Buscar

TG IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A reunião de pais (ou responsáveis) é fundamental para o desenvolvimento das crianças individual e em classe como um todo, pois ela deve funcionar como "ponte" de ligação entre escola e casa.Pois o comportamento da criança e sua aprendizagem estão muito relacionados ao ambiente e educação que recebem em casa.
 Uma das primeira coisas que faria na reunião seria enfatizar a evolução da classe como um todo em seu aprendizado, demonstrando aos pais o que está sendo ensinado as crianças, as expectativas e os resultados, sempre argumentando a importância da participação ativa dos pais na vida escolar do filho, deixando brechas para que elogiem algo que o filho tenha aprendido, que questionem algo em que tenham dificuldades, criando assim um vínculo afetivo mesmo que momentâneo entre pais e professor, já que os pais ou responsáveis sentem-se à vontade e parte de um todo, interagindo entre sim e com o professor, deixando-os assim mais confortáveis, pois sentem que não estão ali para colocarem seu filho em julgamento, mas para acompanharem sua evolução como aluno, como pessoa.
 Criado esse vínculo, tendo conquistado a atenção dos pais, começaria de forma branda a abordar as dificuldades, as rebeldias, sempre enfatizando que tudo faz parte do processo normal da criança e que é nossa responsabilidade de pais e professores direcionar e orientar à criança da melhor forma que pudermos, sempre respeitando as suas limitações e corrigindo seus erros. Também é válido dar exemplos de superação de outros que tiveram os mesmos problemas e conseguiram dar a volta por cima. É muito importante dar espeço para que os pais ou responsáveis façam perguntas e tentar respondê-las da forma mais adequada possível.
 Encerraria a reunião agradecendo pela presença e deixando a escola de portas abertas para qualquer dúvida, e pedindo para que se tornem parte ativa na vida escolar do filho.Em seguida pediria aos pais ou responsáveis dos alunos mais problemáticos que aguardassem para que particularmente de forma a não constranger nem pais nem aluno pudéssemos discutir sobre seu comportamento, seu desempenho e suas possíveis causas, tentando dessa forma família e escola tentar encontrar uma solução em parceria para o bem da criança. 
 
 Ainda assim nem sempre será possível a colaboração dos pais para com a criança, já que muitos vêm de lares totalmente desestruturados e sem nenhum interesse para com a criança. Mas certamente nós como professores e na posição de educandos devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proporcionar à criança segurança e confiança para estudar. Já que muitas vezes a única pessoa que está interessada na aprendizagem daquela criança somos nós e ela mesmo. Cabe a nós sem distinção cumprirmos nosso papel e fazer de tudo para que a criança saia dali com todo o conhecimento que puder carregar.

Continue navegando