Buscar

TEORIA DA HISTÓRIA simulado 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A relação passado e presente está sempre em discussão quando estamos estudando história. Para Tucídides há uma forma de lidar com o passado e o presente. E essa forma como ele entende essa ligação é:	
	O passado é mais importante que o presente, pois que é mais verdadeiro que o presente.
	Passado e presente estão em constante modificação e nenhum dos dois é confiável plenamente para Tucídides.
	O presente só pode ser entendido pelo passado e por esse motivo Tucídides não gosta de estudar o presente, pois não o considera confiável.
	O passado e o presente não tem muita ligação para Tucídides, eles somente existem em contos fantásticos elaborados por seus contemporâneos.
 Certo	Para Tucídides, o presente era o único período a respeito do qual era possível obter informação confiável e, portanto, a pesquisa histórica deveria começar com o presente e poderia penetrar no passado apenas na medida em que a documentação assim o permitisse.
Leia com atenção o trecho a seguir: "Mas nas menores como nas maiores felicidades é sempre o mesmo aquilo que faz da felicidade felicidade: o poder esquecer ou, dito mais eruditamente, a faculdade de, enquanto dura a felicidade, sentir a-historicamente." (NIETZSCHE, Friedrich. Considerações Extemporâneas. p. 58) Podemos dizer que na reflexão de Nietzsche há uma crítica:	
	à Filosofia Cartesiana.
	ao Estruturalismo Durkheimiano.
	ao conceito medieval de história.
	ao conceito ciceroniano de história.
 Certo	ao Historicismo.
Como sabemos, foi no século XIX que a história se tornou uma disciplina autônoma em relação aos outros conhecimentos. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, exemplos de correntes historiográficas do século XIX.	
 Certo	Positivismo, materialismo histórico.
	Mestafísica platônica, materialismo histórico.
	Historicismo, retórica aristotélica.
	Retórica aristotélica, positivismo.
	Materialismo histórico, retórica latina.
No final do século XX, junto com a crise dos paradigmas historiográficos que tinham o projeto de escrever uma história total, aconteceu, também, um dos valores mais importantes da modernidade. Assinale, portanto, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, esse valor.	
	Antiguidade.
	Tradição.
	Capitalismo.
	Socialismo.
 Certo	Progresso.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente os nomes dos dois modelos historiográficos que, nos século XIX, se destacaram nos debates a respeito da cientificidade da história.	
	Iluminismo e positivismo.
 Certo	Historicismo e positivismo.
	Retórica latina e materialismo histórico.
	Metafísica platônica e retórica latina.
	Iluminismo e Materialismo histórico.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um pensador que, no século XIX, questionou a cientificidade da história.	
	Platão
	Leopold Ranke.
 Certo	Friedrich Nietzsche,
	Aristóteles.
	Karl Marx.
A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa baseados em testemunhos orais.
São corretas APENAS as características:
	II e IV
	II e III
 Certo	I e II
	I e IV
	III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando