Buscar

Exemplo de fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO FAZER O FICHAMENTO
Não será aceita entrega posterior à data estabelecida;
Deverá ser manuscrito;
Elementos do fichamento
- Cabeçalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
ESCOLA DE -------
DISCIPLINA: ----
NOME:
DATA
- Título do trabalho de fichamento
- Referência do texto fichado (pode vir antes ou após o fichamento)
O fichamento deve ser a transcrição literal das partes relevantes do texto, indicando a página de onde foi retirado (corpo do fichamento). Assim, não é para fazer “resumos”.
Caso você transcreva mais de quatro linhas, faça um pequeno recuo da margem, porque a norma de citação exige que apresente um recuo de 4cm para citações de quatro ou mais linhas..
- A supressão de partes da frase ou parágrafo deve ser indicada pelo símbolo [...] 
Exemplo do corpo do fichamento
As discussões a respeito do comportamento do usuário da informação têm sido, historicamente, centrais na ciência da informação. p.10.
Nesses estudos, encontram-se subjacentes os princípios das abordagens tradicionais sobre a cognição humana, nas quais o sujeito (usuário) é um ser que recebe informação do meio externo que lhe modifica as estruturas próprias de conhecimento [...] permite a ele resolver gaps de conhecimento sobre algo. Além disso, esses estudos consideram a informação como algo que pode ser estocado, processado e transmitido e o conhecimento como algo que é obtido para se resolver um problema relacionado a uma ausência de conhecimento sobre algo. p.11.
[...] as abordagens tradicionais da cognição parecem ser insuficientes para dar suporte aos estudos sobre o comportamento informacional do usuário [...] [já] a cognição situada possui elementos importantes a serem considerados na discussão acerca do comportamento informacional do usuário na busca de informação. p.11
A abordagem de sense-making proposta por Dervin (1983), constitui-se [...] de conceitos e métodos usados para estudar como pessoas constroem o sentido de seu mundo e, em particular, como elas constroem necessidades e usos para informação em um processo de formação de sentido. p.12

Outros materiais