Buscar

AULA3e5 DT (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO DO TRABALHO I
CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES
DIREITO
2017/1
Prof. Leonardo Sanguanini
UNOESC/JOA 11.940
OAB/SC 27.416
*
*
CONTINUIDADE DA RELAÇÃO DE EMPREGO
	Art. 10 - Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
	Art. 448 - A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos      empregados.
*
*
	Acórdão-3ªC RO 0008607-46.2012.5.12.0026 SUCESSÃO DE EMPREGADORES. Conforme exegese dos arts. 10 e 448 da CLT, para que reste configurada a sucessão de empregadores, necessária a ocorrência do repasse do estabelecimento, compreendido este como o conjunto dos bens necessários para assegurar a continuidade econômica da empresa sucedida.
*
*
PRIMAZIA DA REALIDADE
Duelo entre a prova documental e os fatos narrados (depoimento do reclamante e testemunhas);
Convicção do juiz;
Contradita testemunhal;
Art. 818 - A prova das alegações incumbe à parte que as fizer.
*
*
	Ementa: TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES BANCÁRIAS. EMPREGADOS EQUIPARADOS AO BANCÁRIO. Tendo em vista o exercício de atividades manifestamente análogas à dos trabalhadores em bancos, o empregado de empresas terceirizadas devem ser a eles equiparados para fins de usufruir das vantagens previstas nas normas convencionais. As diferenças de objeto social e da personalidade jurídica entre os bancos e as empresas de terceirização não se sobrepõem à realidade das atividades desenvolvidas pelo trabalhador. Aplicação dos princípios da proteção e da primazia da realidade, do não-retrocesso social e da função social do contrato.
	Ementa: PAGAMENTO DE SALÁRIO EXTRAFOLHA. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. As estipulações contratuais geram um valor de presunção que pode ser afastado diante da realidade comprovada dos fatos. Configura-se direito do trabalhador ver reconhecida a realidade de sua relação laboral, independentemente da forma que se tenha buscado para encobri-la. 
 
*
*
PROTEÇÃO
Aplicação do ordenamento jurídico independente de sua hierarquia;
Aplicação da norma mais benéfica;
In dúbio pro operario;
Condição mais benéfica;
Conceito de hipossuficiência: CDC
*
*
APLICAÇÃO DA NORMA
Princípio da irretrotatividade;
Proteção ao ato jurídico perfeito e acabado;
Tempo da norma: contratos de trabalho em vigência;
Entendimento Sumular: possibilidade de retroagir na forma mais benéfica.
*
*
	Ementa: CONVENÇÃO COLETIVA. FORÇA NORMATIVA. PERÍODO DE VIGÊNCIA. IRRETROATIVIDADE. Os direitos instituídos por meio de convenção coletiva celebrada entre as entidades sindicais representativas das categorias profissionais e econômicas constituem um complexo de autênticas normas jurídicas. Possuem conteúdo normativo que merece prevalecer quando nenhum direito básico restar vulnerado. Todavia, somente passam a obrigar as partes convenentes a partir da data de sua vigência, descabendo sua aplicação retroativa, porquanto absolutamente destituída de respaldo legal. 
*
*
Antes da CLT: Locação de serviços - Código Civil 1916;
O Contrato de Trabalho é um compromisso recíproco entre empregado e empregador, onde existe um acordo entre as partes, culminando em uma relação de trabalho, que, sendo bilateral implica obrigações recíprocas;
Requisitos: art. 2º e art. 3º CLT
CLT, Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
CONTRATOS DE TRABALHO
*
*
Verbal: Apenas anotação na CTPS;
Escrito: vínculo empregatício reconhecido;
Por tempo indeterminado: Regra geral, presunção laborativa;
Por tempo determinado:
	Art. 443, § 1º - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada. 
ESPÉCIES DE CONTRATOS
*
*
PRAZO E PRORROGAÇÃO:
	Art. 445, CLT. O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451.
	Art. 451, CLT. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
SUCESSÃO CONTRATUAL:
	Art. 452. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou realização de certos acontecimentos.
*
*
Anotação obrigatória na CTPS;
Rescisão Contratual: fim do termo ou antecipada;
AVISO PRÉVIO: não cabe nos contratos a termo, exceto nos casos de previsão contratual.
	Art. 481, CLT. Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
PARTICULARIDADES
*
*
RESCISÃO ANTECIPADA:
	Art. 479, CLT. Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.
	Art. 480, CLT. Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.
	§ 1º A indenização, porém, não poderá exceder a que teria direito o empregado em idênticas condições.
*
*
OBJETIVO: prova de aptidões;
	- Diverso do contrato de aprendizagem;
	- Diverso do contrato temporário;
PRAZO: máximo de 90 dias;
Art. 445, Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias.
	- Prorrogação e sucessão: Regra geral – 452 da CLT;
	- CTPS: Necessidade de anotação, mas não o anula caso seja pactuado de forma verbal;
Aviso prévio: Súmula 163 do TST: RA 102/1982, DJ 11.10.1982 e DJ 15.10.1982 - Ex-Prejulgado nº 42 - Mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Aviso Prévio - Contrato de Experiência. Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do Art. 481 da CLT.
CONTRATO DE EXPERIÊNCIA
*
*
OBJETIVO: Diminuição do trabalho informal, desemprego, contratação a termo de forma abusiva;
	Art. 1°. As convenções e os acordos coletivos de trabalho poderão instituir contrato de trabalho por prazo determinado, de que trata o art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, independentemente das condições estabelecidas em seu § 2º, em qualquer atividade desenvolvida pela empresa ...
Autorização para todos os setores e finalidades;
Somente mediante acordo ou convenção coletiva;
Vedações: aplicação a funcionário público;
Registro: Obrigatório e com a indicação da contratação mediante a referida lei.
LEI Nº. 9.601/98 – CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO
*
*
FORMA: sempre por escrito;
SALÁRIOS: iguais aos demais empregados, independente da forma de contratação destes;
PRAZO: Máximo de 02 anos;
	- PRORROGAÇÃO: inobservância do art. 451: sem limites;
	- SUCESSÃO: sem a observância de carência. 
A inobservância dos requisitos previsto na Lei n° 9.601/98 transforma automaticamente o contrato por tempo determinado em indeterminado;
RESCISÃO ANTECIPADA: indenização estabelecida na negociação coletiva, ainda respeitado os casos do art. 481 da CLT, referente a possibilidade ou não do aviso prévio;
PECULIARIDADES
*
*
	Art. 2º - Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços.
OBJETIVO: suprir demanda e/ou diminuição de capacidade
laboral.
PRAZO: CLT – 03 MESES
		 ATUALMENTE: 09 MESES – Portaria 789 do MTE
	Art. 10 - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
	
	- Prorrogação e sucessão: Regra geral – art. 451 e 452 da CLT;
	
LEI Nº. 6.019/74 
CONTRATO TEMPORÁRIO
*
*
EMPREGADA DOMÉSTICA
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº. 72/2013
LEI COMPLEMENTAR Nº. 150/2015
	1. Aspectos gerais: Base Celetista;
	2. Peculiaridades:
	- Registro e controle de jornada;
	- Acompanhamento em viagens: Adicional;
	- FGTS: 8% + 3,2% - Multa fundiária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando