Buscar

AV historia

Prévia do material em texto

Avaliação» HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5     Data: 30/08/2017 20:10:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201502122768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da educação é uma disciplina, ou melhor, uma área de conhecimento,  que busca compreender?
		
	
Resposta: Compreender a história da humanidade, o desenvolvimento cultural as relações sociais, desde o inicio da civilização.
	
Gabarito: Os processos que envolvem o desenvolvimento educacional no tempo e no espaço.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502121699)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na passagem do século XIX para o século XX, a vida nas cidades transformou o ser humano e suas relações sociais. O trabalho, o lazer, os comportamentos, as relações com a natureza, a política, a literatura, o tempo, enfim, o mundo material e cultural dos indivíduos foi profundamente afetado pela urbanização. Cite 2 consequências da urbanização ocorrida na passagem do século XIX para o século XX.
		
	
Resposta: Ouve uma grande mudança na educação, infelizmente ainda não está no padrão ideal, mas já mudou bastante hoje temos escolas públicas, laicas de ensino obrigatorio. No séc. XIX poucos eram os que desfrutavam do lazer, era muito trabalho, e na maioria trabalho escravo. Os patrões não davam valor as funcionarios, que trabalhavam por mais de 10 horas por dia.
	
Gabarito: Aumento da população urbana. As estruturas e serviços criados não conseguiram acompanhar a demanda. Uma parte da população não usufruiu dos avanços e benefícios dos serviços urbanos. Grandes contrastes entre cidades de diferentes continentes. A pobreza e a miséria convivendo com fartura.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502083545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Perguntas de um trabalhador que lê: "Quem construiu a Tebas das sete portas? Nos livros constam os nomes dos reis Os reis arrastaram os blocos de pedra? (...) A grande Roma está cheia de arcos de triunfos. Quem os levantou? (...) O jovem Alexandre conquistou a Índia. Ele sozinho? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu, além dele? Uma vitória a cada página. Quem cozinhava os banquetes da vitória? Um grande homem a cada dez anos Quem pagava suas despesas? Tantos relatos. Tantas perguntas". (Bertold Brecht 1898, 1956 ) No poema, há uma forte crítica a uma determinada maneira de se encarar a História. Assinale a única opção coerente com o pensamento de Bertold Brecht:
		
	
	Brecht, ao valorizar a ação de Frederico II, sintoniza-se com a visão marxista da História.
	
	Brecht resgata a importância dos homens simples no fazer histórico, sintonizando-se com o positivismo.
	
	Brecht identifica-se com a concepção dos Annales ao destacar a ação dos reis no processo histórico
	 
	Brecht mostra afinidade com a concepção marxista ao apontar a importância dos anônimos na construção da história.
	
	Brecht, ao destacar a importância da ação de Alexandre na conquista da Índia, aponta o papel fundamental dos grandes homens, coerente com o positivismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503151023)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A educação antes da escola era transmitida na linguagem oral, de pais para filhos, a educação se dava no dia a dia, não havendo ninguém em especial para ensinar. Enfim, aprendia-se a partir e nas ações coletivas da sociedade. Assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação antes da escola se deu no período contemporâneo;
	 
	A educação antes da escola se deu no período antigo
	 
	A educação antes da escola se deu no período medievo;
	
	A educação antes da escola se deu apenas nos países orientais
	
	A educação antes da escola se deu apenas nos países gregos e orientais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503125331)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a Idade Média, a educação organiza-se principalmente dentro dos mosteiros e para poucas crianças, na qual os clérigos utilizavam-se de dois métodos de ensino, o Quadrivium e o Trivium que eram baseados em:
		
	
	Quadrivium: astronomia, geometria e oratória; Trivium: filosofia, estudos bíblicos e oratória;
	
	Quadrivium: matemática geometria e filosofia; Trivium: estudos bíblicos e filosóficos;
	 
	Trivium: gramática, retórica, dialética; Quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música;
	
	Trivium: filosofia, música e retórica; Quadrivium: filosofia, exercícios físicos e matemática;
	
	Quadrivium: gramática, retórica e dialética; Trivium: filosofia, geometria e matemática;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502083150)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as características pedagógicas que, na antiguidade, distinguem Roma e Grécia, podemos afirmar que:
		
	
	as escolas romanas nada produziram que fosse possível educar os gregos, povos clássicos que fundaram a educação religiosa no ocidente, enquanto o protestantismo avançava na organização dos livros traduzidos para as bibliotecas públicas do ocidente.
	
