Buscar

170417 PROJETO INTEGRADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI CURSO DE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A INSERÇÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ADULTO IMIGRANTE
NO BRASIL
Clara Toshie Kozlovski Sakamoto
Dayse Perin
Reive Valerius de Almeida
Thaiany Kloster
Thalia da Silva
CURITIBA
2017
INTRODUÇÃO
Nossa pesquisa tem como tema a inserção escolar e social do adulto imigrante no Brasil, se delimitando a inserção do adulto haitiano no ambiente escolar.  
A imigração haitiana para o Brasil se intensificou a partir de 2010, por vários fatores, após os recorrentes terremotos e os problemas que a população haitiana enfrentou, o governo brasileiro acolheu essas famílias que buscavam um lugar para recomeçar suas vidas em busca de um futuro melhor. 
Dada essa imigração, questionamos: quais as condições de integração que o adulto haitiano encontra no ambiente escolar? Pois com essas mudanças, eles se depararam com um novo ambiente, um recomeço totalmente diferente da realidade em que estavam acostumados, novas disciplinas e uma cultura muitas vezes contraditória à sua, enfrentando assim inúmeras dificuldades que foram surgindo no seu dia a dia, como a comunicação, as metodologias de ensino, o preconceito, a relação com os colegas brasileiros e a falta de uma política de inclusão que olhe de fato para o aluno imigrante na sala de aula. 
Nosso interesse sobre o assunto surgiu pela leitura de artigos que abordam esta temática. Eles nos trouxeram a reflexão sobre o grande fluxo de imigrantes haitianos que o Brasil tem recebido e como se dá a escolarização deles dentro das salas de aula, como os professores lidam com as diferenças culturais e sociais e como as políticas públicas defendem essas pessoas. 
Temos como objetivo reconhecer as condições e realidades do adulto haitiano no ambiente escolar, apresentando especificamente os motivos do grande fluxo migratório de haitianos em nosso país; avaliar a realidade do adulto haitiano no âmbito escolar e indicar os benefícios que as políticas públicas proporcionam para eles e suas deficiências. Para isso, utilizaremos pesquisas bibliográficas, onde iremos apresentar o grande fluxo imigratório de haitianos em nosso país, pesquisando autores que abordam o tema para fundamentar nossa pesquisa, como menciona Fonseca (2002, p. 32). 
 
A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta. 
 
Levantando informações sobre o porquê desse grande fluxo imigratório em nosso país e como nossas políticas públicas influenciam na vida desses haitianos. 
Curso de Pedagogia

Outros materiais