ser calculado o Imposto de Importação? Por meio de alíquotas específicas, "ad valorem" ou pela aplicação de ambas.
O nascimento da obrigação tributária ocorre devido à hipótese de incidência prevista em lei e o fato gerador. Hipótese de incidência prevista em lei consiste na descrição legal de um fato ou uma situação jurídica abstrata que, quando ocorrer no plano concreto, implicará no surgimento da obrigação tributária. Já o fato gerador, é a existência de um fato que materializa a situação hipotética prevista legalmente. Identifique abaixo, quando ocorre a nacionalização da mercadoria importada, ou seja, o fato gerador do tributo. Na data do registro da declaração de importação da mercadoria, considerando este fato como a sua entrada no território nacional.
Ao enfrentarmos uma grave crise de desabastecimento de alimentos o governo poderá adotar algumas medidas. Assinale a única alternativa correta: Elevar a alíquota do imposto de exportação.
Uma empresa importa regularmente componentes eletrônicos para a montagem de telefones celulares tendo como objetivo a exportação. Para diminuir seus custos e tornar o produto mais competitivo no mercado internacional, qual dos regimes aduaneiros especiais ela deve pleitear junto aos órgãos competentes? Drawback na modalidade suspensão
A Exportação é uma das operações de comércio internacional que recebe incentivos tributários da parte do governo federal e dos governos estaduais. Na relação abaixo encontram-se os tributos que normalmente são isentos, reduzidos ou suspensos nas operações de exportação. Sinalize a única opção fora deste contexto: TUP - Taxa de Utilização Portuária 
 
Qual é o conceito do Território Aduaneiro? Territorio Aduaneiro é a mesma coisa de Território Nacional, incluindo o mar territorial e o espaço aéreo. 
No comércio internacional existem as barreiras comerciais: Tarifárias (aduaneiras) e Não Tarifárias (subjetivas). No contexto da liberdade de negociar, fazer negócios, elas podem ser consideradas como uma forma de: Protecionismo
Julgue a afirmativa a seguir e selecione a única opção correta. A Zona Secundária é o restante do território aduaneiro, que inclui as águas territoriais e o espaço aéreo, correspondendo aos entrepostos, depósitos, terminais entre outros destinos. A alternativa está correta.
Qual é o entendimento da ZONA SECUNDÁRIA dentro do conceito de território aduaneiro? Zona Secundária é o território aduaneiro, incluindo o espaço aéreo e as 200 milhas marítimas, excluída a parte territorial denominada Zona Primária. 
 
Qual é a função principal da administração aduaneira, exercida pela Receita Federal em todo o território aduaneiro? O exercício da administração aduaneira compreende a fiscalização e o controle sobre o comércio exterior em todo o território aduaneiro. 
No conceito de nacionalização é correto afirmar: na nacionalização a mercadoria passa a fazer parte do conjunto de nossas riquezas; 
 
É a parte do território nacional por onde todas as mercadorias e veículos devem obrigatoriamente sair ou entrar no País. São pontos demarcados, com controle aduaneiro permanente e ostensivo. Assinale a opção correta: Zona Primária
Na legislação aduaneira brasileira, o territórios aduaneiro está dividido entre ZONA PRIMÁRIA e ZONA SECUNDÁRIA. O que se entende por ZONA PRIMÁRIA? Zona Primária compreende a área terrestre ou aquática dos portos, aeroportos e os pontos de frinteira, devidamente alfandegados e sob controle da Receita Federal do Brasil.
“Área terrestre ou aquática, contínua ou descontínua, nos portos alfandegados". Essa afirmativa é a definição de: Zona Primária
Somente nos portos e aeroportos é que poderá ser efetuada a entrada ou a saída de mercadorias provenientes do exterior ou a eles destinadas. A alternativa está errada, pois faltou incluir os pontos de fronteira. 
Qual o dispositivo legal específico para o perfeito enquadramento das importações nos casos previsto de Regimes Aduaneiros Especiais (RAE)? Regulamento Aduaneiro
Julgue a afirmativa a seguir e selecione a única opção correta. A Zona Primária é a área terrestre ou aquática, contínua ou descontínua, nos portos alfandegados; a área terrestre, nos aeroportos alfandegados; e a área terrestre, que compreende os pontos de fronteira alfandegados. A alternativa está correta. 
Sobre os regimes de tributação na importação podemos classificá-los como: Regime de tributação comum, regime de tributação especial e regime de tributação unificada 
 
A Constituição Federal contém as disposições fundamentais relativas às relações econômicas internacionais, ou seja, as relações de ordem econômica que a União, os Estados, os Municípios, os indivíduos e as empresas mantêm com o exterior, quais sejam: (Marque a única opção FORA do contexto) R: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Ao fazer parte da OMC ¿ Organização Mundial do Comércio, o Brasil deve cumprir algumas regras estabelecidas nesse acordo. Logo, o regime tributário brasileiro não deve prejudicar nossos parceiros comerciais. A tributação sobre produtos importados visa: Proteger a indústria local contra a concorrência desleal e preservar setores estratégicos de nossa economia.
Trata-se da definição correta de Loja Franca: É o que permite ao estabelecimento instalado em zona primária de porto ou de aeroporto alfandegado vender mercadoria nacional ou estrangeira a passageiro em viagem internacional, contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira. 
 
Por que se diz que uma mercadoria foi desnacionalizada? Ocorre quando a mercadoria perde sua condição de nacional, em razão de ter sido embarcada, exportada em caráter definitivo, mediante desembaraço aduaneiro.
Por que se diz que a mercadoria importada entrou no processo de perdimento? Significa que a mercadoria, vencido o prazo de armazenagem alfandegária, não foi desembaraçada, passando à condição de abandono e posterior leilão. 
É o que permite considerar exportada, para todos os efeitos fiscais, creditícios e cambiais, a mercadoria nacional depositada em recinto alfandegado, vendida à pessoa sediada no exterior, mediante contrato de entrega no território nacional e à ordem do adquirente. Estamos falando de qual regime aduaneiro especial: Depósito alfandegado certificado 
Dos Regimes Aduaneiros Especiais relacionados abaixo, qual está vinculado a uma área física de atuação específica, ou seja, qual só pode ser utilizado se a empresa estiver em um local específico? ZPE 
As importações brasileiras, como regra geral, estão dispensadas de licenciamento, devendo os importadores simplesmente providenciar o registro da Declaração de Importação no Siscomex. Dentre as alternativas abaixo qual opção Não está relacionada com as importações com dispensa de licenciamento: e) as efetuadas ao amparo do regime aduaneiro especial de drawback 
 
Por força da legislação Aduaneira vigente, a Receita Federal do Brasil (RFB) exerce o controle aduaneiro de mercadorias na entrada ou saída do território aduaneiro brasileiro. Basicamente, esse controle aduaneiros monitora que tipo atividades? O controle aduaneiro exercido pela Receita Federal tem como objetivo principal fiscalizar a entrada e saída de mercadorias produto de operações de exportação e importação. 
O Regulamento Aduaneiro elenca como beneficiários do regime aduaneiro especial de Trânsito Aduaneiro os seguintes, EXCETO: Qualquer operador
de transporte que opere no território nacional 
Qual é o entendimento da ZONA SECUNDÁRIA dentro do conceito de território aduaneiro? Zona Secundária é o território aduaneiro, incluindo o espaço aéreo e as 200 milhas marítimas, excluída a parte territorial denominada Zona Primária. 
Um dos regimes especiais disponíveis, permite ao importador estocar no seu estabelecimento insumos importados sem cobertura cambial, com suspensão do pagamento dos impostos. A mercadoria pode ficar neste regime pelo prazo de 5 anos, a contar da data do seu desembaraço, na importação, este regime permite às empresas nel habilitadas um sistema semelhante ao Just In Time. Sinalize a única opção correta: Depósito Especial 
 
