Buscar

O_que_significa_gerir_pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que significa gerir pessoas?
A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõe e da forma como as pessoas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas e como são mantidas num ambiente de trabalho num clima organizacional adequados. E ainda, como estão estruturados e organizados os membros da equipe, de modo a habilitá-los a exercer maior poder e liberdade de decisão, levando à maior flexibilidade e à reação mais rápida as mudanças do mercado. Atualmente, as organizações possuem uma visão mais abrangente do papel das pessoas, antes as pessoas eram vistas simplesmente como recursos dotados de habilidades, capacidade e conhecimento para a execução de tarefas para alcançar os objetivos da empresa. Hoje há a percepção das pessoas como realmente pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, de valores, crenças , atitudes, aspirações e objetivos individuais.
Pessoas fazem parte das organizações e significam talentos que precisam ser desenvolvidos e mantidos, é o capital intelectual que leva a organização na direção que ela determina… Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle e padronização. Gerir pessoas significa hoje o envolvimento e o desenvolvimento dos mesmos. 
Gerir pessoas também é ter olhar estratégico sobre aquilo que é individual (desempenho, motivação, produtividade, atitude, responsabilidade, comprometimento e sobre o que é coletivo (organograma, estrutura, processos, regulamentos...)
A atual era da informação e da tecnologia nos coloca uma questão inquietante: como gerir pessoas e aproximar pessoas em um tempo onde os indivíduos estão cada vez mais individualistas e focadas no ganho pessoal? Durante anos a máxima foi: cobre resultados e exija o máximo de seus subordinados.
Hoje, mais do que cobrar resultados é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas produzam mais e melhor. Esta função passa diretamente pela capacidade que o gestor deve possuir de estabelecer relações positivas com seus subordinados, e estimular o espírito de equipe. 
A tarefa não é fácil. Quantos gestores tiveram formação em comportamento humano nos bancos das universidades? Quantos buscaram por conta própria este conhecimento? Quais empresas têm investido continuamente em seu grupo de gestores para torná-los mais humanos no relacionamento com seu pessoal?

Continue navegando