Buscar

Resumo Administração de Operação - para prova 1

Prévia do material em texto

RESUMO ADM OPERAÇÕES:
Eficiência x Eficácia
Eficiência: É a utilização adequada dos recursos empresariais. Relaciona-se com os meios – métodos, procedimentos, normas, programas, processos etc. Reside basicamente em fazer coisas corretamente, isto é, da melhor maneira possível. Significa realizar um magnífico trabalho em si.
- relacionada com os meios; relacionada com os métodos e procedimentos; busca a melhor aplicação dos recursos; busca a execução correta da tarefa; exemplos de eficiência: resolver problemas, fazer corretamente as coisas, jogar futebol com arte.
- Produzir com eficiência: significa utilizar métodos e procedimentos adequados de trabalho, executar corretamente a tarefa, aplicar da melhor maneira possível os recursos da empresa.
Eficácia: Ligada aos fins, isto é, aos objetivos que a empresa pretende alcançar por meio de suas operações. Reside basicamente em fazer coisas que são importantes e relevantes para os resultados, ou seja, para os objetivos.
- relacionada com os fins; relacionada com os resultados a alcançar; busca o melhor alcance dos objetivos; busca a tarefa mais importante para o resultado; exemplos: atingir metas, conquistar resultados, marcar gols e ganhar a partida.
- Produzir com eficácia: significa executar aquelas tarefas que são importantes para o negócio.
Empresas x Organizações
Empresas: São exemplos de organizações (sociais) que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos. Exploram um determinado negócio visando alcançar determinado objetivo. São constituídas de recursos como edifícios, instalações, máquinas, equipamentos, dinheiro etc. O objetivo final pode ser o lucro, ou pode ser o atendimento de determinadas necessidades e demandas da sociedade sem preocupação prévia com o lucro. Dependem das pessoas.
Organizações: A sociedade atual é basicamente constituída de organizações, assim, o homem acaba dependente delas para tudo. Podem ser industriais, universidades, hospitais, clubes, ONG's, inclusive, as igrejas e exércitos também são exemplos de organizações. Seu objetivo é produzir algo e, assim como as empresas, também precisam ser administradas. Dependem das pessoas.
Classificação das empresas quanto ao que produzem:
Empresas Primárias ou extrativas: Se dedicam basicamente à obtenção e extração de matérias-primas, o elemento primário de toda produção. Ex: agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, as salinas etc/ Petrobras, Vale...
Empresas Secundárias ou de transformação: Processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São chamadas empresas produtoras de bens (ou mercadorias), isto é, de produtos tangíveis ou manufaturados. Ex: industriais em geral – Petrobras, Philips, Souza Cruz, Votorantim, GM...
Empresas Terciárias ou prestadoras de serviços: Executam e prestam serviços especializados. Maior variedade. Bancos, financeiras, hospitais, escolas, comunicações/ Bradesco, TV Globo...
Empresas do terceiro setor: Sem intenção de lucro – ONGs. Missão cultural, filantrópica, social ou ecológica. Ex: Instituto Airton Senna, Fundação Roberto Marinho.
Fatores de produção:
Recursos Transformados: São tratados, transformados ou convertidos em alguma coisa. Materiais, informações, consumidores (serviços) – matéria-prima.
Recursos de Transformação: São os que agem sobre os recursos transformados. Instalações, funcionários – MDO, energia, equipamento.
Conceito de Produtividade
Procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.
- output: o que foi produzido: quantidade ou valor de receitas provenientes das vendas dos produtos e/ou serviços finais.
- input: insumos: MDO, matéria-prima, energia elétrica, capital, instalações prediais. 
P= output/ input
Delta= produtividade atual/ produtividade anterior (para comparar a produtividade entre 2 anos)
Previsão de Vendas
Média Móvel Simples: Soma-se todos os valores e divide-se pelo número de meses. Se o problema der o n, deve-se calcular o número de períodos dado por n.
Média Móvel Ponderada: Pesos – os últimos meses tem peso maior. Somatório=1.
Média Móvel com Ajustamento Exponencial: (alfa)
Regressão Linear Simples/ Mínimos Quadrados
A grande vantagem é conseguir calcular a quantidade de períodos maiores.

Continue navegando