Apesar da linha azul não ser considerada um regime aduaneiro especial trata-se de uma concessão governamental à: Importadores e exportadores que demonstram organização, confiança e controle aduaneiro e fiscal compatíveis com esse benefício.
Os impostos na importação são considerados uma das barreiras aos produtos importados (barreiras tarifárias). No Brasil, muitos dos produtos importados ainda pagam uma grande quantidade de impostos. Na relação abaixo, indique o imposto que não faz parte da importação: Contribuição para o Financiamento da Segurança Nacional.
Sobre o regime aduaneiro especial de trânsito aduaneiro, entende por local de origem: Aquele que representa o ponto inicial do itinerário de trânsito.
Regime aduaneiro aplicado em áreas especiais que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento em áreas fronteiriças da Região Norte do País e o incremento das relações bilaterais com os países vizinhos naquela mesma região, em consonância com a política de integração latino-americana: Área de Livre Comércio.
Um empresário brasileiro importa quadros de bicicletas, monta-as colocando os pneus e os acabamentos em geral comprados no mercado interno, embala-as e exporta-as para Angola, seu grande mercado deste produto. Na importação, ele usa um regime especial que lhe permite desembaraçar a mercadoria sem pagar os impostos. Na verdade, os impostos ficam suspensos até efetuar a exportação de todas as bicicletas. Nas opões abaixo, marque a única que identifica esta operação. Drawback.
Pode a mercadoria produzida no Entreposto Industrial (RECOF) ser vendida no mercado interno? Pode, uma parte para o mercado interno e outra parte para o mercado externo.
Área de livre comércio de importação e de exortação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância que se encontram os centros consumidores de seus produtos. Essa é a definição de: Zona Franca de Manaus.
No comércio exterior e no trânsito aduaneiro, existe a chamada BAGAGEM ACOMPANHADA. Qual é o entendimento deste conceito aduaneiro? Significa o conjunto de bens e objetos acondicionados em malas, e transportados pelo próprio viajante.
Do ponto de vista aduaneiro, qual é o conceito de Depositário? É o permissionário ou concessionário de armazéns ou depósitos alfandegados.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que responde adequadamente ao conceito de importações definitivas: b) Entende-se por importações definitivas aquelas que surgem com a transferência da propriedade para uma pessoa física ou jurídica estabelecida no Brasil 
 
Qual é a finalidade das barreiras não tarifárias no mercado internacional? São medidas administrativas para impedir a importação de certos produtos. 
 
