Buscar

I - Região Oral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Região Oral
Resumo I: Anatomia dos Sistemas
Região Oral: Compreende a cavidade oral, os dentes, a gengiva, a língua, o palato e a região das tonsilas palatinas. Na cavidade oral, o alimento é digerido e preparado para a digestão no estômago e no intestino delgado. A deglutição é iniciada voluntariamente na cavidade oral, depois o bolo alimentar é empurrado também voluntariamente para a faringe onde se inicia a fase involuntária. 
Cavidade Oral: É nela que se sente o sabor dos alimentos e bebidas. É composta pelo vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca. O vestíbulo da boca é espaço entre os dentes e a gengiva e os lábios e as bochechas. Já a cavidade é limitada anterior e lateralmente pela arcada dentária, o teto é formado pelo palato. Posteriormente, a cavidade oral se comunica com a faringe e quando a boca está fechada e em repouso a língua ocupa totalmente a cavidade oral.
O tamanho da rima da boca é controlado por músculos periorais da boca. Componente esfinctérico (único): esfíncter da rima da boca – m. orbicular da boca e os componentes dilatadores: bucinador, risório, depressores e levantadores dos lábios. 
Lábios: Estende-se dos sulcos nasolabiais e narinas lateral e superiormente até o sulco mentolabial inferiormente. Eles contêm o m. orbicular da boca e mm., vasos e nervos dos lábios superior e inferior. Cobertos externamente por pele e internamente pela túnica mucosa. Função: usados para apreender o alimento, sugar líquidos, manter o alimento fora do vestíbulo da boca, produzir fala e osculação (beijo). Inervação: O lábio superior é suprido pelos ramos labiais superiores dos nervos infraorbitais (do NC V2) e o lábio inferior é suprido pelos ramos labiais dos nervos mentuais (do NC V3).
Bochechas: São paredes móveis da cavidade oral e seus principais mm. são os bucinadores (este músculo é atravessado pelo ducto da glândula parótida). Várias pequenas glândulas bucais situam-se entre o bucinador e a mucosa. Superficialmente aos mm. bucinadores encontram-se os corpos adiposos da bochecha. Estes estão situados próximos ao grupo parotídeo e se comunicam com a fossa infratemporal, a partir dessa fossa é possível se chegar à cavidade média do crânio. Tal informação é importante para entender a disseminação de algumas inflamações (Ex: espremer uma espinha). Inervação: ramos bucais do nervo mandibular. 
Gengiva: são formadas por tecido fibroso coberto por mucosa. Gengiva propriamente dita – gengiva labial superior e inferior (firmemente presa aos processos alveolares); é rósea, pontilhada e queratinizada. Gengiva livre – abaixo da primeira; é vermelho-brilhante, não queratinizada.
 Dentes: função – cortar, reduzir e misturar o alimento à saliva; ajudar sua própria sustentação nos alvéolos dentais, participar da articulação (fala). Estão inseridos nos alvéolos dentais. Pode ser decíduo (primário) ou permanente (secundário), as crianças possuem 20 dentes decíduos e os adultos 32 permanentes (4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares). A superfície mastigatória é a face oclusal. Um dente tem a coroa, colo e a raiz.
Palato: forma o teto curvo da boca e o assoalho das cavidades nasais. Separa a cavidade oral das cavidades nasais e da parte nasal da faringe. A face superior (nasal) é coberta por mucosa respiratória e a face inferior (oral) coberta por mucosa oral, densamente povoada por glândulas. Profundamente à mucosa há glândulas palatinas secretoras de muco. Na linha mediana, posterior aos dentes incisivos maxilares, está a papila incisiva. Irradiando-se lateralmente a partir da papila incisiva há várias pregas palatinas transversas paralelas, elas ajudam na manipulação do alimento durante a mastigação. Rafe do palato indica o local de fusão dos processos palatinos embrionários. 
Palato duro (anterior): tem formato de abóbada (côncavo), o espaço é ocupado pela língua quando está em repouso. Esqueleto ósseo: processo palatino da maxila (2) e lâmina horizontal do palatino (2). O nervo palatino maior inerva a maior parte do palato duro e o nervo nasopalatino supre a mucosa da parte anterior do palato duro. 