	ambas se organizaram de forma a priorizar a guerra contra os povos pobres, impondo uma escola de filosofia, ciência e artes. No entanto, foram as escolas gregas que deram origem a educação no mundo ocidental;
	 
	na Grécia os alunos, nos estágios superiores, deviam se dedicar aos complexos estudos da metafísica, enquanto os romanos adotaram uma postura voltada para o cotidiano e para a ação política;
	
	em Roma os alunos, nos estágios superiores, deviam se dedicar aos complexos estudos da metafísica, enquanto os europeus adotaram uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano e para ação política;
	
	a escola fundada na Grécia formou matemáticos e filósofos que educaram os soldados, possibilitando a invasão de Roma. Porém, tais escolas ficaram esquecidas no tempo, pouco servindo como inspiração ao modelo ocidental;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502709084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com educação a citação abaixo
 
"Por volta do século XII, a mesma dinâmica urbana, que entre, outras coisas, pôs em xeque o poder dos bispos como administradores das cidades trouxe também conflitos para a administração do ensino. Surgirão então conflitos entre os representantes locais da igreja e a comunidade mestres e alunos. Dessa maneira, também estes vão se organizar para a administração autônoma dos seus estudos." (VEIGA; 2007, p. 18)
De acordo com os estudos da historiadora Cintya Veiga, a partir do século XII, em virtude do desenvolvimento urbana em algumas regiões da Europa Ocidental, o poder da igreja sobre as instituições de ensino se enfraqueceu, o que deu origem a um novo tipo de estabelecimento de ensino. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente esse novo tipo de estabelecimento.
		
	 
	As universidades.
	
	As escolas sacerdotais.
	
	As escolas leigas.
	
	As escolas paroquiais.
	
	As escolas monásticas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503057790)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia Atentamente as assertivas abaixo:
I) Ao traduzir a bíblia, Lutero e seus seguidores pretendiam que o povo tivesse acesso direto aos ensinamentos bíblicos sem o intermédio da Igreja Católica. Rejeitou, dessa forma, o clero católico e negou a infalibilidade do papa. Conservou apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Estabeleceu a simplicidade na cerimônia religiosa, que poderia ser dirigida por um pastor e limitar-se à leitura da bíblia, às orações, aos sermões e aos hinos.
II) No momento em que a Reforma Protestante mostrou que realmente era capaz de ameaçar o poder estabelecido pela Igreja católica e que além de religioso o movimento também era político e cultural, a Igreja movimentou-se buscando maneiras de perpetuar sua força.
III) A reforma religiosa pode ser observada com uma resposta as necessidades espirituais de uma cristandade inquieta e angustiada, que não via na liturgia nem na da dogmática católicauma saída para seus problemas. A Igreja não conseguia mais atender as necessidades dos fiéis e reverter este quadro caótico. A exigência de uma reforma interna, de uma regeneração das práticas e dogmas tornava-se cada vez mais clara.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	C) II e III somente;
	 
	D) I, II e III estão corretas;
	
	A) I e II somente;
	 
	B) Somente a alternativa III;
	
	E) Somente a alternativa II.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502083155)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria L. A. Aranha - no seu livro: História da educação e da pedagogia: geral e Brasil, 2007, p. 96, ed. Moderna - lembrando as palavras do professor Dermeval Saviani, afirma que por muito tempo predominou no Brasil a educação jesuítica inspirada na tradição greco-romana. Educação trazida dos cristãos medievais europeus com influência do Renascimento e da Idade Moderna. O conteúdo desse tipo de ensino foi o Trivium. O Trivium se marcou:
		
	
	como curso Profissionalizante - com duração de seis anos - priorizando os ofícios artesanais, fabris e técnicos.
	
	como curso de Lógica - com duração de seis anos - priorizando a Álgebra, a Aritmética e a Geometria;
	
	como curso de Lógica - com duração de seis anos - priorizando apenas a Matemática;
	
	como curso de Humanidades - com duração de seis anos - priorizando a Gramática, a Dialética, a Retórica e a Artes Teatrais;
	 
	como curso de Humanidades - com duração de seis anos - priorizando a Gramática, a Dialética e a Retórica;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502918096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	2. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento representativo de um movimento que visava grandes mudanças na educação brasileira. Teve como signatários grandes nomes da Educação brasileira da época como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho. Esse movimento foi inspirado em ideias de um movimento existente na Europa e Estados Unidos. Que movimento foi este que propôs tantas mudanças para a Educação?
		
	 
	Movimento da Escola Nova
	
	Movimento da Educação Popular
	
	Movimento da Educação Tradicional
	
	Movimento da Pedagogia Libertadora
	
	Movimento da Educação para o Trabalho

Continue navegando