Buscar

Reportagem INTERNET (EaD)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A INVENÇÃO DA INTERNET
	A Revolução Digital
�
Marcos Antonio T. da Costa - 1245516
Polo de Boa Viagem - Recife
A revista Época publicou em fevereiro de 2013, o artigo de autoria de Marcos Coronato e Felipe Pontes que indicava, por meios de pesquisas realizadas em diversas universidades estrangeiras, a atual falta de criatividade nas invenções em beneficio da Humanidade.
Para os articulistas, invenções do passado, como a machadinha de pedra lascada ou a lâmpada elétrica foram mais importantes que os atuais e práticos smartfones. 
Não há duvidas que sem a machadinha de pedra a humanidade teria sofrido perdas no seu avanço evolutivo, pois seria mais difícil caçar animais e assim sobreviver no ambiente hostil da pré-história. Quem sabe até a própria raça humana não tivesse sobrevivido. Outras invenções que surgiram sem um precedente e também mudaram a realidade e foram a base para que outras milhares de criações surgissem, em benefício do Homem. Basta pensar que dos motores à vapor, passando pelos automóveis e aviões, hoje temos foguetes tripulados e chegamos à Lua.
No entanto, será que não tivemos uma grande invenção que mudou a realidade nos últimos 40 anos?
Acredito que nós tivemos!
O mundo globalizado e altamente interligado hoje não seria real se a internet não tivesse sido criada. 
A internet teve sua gênese em 1969, com a finalidade de uso militar por parte dos Estados Unidos, que temiam um ataque dos soviéticos no período da guerra fria. A obtenção da supremacia na exploração dos meios de comunicações era um fator primordial para a segurança do país, e para isso, era necessário criar um sistema que mantivesse intactos as informações militares por meio de compartilhamento entre bases militares ou outros organismos estatais. Caso um deles fosse atacado, outros permaneceriam com as informações arquivadas por esse sistema.
Então, foi criado o sistema ARPANET, pelos mais renomados engenheiros militares e civis dos EUA. 
Com a diminuição da tensão entre os norte-americanos e os soviéticos, na década de 1970, o pentágono autorizou a entrada das universidades do país no sistema ARPANET, desde que tratassem de estudos sobre a defesa. Isso facilitou o compartilhamento de informações e a facilidade de comunicação.
Com a entrada de mais membros no sistema, foi necessário dividi-lo em dois. O voltado para os assuntos militares foi chamado de MILNET. ARPANET continuou com o uso das universidades.
Com a difusão cada vez mais rápida nos centros de estudo, os computadores também evoluíam. Foi quando surgiram os primeiros computadores pessoais, os IMAC, criados por Steve Jobs. Em 1982, o IP (Internet Protocol) foi criado e a ideia de uma internet como rede mundial foi lançada.
Em 1995, a ARPANET já não existia, bem como qualquer sistema estatal que, de certa forma, controlava a rede. Já havia um acesso comercial em meados dos anos 1980, nos EUA, Europa e Ásia, mas com restrições de valor e tecnologia. Foi quando a internet começou a ser comercializada dentro dos EUA de forma mais intensa, e aí sua expansão se tornou mundial.
Ao longo desses 22 anos, foi criada a WWW (world wide web), que favoreceu a criação de sites, emails começaram a se tornar parte da rotina das pessoas, blogs, conteúdos de livros, revistas, jornais começaram a se tornar disponíveis instantaneamente no mundo, fóruns de discussões fomentaram pesquisadores, bibliotecas começaram a disponibilizar seus livros digitalmente, sites de compras on line modificaram a forma de comércio no mundo, chamadas por imagem permitiam não somente falar, mas também ver as pessoas em qualquer lugar.
Em meados dos anos 2000 foram criadas as redes sociais, onde cada pessoa poderia se interligar com milhares ou milhões de outras, o que mudou as relações sociais e forma de compreender a intimidade. 
Bancos fazem suas transações pelo computador, depois pelos smartfones, que evoluíram dos velhos celulares para microcomputadores de mão, principalmente pelo avanço veloz da internet. Sistemas de mensagens como o whatssap, twiter e telegram enviam recados, imagens e chamadas de voz de forma segura e rápida. Canais de TV, vídeos e filmes estão disponíveis em qualquer hora, como o youtube e netflix.
Fotos, voz e notícias são rapidamente difundidas em questão de segundos ou minutos pelo mundo, por meio da internet, que agora funciona em qualquer lugar, com o uso das bandas largas.
Apesar das dificuldades existem em alguns lugares do mundo para ter acesso à internet, mais de 2,5 bilhões de pessoas usam o serviço em todo o Planeta, um número 100 vezes maior do que em 1995, quando sua comercialização iniciou nos EUA. A internet está presente em 92% das escolas norte-americanas. Hoje uma criança de dois anos já possui um tablete com acesso à internet, trocando, muitas vezes, as brincadeiras de rua pela tecnologia.
Aqui no Brasil, dados de 2016 dizem que 58% (102 milhões) da população utiliza a internet, no trabalho, em casa ou na escola. Crescimento de 5% em relação à 2014.
Ainda é cedo para dizer que esta invenção está em pé de igualdade com outras criações do passado. Mas é inegável que a Internet mudou a nossa realidade ao aproximar pessoas em todo o mundo, ao modificar as relações comerciais, ao facilitar a possibilidade de estudar e ensinar e ao criar uma percepção de mundo um pouco mais igualitário, pois todos podem ter acesso à informação, ao conhecimento e à comunicação.
 Inovações e tecnologias e as transformações sociais.
Referências:
- Castell, Manuel. A galáxia da Internet. Zahar.
- Leiner, Barry et all. Breve história da Internet.

Continue navegando