Buscar

3. Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (383405) Filosofia (FIL16)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (383405) - Filosofia (FIL16)
Prova: 5492569
QUESTÃO:
1. A Lógica é uma área da Filosofia que nos auxilia a refletir sobre o poder da argumentação, mas também sobre os erros que envolvem a argumentação. Em um debate, é muito comum as pessoas distorcerem a argumentação, utilizando-se de falácias no sentido de convencer os desatentos. Nesse sentido, apresente três das categorias de falácias e, em seguida, dê um exemplo de argumento falso.
RESPOSTA ESPERADA: 
1. Argumento de caricatura: é utilizado para ridicularizar alguém por meio da caricatura e fugir de um debate mais profundo.
2. Argumento de apelação: afirmativa com ideia de força, pois a argumentação está baseada na apelação para uma autoridade, a uma advertência, à ignorância ou apelo ao misterioso e espetacular com intuito de inibir o interlocutor. 
3. Argumento de generalizações: o juízo formulado é resultante de poucas referências, pois se parte de alguns fatos particulares e se conclui sobre o todo.  
4. Argumentos com excesso de tendenciosidade: argumento falso, que revela a tendência ideológica daquele que conduz o raciocínio. 
5. Argumento de conclusão precipitada: argumentos que não seguem uma investigação mais aprofundada e resultam de conclusões precipitadas.
QUESTÃO:
2. As ideologias de dominação se caracterizam por um corpo de ideias produzido pela classe opressora, com o intuito de convencer a população da superioridade de determinada estrutura sociocultural. Disserte sobre as características das ideologias de dominação.
RESPOSTA ESPERADA: 
As ideologias consistem em um corpo de ideias que uma determinada classe social usa para convencer outras classes sociais de que a estrutura social defendida pela classe dominante é a melhor. 
Essas ideologias geram acomodação, ou seja, qualquer tentativa de mudança ou contraorganização social é suprimida de alguma maneira pela classe dominante utilizando alguns mecanismos para isso: a naturalização, a universalização, a reificação, a dissipação social, o falseamento e a alienação.

Continue navegando

Outros materiais