Buscar

Exercicios Queda Livre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor Leonardo Peroni - Disciplina: Física 1
EXERCÍCIOS – Queda Livre
Um estudante no topo de um edifício joga uma bola com água verticalmente para baixo. A bola deixa a mão do estudante com velocidade de 6,0 m/s². A resistência do ar pode ser ignorada e a bola considerada em queda livre após o lançamento.
Calcule sua velocidade depois de 2 segundos de queda.
Qual a distância percorrida nesses 2 segundos de queda?
Qual o módulo da velocidade quando a bola caiu 10 metros?
Você está sobre o telhado de um prédio de 46 m acima do solo. Seu professor de física, que possui 1,80 m de altura, está caminhando próximo do edifício com velocidade constante de 1,20 m/s. Se você deseja jogar um ovo na cabeça dele, em que ponto ele deve estar quando você largar o ovo? Suponha que o ovo esteja em queda livre.
Uma régua de medição é mantida verticalmente acima de sua mão com a extremidade inferior entre o polegar e o indicador. Ao ver a régua sendo largada, você a segura com esses dois dedos. Seu tempo de reação pode ser calculado pela distância percorrida pela régua, medida diretamente pela posição dos seus dedos na escala da régua.
Deduza uma relação para seu tempo de reação em função da distância d.
Calcule o tempo de reação supondo uma distância medida igual a 17,6 cm.
Do alto de um prédio, um garoto solta uma pedra que passa por um ponto A com velocidade de 20 m/s e por um ponto B com velocidade 60 m/s. Qual a distância entre os pontos A e B. Considere a aceleração gravitacional g = 10m/s².
Um gato consegue sair ileso de muitas quedas. Suponha que a maior velocidade com a qual ele possa atingir o solo sem se machucar seja de 8 m/s. Então, desprezando a resistência do ar, qual a altura máxima da queda para que o gato nada sofra?
Da cobertura de um prédio de 245 m, um garoto deixa cair uma bolinha de gude, e ao dar conta, rapidamente aciona o cronômetro do seu relógio de pulso para medir o tempo de queda da bolinha até o solo. Considere 4 s o tempo de reação do garoto, ou seja, do início da queda até o momento em que ele aciona o cronômetro. Desprezando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s², determine o tempo que a bolinha leva, do início da queda até tocar o chão.
Uma rocha de 15 kg cai de uma posição de repouso na Terra e atinge o solo em 1,75 s. Quando cai da mesma altura no satélite de Saturno, Enceladus, ela atinge o solo em 18,6s. Qual é a aceleração da gravidade em Enceladus?

Outros materiais