Buscar

Base de pesquisa de PDTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metodologias construtivistas
Também conhecidas como Humanistas, que têm em sua base pedagógica inserir o aluno no processo da aprendizagem, ao invés de simplesmente fazê-los serem receptores de informações. Para MIZUKAMI, 1986, o enfoque do aprendizado está no aluno, sem que esse fato signifique nativismo ou apriorismo puro, às crianças com o convívio com o meio adquirem as características que estão permeadas nesse ambiente, ou seja, a Abordagem Humanista do enfoque nas relações interpessoais e ao crescimento que se resulta dessa interação. Também se dá enfoque na personalidade do indivíduo e nos seus processos de organização social. Nesse aspecto entramos no ambiente de "Pinóquio as Avessas", onde Felipe, um menino muito inteligente e como toda criança, curioso, não via à hora de começar estudar, contudo Felipe entra em uma escola com premissas de ensino Tradicionais, ou seja, uma escola onde o professor tem o monopólio da informação, cabendo a e Le e a equipe pedagógica da instituição d Metodologias construtivistas, definirem o que é relevante ou não para o aprendizado dos alunos, ao contrário da Abordagem Humanista, onde se poderia aproveitar toda a curiosidade e interesse da criança, ao invés de suplantá-la. O livro mostra todos estes elementos com uma clareza incrível, além de apontar para o perigo que correm as crianças ao ingressarem em escolas que tenham como o foco do ensino nesse tipo de metodologia, que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, tentando formatá-las em um sistema educacional rígido. À grande maioria da população quando o assunto é “escola” logo associam a imagem de uma sala em fileiras, onde o professor fica em uma grande mesa no centro da sala e ali somente determina quais conteúdos os alunos receberão, desprezando completamente quaisquer conhecimentos que eles possam ter. Entretanto existem modelos pedagógicos que discutir da dessa maneira pragmática de ensino, dando uma alternativa viável e bem mais eficaz de ensinar. 
Sistemas Pedagógicos Educacionais 
Abordagem Tradicional 
A Abordagem Tradicional baseia-se em um cenário em que o professor é o detentor de todo o conhecimento, sendo o responsável por transmite-luz aos alunos geralmente de forma padronizada, verba lista e formal. O aluno tem o papel de receber toda essa informação passivamente, de escutar, assimilar, memorizar e aplicar tudo que lhe ensinado, ainda que determinadas matérias não seja necessariamente de seu interesse. E importante ressaltar que os além os são obrigados a seguir todas as diretrizes que o professores acreditem serem as adequadas, já que eles têm total autonomia para escolher a metodologia, critério de avaliações e o conteúdo a ser lecionado. Por esse ângulo se observa uma educação índice dualista que não favorece os trabalhos e trocas de informações em grupo, também não viabiliza muito processo refletivo e criativo, o objetivo é sempre a quantidade de informação armazenada. Fica claro que a personagem do livro Pinóquio as Avessas, desde pequeno foi Influenciado pelos pais a ir à escola, pois sem ela o garoto não teria nenhum Conhecimento. O pai do personagem sempre dizia que na escola ele teria a resposta para todas as suas perguntas, criando assim uma expectativa de que ele pudesse aprender coisas novas e saciar a sua curiosidade. Na escola o personagem descobre que nenhuma de suas perguntas seria respondida, a não ser que fossem sobre a matéria dada pelo professor, e fez com que a curiosidade e a vontade de aprender sobre tudo que ele gostava fossem diminuindo e em seu lugar foi criado um comportamento padrão. O resultado disso são pessoas que abdicam de suas próprias decisões, que deixam seus sonhos de lado, vivendo assim da forma como lhes foi imposto, e fez com que a curiosidade e a vontade de aprender sobre tudo que ele gostava fossem diminuindo e em seu lugar foi criado um comportamento padrão o resultado disso são pessoas que abdicam de suas próprias decisões, que deixam Seus sonhos de lado, vivendo assim da forma como lhes foi imposto.
Abordagem Comportamental 
A Abordagem Comportamental acredita que através da recompensa e reforços tanto positivos como negativos, estimulando de forma natural, porém previamente programado, o aluno responde a um propósito externo. Usa reforços positivos para aumentar a freqüência respostas corretas e negativas para diminuir as das erradas. Os reforços são efetivos quando assumem forma de valorização, incentivo, observar as características dos alunos, desenvolverem a autoconfiança, premiar o aluno em tarefas complexas estimulando-o. Considera o meio responsável pelo Comportamento do individuo, condicionando repetidas vezes o aluno, ele respondera de forma esperada ao estimulo correto. É feito um planejamento da aprendizagem, seqüência das atividades, seguindo uma linha linear e orientada. O professor deve planejar e controlar a aprendizagem para um maior desempenho dos alunos. Na abordagem comportamentalista o sistema é de recompensa. A cada atividade realizada, o aluno recebe prêmios como pontos, estrelinhas, que no final, somam-se todos os pontos para uma nota boa na escola, a abordagem acaba gerando competitividade entre os alunos e conseqüentemente, alguns acabam excluídos, gerando assim uma diferença na sala que não é saudável para o ambiente escolar, onde se molda o perfil do aluno para a vida adulta. Caso a personagem do livro Pinóquio às Avessas tivesse sido educada com esta abordagem, o resultado não seria muito diferente da primeira abordagem, tirando o fato de fazer as atividades pela satisfação de ganhar pontos extras e que seria mais competitivo.
Abordagem Humanista 
Abordagem humanista tem como principal objetivo o desenvolvimento da personalidade do aluno na capacidade dele viver integrado e individualmente, no seu emocional e adaptar-se a novas situações e problemas, discernimento, colaboração e aplicação de tudo que foi aprendido, procurando facilitar e possibilitar o aprendizado que melhor se adéquam ao ano.
Essa abordagem tem como foco principal formar uma pessoa capaz de tomar suas próprias decisões e busca fazer com que o professor e aluno aprendam um com o outro, pois ela faz com que ambos passem para o outro um pouco daquilo que sabem, e com isso os alunos não se tornam dependentes de seus professores para adquiri-la conhecimento, pois eles são incentivados e se aprofundar nos assuntos que são de seu interesse, para que sejam capazes de transmitir conhecimento. Os professores precisar ter três características para ter bons resultados: serem congruentes; empáticos e respeitosos com seus alunos, isso trará um estreitamento nas relações que favorecerá a o ensino. Se esse método fosse utilizado com a personagem do livro Pinóquio ás Avesso não teria que deixar os assuntos que eram de seu interesse de lado, para aprender somente aquilo que era imposto por seu professores, pois a abordagem Humanista tem como objetivo incentivar os alunos a buscarem informações sobre determinados assuntos, para que não só o professor possa transmitir conhecimento para o aluno, mas sim para que ambos possam aprender um com o outro.

Continue navegando