Buscar

apol filosofia da religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte passagem de texto:
“[Anaxímenes de Mileto foi] filósofo e meteorologista pré-socrático [...], discípulo e sucessor de Anaximandro, conterrâneo, pois, também de Tales, com os quais formou o trio de pensadores tradicionalmente considerados como os primeiros filósofos do mundo ocidental. [...] Descrevia a condição primitiva das coisas como uma massa muito rarefeita que ia condensando-se gradativamente em vento, nuvem, água, terra e pedra, ou seja, os três estados da matéria como hoje classificados, seriam estágios progressivos da condensação. [...] Portanto, as aparentes diferenças qualitativas em substância seriam devidas a meras diferenças quantitativas. Assim, de acordo com seu pensamento, um determinado volume de ar poderia ser transformado em água, fogo e matéria, por condensação e rarefação. Uma de suas afirmações mais interessantes foi a descrição de que o arco-íris não era uma deusa, mas o efeito dos raios de sol sobre um ar mais denso. Pioneiro, pois, no conceito de rarefação e condensação e na distinção de planetas e estrelas fixas, sua principal obra seria o livro Sobre a natureza, onde dava ênfase a meteorologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANAXÍMENES de Mileto. <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Anaximen.html>. Acesso em 26 jul. 2017.
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o pensamento do filósofo Anaxímenes de Mileto, é correto afirmar que, na perspectiva do referido filósofo, o princípio de tudo foi (é)...
	
	A
	o fogo infinito
	
	B
	o sol infinito
	
	C
	o ar infinito
	
	D
	a terra infinita
	
	E
	a luz infinita
Questão 2/5 - Filosofia da Religião
Leia o seguinte fragmento de texto:
“É da luta que nasce a harmonia, [...] o dinamismo de todas as coisas pode ser representado pela metáfora do fogo, expressão visível da instabilidade, símbolo da eterna agitação do devir: ‘o fogo eterno e vivo, que ora se acende e ora se apaga’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. p. 150.
A partir do fragmento de texto lido e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, é correto afirmar que o mundo, para o referido filósofo, é dirigido:
	
	A
	pela luta dos deuses que determinam a vida dos seres humanos.
	
	B
	pela luta da sobrevivência humana na natureza.
	
	C
	pela luta entre os povos militarmente preparados.
	
	D
	pela luta entre a luz do conhecimento e as trevas da ignorância.
	
	E
	pela luta dos contrários que se compõem em harmonia.
Questão 3/5 - Filosofia da Religião
Considere o trecho de texto a seguir:
“Em Crotona, nos arredores estéreis e rudes da ponta de Itália, Pitágoras fundou uma sociedade secreta [...]. Julga-se que esta sociedade, cujos membros se tornaram conhecidos como pitagóricos, desenvolveu uma parte significativa de conhecimento matemático e isso em segredo absoluto. Pode considerar-se que os pitagóricos eram uma ordem religiosa e uma escola filosófica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESCOLA Pitagórica. <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/escpita.htm>. Acesso em 26 jul. 2017. 
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a filosofia de Pitágoras de Samos, é correto afirmar que os discípulos do referido filósofo estabeleceram um princípio originário mais lógico denominado:
	
	A
	o número e seus componentes
	
	B
	a mitologia e seus deuses
	
	C
	a biologia e seus seres vivos
	
	D
	a sociedade e suas classes
	
	E
	a terra e suas criaturas
Questão 4/5 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte passagem de texto:
“[...] ao que propriamente chama-se Teogonia (theos = deuses). Um dos filhos de Urano, Cronos (o deus do tempo), castrou o pai e assumiu o poder. Do esperma que caiu no oceano surgiu uma espuma da qual se originou Afrodite. Cronos se casou com sua irmã, Reia, e deu origem à segunda geração divina (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon, Zeus). A imagem que se tem é a substituição da ordem e da paz (pelo céu) pelo efêmero, passageiro, transitório (o tempo), em que os seres surgiam e desapareciam sem nada permanecer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CABRAL, João Francisco P. Teogonia e a origem dos deuses gregos. <http://brasilescola.uol.com.br/mitologia/teogonia-origem-dos-deuses-gregos.htm>. Acesso em 26 jul. 2017.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o item “A filosofia clássica grega e a religião”, leia as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.   (  ) A Teogonia trata sobre a origem dos deuses, dos homens e das coisas.
II. (  ) A Cosmogonia diz respeito a uma narrativa, ligada aos mitos, que trata sobre o nascimento e organização do mundo por meio de forças geradoras.
III. (  ) A Cosmologia trata especificamente sobre a origem das divindades e sobre o mundo com base na essência do divino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – F – V
	
	E
	F – F – F
Questão 5/5 - Filosofia da Religião
Leia o trecho de texto a seguir:
“Quando pensamos em verdade, é comum nos referimos à coerência lógica, garantida pelo rigor da argumentação e pela apresentação de provas. A verdade do mito, porém, resulta de uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. p. 27.
A partir do dado trecho de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o item “A filosofia clássica grega e a religião”, é correto assinalar que a filosofia nasceu a partir de uma ruptura com a:
	
	A
	democracia
	
	B
	anarquia
	
	C
	poesia
	
	D
	mitologia
	
	E
	biologia
Sua nota:
100

Outros materiais