Palato mole (posterior): não tem esqueleto ósseo, mas a sua parte aponeurótica anterior é reforçada pela aponeurose palatina que se fixa a margem posterior do palato duro. Na parte posteroinferior o palato mole tem margem livre curva da qual pende um processo cônico, a úvula. Durante a deglutição, primeiro o palato mole é tensionado para permitir que a língua seja pressionada contra ele, levando o bolo alimentar para a parte posterior da boca. Em seguida, o palato mole é elevado posterior e superiormente contra a parede da faringe, impedindo, assim, a entrada de alimento na cavidade nasal. Na parte lateral, o palato mole é contínuo com a parede da faringe e é unido à língua e à faringe pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo. Músculos do palato mole: Tensor do véu palatino (único inervado pelo nervo pterigoideo medial – ramo do nervo mandibular – através do gânglio ótico), levantador do véu palatino, palatoglosso, palatofaríngeo, músculo da úvula (inervados peloramo faríngeo do nervo vago através do plexo faríngeo) (ver quadro pág 929).
As fauces (L. garganta) são o espaço entre a cavidade da boca e a faringe. O limite superior é o palato mole, o inferior a língua e o limite lateral são os pilares das fauces, os arcos palatoglosso e palatofaríngeo. O istmo das fauces é o espaço estreito e curto que faz a conexão entre a cavidade própria da boca e a parte oral da faringe. O limite anterior do istmo são as pregas palatoglossas e o posterior as pregas palatofaríngeas. As tonsilas palatinas são massas de tecido linfoide, uma de cada lado da parte oral da faringe. Cada tonsila está localizada em uma fossa tonsilar limitada pelos arcos e pela língua. 
Língua: Uma parte está localizada na cavidade oral e a outra na parte oral da faringe. Funções: articulação (fala), compressão do alimento e parte da deglutição, mastigação, paladar e limpeza da boca. É dividida em raiz (encontra-se do V lingual – sulco terminal - para trás), corpo e ápice. O corpo e o ápice são muito móveis. Dorso da língua: face mais externa, superior. A face inferior descansa sobre o assoalho da boca. O dorso da língua é caracterizado por um sulco em forma de V, o sulco terminal, cujo ângulo aponta posteriormente para o forame cego. A parte posterior pós-sulcal está na parte oral da faringe e a anterior está na cavidade própria da boca. Um sulco mediano separa a parte anterior em direita e esquerda. A textura áspera do dorso é por causa da presença das várias papilas linguais:
Papilas circunvaladas: diretamente anteriores ao sulco terminal.
Papilas folhadas: pequenas pregas laterais da mucosa lingual.
Papilas filiformes: são as mais numerosas, estão dispostas lateralmente ao sulco mediano.
Papilas fungiformes: formato de cogumelo, mas numerosos no ápice da língua. 
Na parte posterior pós-sulcal localizam-se os nódulos linfoides conhecidos coletivamente como tonsila lingual. 
Na face inferior da língua encontramos o frênulo da língua, as duas bolinhas no frênulo são conhecidas como carúncula sublingual que inclui o óstio do ducto submandibular da glândula salivar submandibular. 
Músculos da língua: em geral, os mm. extrínsecos modificam a posição da língua e os intrínsecos modificam seu formato. Extrínsecos: genioglosso, hioglosso, estiloglosso e palatoglosso – originam-se fora da língua e se fixam a ela. Intrínsecos: Longitudinal superior, longitudinal inferior, Transverso e vertical. 
Inervação da língua: Todos pelo nervo hipoglossomo (NC XII), com exceção do palatoglosso que é pelo plexo faríngeo. Para sensibilidade geral (tato e temperatura), a mucosa dos dois terços anteriores da língua é suprida pelo nervo lingual, um ramo no nervo NC V3 (ramo mandibular do trigêmeo). Para a sensibilidade especial (paladar), essa parte da língua, com exceção das papilas circunvaladas é suprida pelo nervo corda do tímpano, um ramo do NC VII. A mucosa do terço posterior e as papilas circunvaladas são inervadaspelo ramo lingual do nervo glossofaríngeo (NC IX) para sensibilidade geral e especial.
Sensações básicas do paladar – Doce: ápice. Salgado: Margens laterais. Ácido e Amargo: posterior. 
Glândulas Salivares: sãos as parótidas, submandibulares e as sublinguais (Essas são as maiores ou principais). Saliva – líquido viscoso, transparente, insípido e inodoro secretado por essas glândulas e pelas glândulas mucosas da cavidade oral que tem função de manter a mucosa da boca úmida, lubrificar o alimento, iniciar a digestão de amidos. As glândulas menores ou acessórias estão dispersas sobre o palato, os lábios, as bochechas, as tonsilas e a língua. As três principais são revestidas por cápsula, mas a da sublingual é muito fina, não a identificamos macroscopicamente. 
Ver boxe azul na pág. 937.

Outros materiais