Buscar

Funções do Sódio em Plantas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sociedade Educacional Três de Maio
Faculdade Três de Maio
SÓDIO
Curso de Bacharelado em Agronomia
Acadêmico: Adriano
Orientador:Edileusa K. da Rocha
Disciplina: Fisiologia Vegetal
Três de Maio
2011
Origem e forma em que são disponibilizados
Minerais primários (ortochlsio, albita, anortita, muscovita, hornblenda, turmalina) possuem teores variáveis de sódio. Na rede cristalina da montmorilonita e da ilita o elemento pode aparecer em baixas concentrações. 
No complexo de troca o teor de Na é em geral baixo, exceto nos solos das regiões áridas e semi-áridas onde poderá contribuir com 25% ou mais do total de cátions trocáveis.
Funções fisiológicas nas plantas
Absorção, transporte e redistribuição. Na maioria das espécies a acumulação de Na obedece a seguinte ordem decrescente: raízes, caule, folhas; nas halófitas a distribuição e mais uniforme. A mobilidade no floema parece ser grande.
Funções. Não são bem conhecidas as funções do Na. Há pelo menos duas funções do sódio na planta: uma que ele é deslocado facilmente por outros cátions e outra que é trocado com dificuldade por Ca, K e Mg.
 Aceita-se de modo geral que, dependendo da planta, o Na pode substituir parcialmente o K talvez em reações enzimáticas onde não haja uma exigência absoluta de potássio e, possivelmente, nos seus efeitos puramente osmóticos. O comportamento de várias espécies a esse respeito é dado na Figura 6-54. 
Sintomas de deficiência na planta
Em 1955, M. B. Allen & D. I. Arnon mostraram ser o elemento indispensável para a alga azul-verde Anabaena cylindrica. E, dez anos depois P. F. Brownell demonstrou que Atriplex vesicaria da família Chenopodiaceae, uma planta superior, portanto, satisfazia os critérios indiretos de essencialidade: na ausência de Na na solução nutritiva as folhas ficavam cloróticas e depois mostravam manchas necróticas nas pontas e ao longo das margens; o crescimento cessava e depois as plantas morriam. As plantas com sintomas severos de deficiência mostravam recuperação 7 dias depois de receber Na na solução nutritiva. A Tabela 6.39 mostra alguns dos dados experimentais. 
 Com 25% ou mais do total de cátions trocáveis de Na as plantas cultivadas podem mostrar sintomas de toxidez: áreas necróticas nas pontas, margens e regiões internervais; no início a toxidez se caracteriza por clorose malhada. Existe grande variação na tolerância à salinidade do NaCI entre gêneros, espécies e dentro de espécies.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais