Buscar

Introdução à Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

P1 PSICOFARMACOLOGIA
1. FARMACOLOGIA
Estudo da interação de uma substância química com o sistema biológico de maneira a provocar uma resposta biológica benéfica. O conhecimento de como as drogas interagem com os componentes do corpo para produzir efeitos terapêuticos.
2. TERMOS EM FARMACOLOGIA
1. Droga: matéria-prima de origem animal, mineral ou vegetal que contém uma mistura de substâncias químicas que poderão ou não ser aplicadas na Medicina. Segundo a OMS é qualquer substância não produzida pelo organismo que atua sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento. Ex.: LSD, cogumelo.
2. Fármaco: uma sustância que apresenta estrutura química definida. Ex.: cloridrato de sertralina (assert). Nem toda droga é um fármaco porque nem toda droga é capaz de produzir um efeito benéfico. Mas todo fármaco é uma droga.
3. Medicamento: fármaco pronto para ser comercializado. Contém uma ou mais substâncias químicas e é utilizado para prevenir ou tratar problemas de saúde. Ex.: assert (cloridrato de sertralina).
4. Remédio: tudo que melhora a qualidade de vida de um indivíduo e promova saúde podendo ou não conter substâncias químicas. Ex.: exercícios físicos, psicoterapia, viagens a lazer.
3. FARMACOCINÉTICA
Estudo da movimentação e destino do fármaco no interior do organismo. Abrange 4 parâmetros. 
> Compreende fenômenos como absorção, distribuição, metabolismo e excreção de uma droga, estando na dependência das características químicas da molécula do princípio ativo e dos adjuvantes utilizados na preparação da forma farmacêutica. 
4. PARÂMETROS FARMACOCINÉTICOS
Absorção (intestino): período que vai desde o contato do fármaco até a chegada do mesmo na circulação geral.
Distribuição (sangue): transferência do fármaco para o local de ação (o fármaco é distribuído aos poucos para o local ou sítio de ação). No sangue, o fármaco se encontra ligado a uma proteína chamada albumina, a qual é responsável por segurar o fármaco mais tempo no sangue e/ou organismo de maneira a liberá-lo de forma gradativa para o sítio ou local de ação.
Metabolismo (fígado): conjunto de reações químicas que o fármaco sofre ao se preparar para ser eliminado. Quando o fármaco passa pela 1ª vez pelo fígado e escapa de ser metabolizado, este efeito recebe o nome de Efeito de Primeira Passagem Metabólica.
Excreção (rins): saída do fármaco do organismo (geralmente o fármaco apresenta eliminação renal através da urina).
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
É a estrutura orgânica do corpo que o fármaco entra em contato para ser absorvido. Para que um fármaco tenha efeito no organismo ele precisa chegar até o local de ação.
Via oral: processo = boca > esôfago > estômago > intestino (maior órgão absorvedor) > fígado (maior órgão metabolizador) > pulmão > coração > circulação geral. Todo e qualquer fármaco administrado por essa via sofre metabolismo de primeira passagem no fígado. Logo, os fármacos administrados por via oral não serão 100% biodisponíveis (perde uma fração ativa do fármaco, 50%).
> A administração oral exige que o paciente não esteja com náuseas.
> Vantagens: boa aceitação e acessibilidade, várias formas farmacêuticas, fácil administração, mais segura.
> Desvantagens: difícil de engolir para alguns, gosto desagradável, inviável em indivíduos em coma.
2. Via sublingual: processo = abaixo da língua ou parede das bochechas > via cava > circulação geral. Produz uma resposta rápida. Não existe a etapa de absorção e de metabolismo de 1ª passagem. Passa diretamente para a circulação geral. Todos serão 100% biodisponíveis.
> Vantagens: fármaco 100% biodisponível, ação praticamente imediata, útil em pacientes em coma.
> Desvantagens: invasiva pode ocorrer irritação e dor, pouca aceitação, risco elevado de intoxicação, necessita de um profissional treinado.
> Vias de administração alternativa como intravenosa, intramuscular, sublingual e via retal podem ser usadas para a administração de medicamentos. Essas vias evitam o efeito de primeira passagem, pois permitem que a droga seja absorvida diretamente na circulação sistêmica.
> Via endovenosa (EV) ou intravenosa (IV) possui um efeito rápido e imediato, pois é aplicada diretamente na corrente sanguínea: pulmão > coração > circulação geral.
> Via intramuscular exige técnica estéril.
> Inalação proporciona acesso rápido (e não lento) à circulação.
3. Receptor do fármaco: é o sítio de ligação de um fármaco com a finalidade de promover uma resposta biológica. O fármaco é incapaz de atuar, a não ser que se ligue inicialmente a um receptor.
6. FARMACODINÂMICA
É o estudo da interação do fármaco com o seu receptor (essa interação recebe o nome de mecanismo de ação). Ela estuda os mecanismos de atuação dos fármacos no organismo. Como o organismo interage com seus receptores.
Ex.: o mecanismo de ação da sertralina é a inibição seletiva da recaptação da serotonina.

Outros materiais