A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL LOGICA MATEMATICA E MATEMATICA NA EJA #NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Lógica Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Chama-se proposição bicondicional ou apenas bicondicional uma proposição representada por pp se e somente se qq [...]."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel:2002 , p.23.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à Lógica Matemática para Acadêmicos, analise as assertivas e assinale a correta a partir da tabela.
	
	A
	Na primeira linha o valor lógico é F.
	
	B
	A bicondicional é verdadeira quando as duas proposições são verdadeiras ou quando as duas proposições são falsas.
	
	C
	Na terceira linha o valor lógico é V.
	
	D
	A tabela é verdadeira somente quando pp e qq forem verdadeiras.
	
	E
	A bicondicional é falsa somente quando as duas proposições são falsas.
Questão 2/5 - Lógica Matemática
Leia o texto a seguir:
 "Definição - Chama-se tautologia toda a proposição composta cuja última coluna da sua tabela-verdade encerra somente a letra V (verdade).
    Em outros termos, tautologia é toda proposição composta P(p, q, r,⋯)P(p, q, r,⋯) cujo valor lógico é sempre V (verdade), quaisquer que sejam os valores lógicos das proposições simples componentes p, q, r,⋯p, q, r,⋯
    As tautologias são também denominadas proposições tautológicas ou proposições logicamente verdadeiras".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel:2002 , p.43.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à Lógica Matemática para Acadêmicos, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta com relação à tabela a seguir.
 
	
	A
	O resultado (última coluna) em todas as linhas é sempre V, o que caracteriza uma tautologia.
	
	B
	Na terceira coluna temos uma disjunção.
	
	C
	O resultado(última coluna) em todas as linhas é sempre F o que caracteriza uma contingência.
	
	D
	A contradição pode ser verdadeira desde que faça a negação de uma tautologia falsa.
	
	E
	As proposições que começam com a conjunção resultam em contradição.
"De modo geral, sejam p(x)p(x) e q(x)q(x) sentenças abertas em um conjunto AA. É imediato que um elemento a∈Aa∈A satisfaz a sentença aberta p(x)∨q(x)p(x)∨q(x) em AA se a proposição p(a)∨q(a)p(a)∨q(a) é verdadeira (V). Ora, esta proposição é verdadeira se e somente se uma pelo menos das proposições p(a)p(a) e q(a)q(a) é verdadeira, isto é, se e somente se a∈Aa∈A satisfaz uma pelo menos das sentenças aberta p(x)p(x) e q(x)q(x) em AA. Portanto, o conjunto-verdade Vp∨qVp∨q da sentença aberta p(x)∨q(x)p(x)∨q(x) em AA é a..."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel:2002 , p.167.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à Lógica Matemática para acadêmicos, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
	
	A
	(p∧q)⇔(∼q→∼p)
	
	B
	(p∨q)⇔(∼q→∼p)
	
	C
	(p↔q)⇔(∼q→∼p)
	
	D
	(p←∼q)⇔(∼q→∼p) 
	
	E
	(p→q)⇔(∼q→∼p
Questão 4/5 - Lógica Matemática
Leia o texto abaixo:
"No caso, p. ex., de uma proposição composta com cinco (5) proposições simples componentes, a tabela-verdade contém 25=3225=32 linhas, e os grupos de valores V e F se alternam de 16 em 16 para a 1a1a proposição simples p1p1, de 88 em 88 para a 2a2a proposição simples p2p2, de 44 em 44 para a 3a3a proposição simples p3p3, de 22 em 22 para a 4a4a proposição simples p4p4, e, enfim, de 11 em 11 para a 5a5a proposição simples p5p5".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel:2002 , p.30.
Considere a tabela a seguir :
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à Lógica Matemática para Acadêmicos, faça a tabela-verdade para a proposição a seguir e assinale a alternativa que contém a solução correta.
(p→q)→(p∧r→q)(p→q)→(p∧r→q)
	
	A
	F-F-F-F-F-F-F-F
	
	B
	V-V-V-V-V-V-V-V
	
	C
	F-F-F-F-V-V-V-V
	
	D
	V-V-V-V-F-F-F-F
	
	E
	F-V-V-V-V-V-V-V
Questão 5/5 - Lógica Matemática
Considere o trecho de texto a seguir:
    "Definição - Chama-se sentença aberta com uma variável em um conjunto AA ou apenas sentença aberta em AA, uma expressão p(x)p(x) tal que p(a)p(a) é falsa (F) ou verdadeira (V) para todo a∈Aa∈A.
    Em outro termos, p(x)p(x) é uma sentença aberta em AA se e somente se p(x)p(x) torna-se uma proposição (falsa ou verdadeira) todas as vezes que se substitui a variável xx por qualquer elemento aa do conjunto A(a∈A)A(a∈A).
    O conjunto AA recebe o nome de conjunto-universo ou apenas universo (ou ainda domínio) da variável xx e qualquer elemento a∈Aa∈A diz-se um valor da variável xx". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel:2002 , p.156.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à Lógica Matemática para acadêmicos, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta com relação às proposições PP e QQ a seguir: P=∼(p∨q)P=∼(p∨q) ;  Q=∼p∧∼qQ=∼p∧∼q.
	
	A
	∼(p∧q)⇔p∧∼q
	
	B
	∼(p∨q)⇔∼p∨q
	
	C
	∼(p∧q)⇔∼p∨q
	
	D
	∼(p∨q)⇔∼p∨∼q
	
	E
	∼(p∨q)⇔∼p∧∼q
Questão 1/5 - Matemática na EJA
Leia a seguinte citação: 
“[...] a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais no ensino regular tem sido tema de pesquisas e de eventos científicos, abordando-se desde os pressupostos teóricos político-filosóficos até formas de implementação das diretrizes estabelecidas na referida declaração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005. p. 227.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre a educação para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Uma vez constatado o aluno com NEE, a sua inclusão em escolas especiais se faz necessária.
II. ( ) Se faz presente o princípio de incluir alunos com NEE na rede regular de ensino.
III. ( ) Cabe ao gestor escolar adotar medidas que permitam acesso de alunos com NEE no ensino regular.
IV. ( ) Embora seja uma questão discutida por educadores brasileiros, a inclusão de alunos com NEE ainda não faz parte das estratégias de inclusão educacional. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – F – F
questão 2/5 - Matemática na EJA
Atente para a seguinte afirmação:
“A implementação de políticas públicas focadas e emergenciais não extingue o caráter desigual da sociedade classista. As relações de seleção e diferenciação social se preservam, até mesmo se aprofundam, no interior do sistema educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS SOBRINHO, J. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, p. 1223-1245, Campinas, 2010. p. 1239.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre os fatores de exclusão educacional, listados a seguir, relacione-os às suas respectivas representações: 
Necessidades especiais
Aspectos étnicos culturais
Fatores socioeconômicos 
(  ) Moradores de zonas rurais e periferias de grandes cidades.
(  ) Grande representação de pretos e pardos fora do ambiente escolar.