Buscar

RESUMO The Physician- O Físico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA 
Filme: The Physician
The Physician (O físico) é um filme de aventura lançado no ano de 2014 na direção de Philipp Stolzl. Baseado na obra literária de Noah Gordon, o filme possui sinopse para idade de 14 anos e conta com o seguinte elenco principal: Tom Payne ( Robert Cole, personagem principal) ; Ben Kingsley (Ibn Sina); Stellan Skarsgard (Henry Croft, o Barbeiro).A obra cinematográfica possui uma abordagem histórica, que fala sobre questões religiosas entre as religiões monoteístas mais famosas da atualidade, questões sociopolíticas, relacionados ao estudo na Medicina no século XI.							
 O filme se passa na Inglaterra e começa contando a história de Robert Cole, cuja mãe fora acusada de bruxaria pena igreja (Inquisição Católica) por ser uma mulher estudiosa. Certo dia, Robert ,ao colocar a mão em sua mãe, sente que a morte está chegando para ela, o que realmente acontece no dia seguinte. Estando órfãos, Robert e seus irmãos menores foram adotados e separados, de forma que Robert é adotado por um barbeiro chamado Henry Croft .O filme mostra algumas cenas em que Henry, ensina a Robert algumas de suas técnicas usadas para curar as pessoas, mas tudo não passava de uma grande farsa feita para vender receitas e tratamentos milagrosos, ou seja, um ponto positivo para a obra, pois essa passagem mostra como funcionava a Medicina Empírica naquele tempo, uma medicina baseada na experiência, que se opõe a medicina científica baseada em fatos.				Logo, Robert começou a se interessar pela medicina e foi aprendendo gradativamente como manipular ferimentos, fazer curativos, consultar as pessoas e principalmente a desconfiar dos métodos usados por seu tutor Henry, já que para ele, as doenças eram causadas por humores pecaminosos, que se davam a partir de pecados cometidos pelas pessoas. A partir de então, finalmente, Rob aos 19 anos decide ‘’aguçar’’ seu senso crítico seguindo sua carreira como barbeiro sozinho, por isso, optou por ir ao Oriente estudar a verdadeira Medicina com um famoso mestre. Até esse ponto, não havia nenhum empecilho, tirando o fato que ele era Cristão e deveria ir a um lugar cheio de Judeus, mas, felizmente, chegando lá, Rob começou a se misturar aos judeus e aprender um pouco de seus costumes e cultura, para conseguir permanecer infiltrado em um local que Cristãos não eram aceitos.		
No Oriente, Ibn Sina começa a ensinar Rob, e nota seu interesse nas práticas médicas e no dom em sentir a morte quanto toca as pessoas. Uma passagem marcante do filme é quando a Peste Negra começa a contaminar a população e Robert vai atrás dos corpos das pessoas mortas e nota que a doença é causada por uma infecção bacteriana causada por pulgas de ratos. Então, começam a eliminar os corpos e os ratos, o que fez a taxa de mortalidade reduzir significamente alguns dias depois. Cada vez mais, Ibn Sina, notava o quanto Rob era especial e o quanto se interessava pela medicina ,porém ,o jovem aluno não escondia o seu desejo de abrir os cadáveres para descobrir o que havia lá dentro, conhecer a anatomia do ser humano, sendo que todo conhecimento até ai era baseado por teorias e essa prática de dissecação humana era considerada pecado para igreja. Certo dia, quando um paciente de Rob morre, ele leva o corpo a um local escondido para dissecar seu corpo, surpreso, ele começa a desenhar as estruturas que encontrava em seu caderno – Infelizmente essas partes no filme se apresentam de forma bastante rápida e superficial – Ele não conseguiu esconder isso por muito tempo, sendo pego pelos Judeus e condenado a morte junto com seu professor Ibn, que nem havia feito parte daquele crime. No momento do cumprimento da sentença, os dois são salvos pelo Rei Isfahan, que sofria da ‘’doença dos lados’’ e estava morrendo. O rei condenou que ambos abrissem seu corpo para curar sua doença, afinal Rob sabia o que a doença fazia dentro do corpo. Assim, ele foi curado e Rob voltou para sua casa, com a missão de levar a cura para mais pessoas em nome de seu mestre Ibn. 
Quanto a adaptação cinematográfica, o autor consegue adaptar um livro de 600 páginas, em um curto período de tempo, o que implica na perda de alguns trechos importantes, que foram passados de forma bastante superficial. Porém, o aspecto sociocultural chamou atenção pela sua compatibilidade com o contexto histórico. É um filme de extrema importância para alunos de Medicina e amantes de uma boa história com premissas épicas.
REFERÊNCIAS:
FERNANDEZ,Alexandre.Épico desperta interesse, mas academicismo derruba 'O Físico'- Folha de São Paulo,2014.Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1529357-critica-epico-desperta-interesse-mas-academicismo-derruba-o-fisico.shtml> .Acesso em: 18 de Junho de 2017 – 10:45.

Outros materiais