Buscar

Jurisdição Constitucional Avaliando 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jurisdição Constitucional – Noite – Expedito Coleto - Mat. 201401225357 2017.2
	
	   JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
	Simulado: CCJ0044_SM_201401225357 V.1 
	Aluno(a): EXPEDITO COLETO MACHADO RIBEIRO
	Matrícula: 201401225357
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/09/2017 00:14:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401828161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Os efeitos da decisão que afirma a inconstitucionalidade da norma em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade, em regra, são ex tunc.
	
	A União Nacional dos Estudantes não tem legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	Não se admite a desistência após a propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade.
	 
	É impossível o esclarecimento de matéria de fato em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201401999619)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os sentidos da Constituição, assinale a opção errada:
		
	
	Konrad Hesse defende a ideia de força normativa da Constituição, para quem as normas constitucionais tem normatividade suficiente para modificar a realidade, obrigando as pessoas.
	
	Carl Schmitt defende a concepção política da Constituição e, para ele, busca-se o fundamento da Constituição na decisão política fundamental que antecede a elaboração da Constituição.
	 
	A concepção jurídica ou puramente normativa da Constituição é defendida por Hans Kelsen, para quem a Constituição é puro dever-ser, norma pura, e deve buscar seu fundamento na filosofia, sociologia ou política, indo muito além da própria ciência jurídica.
	
	Para Ferdinand Lassalle, a Constituição deve ser vista sob a concepção sociológica, vale dizer, a Constituição é vista sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado e, caso não corresponda aos fatores reais de poder, não passaria de uma folha de papel.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201401832194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No controle incidental, o pronunciamento do plenário ou do órgão especial do tribunal irá se restringir à análise da inconstitucionalidade da lei, sendo o julgamento do caso concreto feito pelo órgão fracionário competente para o julgamento do mérito do recurso. Ocorre na hipótese, o que a doutrina convencionou denominar:
		
	
	súmula vinculante
	
	modulação temporal dos efeitos da decisão
	
	cláusula de reserva de plenário
	
	abstrativização do controle difuso
	 
	cisão funcional da competência
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201401409531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema de fiscalização da constitucionalidade adotado pela Constituição Federal de 1988 não compreende a possibilidade de
		
	
	controle político, exercido pelo presidente da República, quando aprecia os projetos de lei recebidos do Congresso Nacional, para sanção ou veto.
	
	controle político-preventivo, exercido pelo Congresso Nacional, sobretudo pelas Comissões de Constituição e Justiça.
	 
	controle político-preventivo e jurisdicional, exercido pelo presidente da República, que submete os projetos de lei suspeitos de inconstitucionalidade ao STF.
	
	controle jurisdicional, combinando os modelos difuso e concentrado, este último exercido pelo STF tendo como norma paradigma a Constituição
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201401449972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO João ingressa com ação individual buscando a repetição de indébito tributário, tendo como causa de pedir a inconstitucionalidade da Lei Federal "X", que criou o tributo. Sobre a demanda, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Caso a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinário, e este declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal "X" pela maioria absoluta dos seus membros, a decisão terá eficácia contra todos e efeitos vinculantes.
	
	João não possui legitimidade para ingressar com a demanda, questionando a constitucionalidade da Lei Federal "X", atribuída exclusivamente às pessoas e entidades previstas no art. 103 da Constituição.
	 
	O órgão colegiado, em sede de apelação, não pode declarar a inconstitucionalidade da norma, devendo submeter a questão ao Pleno do Tribunal ou ao órgão especial (quando houver), salvo se já houver prévio pronunciamento deste ou do plenário do STF sobre a sua inconstitucionalidade.
	
	O juiz de primeiro grau não detém competência para a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, mas somente o Tribunal de segundo grau e desde que haja prévio pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

Continue navegando