Buscar

A RELEVÂNCIA DO PIBID NO CONVIVIO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO FOMENTADOR PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A RELEVÂNCIA DO PIBID NO CONVIVIO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO FOMENTADOR PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Françoise Leal da Hora
Lucileide Alves 
Léia Conceição Pimentel 
Licenciatura em Geografia Instituto Federal Baiano
RESUMO
Analisando a importância do processo de formação docente, o presente artigo objetiva problematizar a importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação do Professor que atuará nas escolas básicas da rede pública de ensino. O PIBID possibilita a incerção dos estudantes de licenciatura desde cedo nas salas de aula, uma oportunidade essencial para sua formação . O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
Palavras-chave: PIBID. Licenciatura. Docente
INTRODUÇÃO
	
Segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério de Educação e implementado pela mesma com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior (...). O Pibid também é uma alternativa para que os jovens de baixa renda permaneçam na universidade, através de um incentivo financeiro pois sabemos que os estudantes de licenciatura na maioria dos casos são de baixa renda. . Logo o pibid contribui para a permanência destes jovens e ao mesmo tempo está contribuindo para uma melhoria na educação. Segundo Kaciana Rosa entende-se, desta maneira, que o Pibid é um espaço de convivência, socialização de experiências e construção da identidade docente tanto para os alunos bolsistas, quanto para os professores da Educação Básica. 
É também uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O pibid permite um convívio harmônico entre professores, alunos e pibidianos, propiciando uma melhor aprendizagem. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
“O Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu como uma nova proposta, que tem como um dos objetivos valorizar e incentivar o magistério e possibilitar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras. Cabe ressaltar que há um interesse maior em preparar os acadêmicos bolsistas para seminários e grupos de estudos. O subprojeto apresenta de maneira mais minuciosa as práticas pedagógicas e atividades a serem realizadas nas instituições de ensino parceiras do PIBID, é importante citar que o projeto institucional propõe a inclusão dos acadêmicos de maneira direta à realidade escolar (LOUREIRO, 2002.p.2)”
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Segundo o ministério da educação A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.
É muito importante que o licenciando entre em contato com o meio escolar desde o inicio de sua formaçao .O projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( PIBID) tem como fim primordial inserir os licenciados no convivio escolar antes de sua formaçao, o que irá prepará-los desde cedo, qualificando sua futura função e consequentemente repercutirá em uma educação de mais qualidade. O PIBID tem como finalidade estimular o licenciando a conhecer a realidade da escola e as possibilidades concretas de exercer a docência.
“O PIBID, ao viabilizar um contato de maior abrangência temporal e reflexiva do graduando com a Escola, cria um espaço de interação que permite uma aproximação maior entre a Escola e a IES. Ao incentivar a reflexão sobre a práxis pedagógica, orienta e propicia aos graduandos a prática da pesquisa em educação. Por isso, esse Programa constitui-se num interessante modelo de formação de professores, aumentando a sensibilidade para a demanda por uma educação de qualidade centrada nos estudantes, foco do processo educativo. Se o Programa é interessante para os graduandos, também o é para os professores supervisores que se beneficiam dessa troca de experiências que implica um repensar da prática docente. Significa, literalmente, a inserção de “sangue novo” pela promoção do trabalho em equipe, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional pelo repensar a prática escolar, superando uma tendência de reprodução de práticas consolidadas de forma acrítica. Também as IES saem ganhando, ao serem convidadas a pensar seus processos de formação.(SOCZEK, 2011.p.4)”
Essa aproximação do professor em formação com a sala de aula, seu futuro lugar de atuação como educador e facilitador do ensino aprendizagem, promoverá uma sensibilidade no mesmo para desenvolver sua pratica pedagógica buscando oportunizar a seus alunos desenvolver o senso crítico para transformação da sociedade a partir do contexto que está inserido.
O pibid além de contribuir para a formação do futuro professor recicla os professores que estão a algum tempo lecionando, pois através do pibid é desenvolvido diversos projetos que exige dos participantes atuação, estudo e dedicação. É de nítida percepção que o pibid desde sua fundação só vem contribuindo para a prática pedagógica, através de seus diversos projetos. Através do pibid houve melhoras significativas no comportamento dos alunos, houve maior paticipação, envolvimento. Acreditamos que isso se deva a maneira como os pibidinos dinamizam as aulas levando sempre experiências, coisas novas, saindo um pouco da monotonia da sala de aula. Por meio do Pibid, novas possibilidades de aprendizagem puderam ser experimentadas na escola, e com isso, os alunos puderam perceber a importância do seu papel no processo de aprendizagem, além da melhoria de suas atitudes durante as aulas e na relação com seus professores.

Outros materiais