Buscar

Parceria Púplico Privada no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parcerias Púplico-Pivadas no Brasil (PPPs) Investimento e cinco grandes desafios
Diminuição da burocracia 
Mudanças institucionais com a criação de unidade gestora com função de coletar, analisar e difundir informações, prover expertise técnica, avaliar licitações e negociar com os parceiros privados. A atuação da mudança é fundamental para a diminuição burocrática nos processos de parceria.
Marcos Regulatórios 
A importância de um ambiente regulatório estável é reconhecida pelo próprio governo federal, que menciona expressamente na carteira de projetos federais a necessidade de definir os marcos regulatórios e reforçar o papel das agências reguladoras para que o ambiente necessário à retomada dos investimentos nos vários setores possa ser complementado. Apesar disso, o atual contexto regulatório apresenta uma configuração distante da ideal, que tende a se agravar com o projeto de lei, atualmente em trâmite no Congresso Nacional, que redefine a atuação e a concepção das agências reguladoras no Brasil.
No entendimento do mercado, a definição 
clara de marcos regulatórios
 contribuiria de forma significativa para o fortalecimento e consolidação do sistema de infraestrutura necessário para a diminuição do denominado "risco-país". Do mesmo modo, a aplicação das disposições legais sobre PPP dependerá em muito do ambiente regulatório das respectivas áreas afetadas.Não há um padrão adotado em âmbito federal e principalmente pelos estados em leis de implementação de PPPs. Alguns estados possuem leis de mudanças instituindo mecanismos enquanto outros sequer citam esses mecanismos. Este descompasso demonstra a importância de um marco legal regulatório em âmbito nacional, que possa guiar a implementação de políticas nos estados e estruturar um sistema em cada âmbito.
Elevação da Rentabilidade de Longo prazo das concessões
A incerteza da conclusão do projeto é também muito prejudicial ao parceiro privado, pois somente a partir da disponibilização do serviço fará jus à contraprestação da Administração Pública. 
Capacidade técnica dos governantes e estratégico 
"E agora [existem] as PPPs (Parcerias Público-Privadas) em diversas áreas, inclusive habitação. É importante essa liderança do nosso governador Geraldo Alckmin aqui no Estado de São Paulo como um importante exemplo de visão de desenvolvimento para o país."
 
Borges acrescentou que o Brasil não apresenta descontrole monetário e fiscal e que está, com ajustes, preparando-se para um novo ciclo de crescimento.
 
"
Se a gente olhar da crise de 2008 até agora, nada disso [o descontrole] aconteceu. E também isso não foi obra do governo Lula para cá. Sou ministro do governo da presidenta Dilma Rousseff, [mas] não tenhamos ilusão quanto a isso. Foi uma conquista da sociedade brasileira, que foi iniciada com o Plano Real, em 1994."
 
(
Declaração de Mário Borges
 
 
p
or Daniel Vasques
 
- 
SÃO PAULO, SP, 18 de março de 2014 – 
Folhapress
)As instabilidades políticas e econômicas constantes são formas de obstáculo, porque impactam no crescimento e desenvolvimento do país. Há necessidade de conhecimentos técnicos e habilidades dos governantes para que as parcerias funcionem de forma devida. 
Diminuição da carga tributária 
Ainda que a procura pelas empresas tenha aumentado e haja maior interesse do governo federal as dificuldades de elaboração dos projetos não diminuíram e nem garantiram a desoneração dos principais tributos que incidem sobre as PPPs, apontados como os maiores empecilhos para a execução dos projetos. 
Para tornar as parcerias atrativas é necessário tornar o investimento em PPPs mais barato, reduzindo o peso dos tributos.
Allan Nacle, Almira Barbosa, Ítalo Reis, João Belchior, Luana Monção, Maurício Dantas – Estratégia Empresarial João Teixeira – Administração – Candido Mendes Tijuca

Continue navegando