Buscar

saude da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510514312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Barsil temos o indice muito elevado de Morte Materna por isso o Comite de Mortalidade Materna do Ministério da Saúde,identifica a mortalidade materna para suasinvestigações.Enumerando-as:
		
	 
	Morte Materna direta e indireta Morte materna tardia Morte Materna não Obstetrica
	
	Morte Materna direta e indireta
	
	Morte Materna direta e principal Morte materna tardia Morte Materna não Obstetrica
	
	Morte Materna direta e indireta Morte Materna experimental e de amostra
	
	Siscam, Sisweb,Siscolo,PAISM, PAISCA e CCMM.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510514090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
		
	
	As mortes obstétricas diretas são aquelas resultantes de complicações na gravidez, parto e puerpério, devidas às intervenções e omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima relacionadas.
	
	As mortes obstétricas indiretas são resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.
	
	A medida da mortalidade materna proposta pela OMS é a razão de mortalidade materna (RMM) que se calcula pelo número de mortes maternas dividido pelo número de nascidos vivos de uma mesma área geográfica durante um ano, multiplicado por 100.000.
	
	Morte materna (óbito materno) é a morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o seu término, independente da duração ou da localização da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
	 
	Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510514044)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores:
		
	
	A promoção a saúde da mulher e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A promoção a saúde da mulher a prevenção de doenças e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A proibição do aborto inseguro e das cesáreas desnecessárias e atenção obstétrica à mulher.
	 
	A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
	
	A integralidade e promoção da saúde de todas as mulheres com HIV/AIDS e das portadoras de câncer ginecológico e de pulmão, excluindo as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510514079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os indicadores de saúde são usados para medir a saúde de uma nação e fornecem para cada país as diretrizes para instituir medidas de prevenção das morbimortalidades. Durante as últimas décadas, as taxas de mortalidade e morbidade diminuíram em decorrência da ênfase em medidas de higiene, boa nutrição, exercícios físicos e cuidados pré-natais para todas as mulheres. Diante das medidas que diminuem o risco de morbimortalidade, pode-se afirmar frente as questões sociais que:
		
	
	As consultas pré-natais não estão relacionadas como indicadores para redução da mortalidade infantil.
	 
	A anemia ferropriva, que é resultado direto de baixa condição socioeconômica, acomete duas vezes mais mulheres do que homens em virtude das relações de gênero, que ainda beneficiam o masculino.
	
	As taxas de morbimortalidade materna para afro-descendentes são menos elevadas que as da raça branca.
	
	O câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres.
	
	Mesmo com os maus hábitos de saúde que afetam diretamente todas as mulheres, o câncer de mamam ainda mata mais mulheres do que as doenças cardiovasculares.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510514243)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A diminuição do índice de mortalidade materna vem diminuindo desde 1990, devido a melhoria da investigação de óbitos e do registro das causas. As mortes maternas podem ser classificadas em diretas e indiretas. A partir dessa informação marque a alternativa correta:
		
	
	As causas diretas e indiretas são complementares entre si;
	
	As causas indiretas estão relacionadas a doenças desenvolvidas na gravidez
	
	As causas diretas estão relacionadas à doenças que a mulher já pertencia antes;
	 
	As causas diretas estão relacionadas a causas surgidas na gravidez, parto e puerpério;
	
	N.D.A

Continue navegando