Quando ocorre o denominado Fato Gerador no âmbito tributário? Entende-se como a ocorrência de um evento, que gera uma obrigação tributária.
No comércio internacional muito se fala em incentivos fiscais, subsídios e dumping. Marque a única opção correta como conceito de incentivo fiscal: Os incentivos fiscais facilitam o aporte de capitais em uma determinada área através da isenção, suspensão ou redução de impostos.
Que regime permite a permanência de mercadoria estrangeira, entre os outros casos previstos na legislação, em feira, congresso, mostra ou evento semelhante, realizado em recinto de uso privativo, previamente alfandegado para esse fim: Entreposto aduaneiro de importação.
Qual é a base de cálculo da alíquota denominada AD VALOREM? A base de cálculo é o valor bruto da mercadoria que consta na fatura comercial.
Durante o processo do desembaraço aduaneiro de importador, no canal vermelho, a autoridade aduaneira pode determinar o procedimento de desovar a carga. Em que consiste este procedimento aduaneiro denominado desovar a carga? Desovar é retirar a carga do container ou volumes, para efeitos de fiscalização aduaneira.
O regime aduaneiro especial Repetro é o regime híbrido que permite a aplicação de outros regimes aduaneiros especiais em sua operação. De qual regime estamos falando: Admissão Temporária, Drawback.
Qual é o tratamento tributário do regime aduaneiro de trânsito aduaneiro? Suspensão tributária.
Um dos regimes abaixo refere-se a uma área de livre comércio de importação, de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar, no norte do Brasil, um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento. Assinale a única opção correta: Zona Franca de Manaus.
DISCURSIVAS
Os tributos aplicados no Comércio externo sempre têm o objetivo de aumentar a arrecadação do Estado? Justifique a resposta. Nem sempre, os tributos podem ser utilizados com a intenção de regular o mercado. Problemas internos de abastecimento de produtos agrícolas podem ser contornados com a tributação sobre a exportação de determinados produtos tornando mais atrativo o mercado interno para o produtor.
Qual a importância do entreposto aduaneiro de importação para o comércio exterior brasileiro? É o regime aduaneiro especial que permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, com suspensão dos tributos incidentes na importação. 
Quem poderá se beneficiar com a compra de bens vendidos em Lojas Francas? I - tripulantes e passageiros em viagem internacional; II - missões diplomáticas, repartições consulares, representações de organismos internacionais de caráter permanente e a seus integrantes e assemelhados; III - empresas de navegação aérea ou marítima, para uso ou consumo de bordo de embarcações ou aeronaves, de bandeira estrangeira, aportadas no país (Art. 478 do Decreto 6.759/2009).
Qual é a diferença operacional entre o Drawback Suspensão e o Drawback Isenção? No Drawback Suspensão o fabricante está importando matéria-prima com a intenção de fabricar um produto acabado e exportá-lo, portanto, existe a intenção de exportar. No Drawback Isenção, não havia intenção de exportar o produto acabado, tanto é que os impostos de importação foram recolhidos, porém como acabou exportando, o fabricante tem o direito de fazer uma segunda importação, isenta de tributação, para repor a primeira.
Após o prazo de vigência do regime aduaneiro especial de exportação temporária quais são os tratamentos que devem ser dados às mercadorias? A mercadoria pode ser reimportada ou exportada em caráter definitivo.
Explique quais as funções do imposto na exportação? O tributo incidente sobre as exportações tem função fiscal e de regulação, não visando unicamente aumentar arrecadação de tributos pelo Estado, mas objetivando também disciplinar o fluxo de exportação. O Estado utiliza o imposto sobre a exportação com o intuito de executar sua política econômica no comércio internacional. Por exemplo, no caso de escassez de determinado produto agrícola e ameaça de elevação de seus preços no mercado interno, o governo pode aumentar a alíquota do imposto de exportação sobre o produto para evitar um desabastecimento interno.
Verificamos que os regimes aduaneiros especiais de Drawback e RECOF (Regime de Entreposto Industrial
sob Controle Aduaneiro Informatizado) muito se assemelham em algumas condições. Porém, enquanto o regime de Drawback democratiza os segmentos beneficiados, o RECOF é mais seletivo. Cite, pelo menos três setores ou segmentos, que podem ser beneficiados pelo RECOF? Indústria aeronáutica, automotiva, de informática.
Explique o conceito de território aduaneiro. Toda extensão do território nacional, englobando o espaço marítimo e terrestre. Subdivide-se em duas zonas especialmente definidas: a) Zona primária; b) Zona secundária.
De acordo com o Decreto 6759/2009, o Regulamento Aduaneiro, cite três destinações possíveis para a mercadoria, em até 45 dias do término do prazo de vigência, para que a mesma não seja considerada abandonada. I – despacho para consumo (nacionalização da mercadoria, com o respectivo pagamento dos tributos incidentes), efetuada pelo adquirente quando este adquirir as mercadorias entrepostadas diretamente do proprietário dos bens no exterior; II – reexportação; II – exportação, exceção das mercadorias admitidas no regime para permanência em feira, congresso, mostra ou evento semelhante; ou IV – transferência para o outro regime especial ou aplicado em áreas especiais.
Um artista brasileiro exportou algumas das suas obras para participarem de uma exposição no Japão. Parte das mesmas (algumas foram vendidas durante a exposição) retornou ao Brasil após 30 dias. Qual o procedimento a ser tomado pelo artista com relação às obras vendidas e àquelas que retornarão? Alterar o Registro de Exportação para definitivo para as peças vendidas. Manter o Registro de Exportação como Temporário para as demais peças a fim de poder reimportá-las sem o pagamento de impostos.
O tratamento tributário na importação brasileira, denominado EX-TARIFÁRIO, é uma redução ou alteração do percentual da alíquota? O EX-TARIFÁRIO é uma alteração a menor, por tempo determinado, da alíquota do imposto de importação, podendo voltará alíquota normal finda a vigência.
Uma empresa brasileira prestadora de serviços enviou um equipamento utilizado em atividades de prospecção mineral, para passar por um processo de aperfeiçoamento e atualização do sistema operacional. Na registro da exportação o bem foi avaliado pelo valor de R$ 1000.000,00, na posterior importação o valor registrado da DI foi de R$ 120.000,00, devido à nova configuração do equipamento. Descreva o regime aduaneiro aplicável a essa operação, ressaltando os aspectos de ordem fiscal e cambial, indicando qual seria a base de cálculo do imposto de importação. Exportação temporária para aperfeiçoamento passivo. Ao retornar a mercadoria terá imposto de importação calculado sobre o valor agregado, isto é pela diferença entre o valor de saída do país e o valor de retorno, sendo este o valor correspondente à cobertura cambial.
Quais os benefícios fiscais aplicados à Exportação na Zona Franca de Manaus? A exportação de mercadorias na Zona Franca de Manaus para o exterior, qualquer que seja sua origem, está isenta do imposto de exportação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais