Buscar

Cíngulo Membro superior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Slide 4
O cíngulo do membro superior é extremamente móvel, pois movimentos recíprocos nas articulações esternoclavicular e acromioclavicular permitem uma abdução de 180º do membro superior. O movimento na articulação do ombro ocorre em todos os três planos.
Slide 5
A clavícula une o membro superior ao tronco, é um osso longo com aparência de um S alongado. Ela atua como uma escora que imobiliza a parte posterior do ombro e permite que o membro balance sem impedimento do tronco; transmite também parte do peso do membro para o esqueleto axial.
Slide 6 e 7
A escápula é um osso plano e triangular que se localiza na face posterolateral da parede torácica. Ela possui superfícies costal e dorsal, bordas ou lados superior, lateral e medial e ângulos superior, inferior e lateral, além de três processos, a espinha, sua continuação sob a forma do acrômio e o processo coracoide. O ângulo lateral é truncado e possui a cavidade glenoide para a articulação com a cabeça do úmero. 
Slide 8
Articulação esternoclavicular é uma articulação sinovial selar, é a única articulação entre o membro superior e o esqueleto axial. Ela é dividida em dois compartimentos por um disco articular, fixada pelos ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior e interclavicular.
Slide 9
Articulação acromioclavicular é um tipo de articulação sinovial plana. Fortalecida pelo ligamento acromioclavicular, no entanto, a integridade da articulação é mantida por ligamentos extrínsecos, distantes da articulação.
Slide 10
Articulação glenoumeral é do tipo sinovial esferóidea que permite grande amplitude de movimento. Notável pela sua relativa ausência de constrição óssea, a articulação possui três graus de liberdade. Sua estabilidade estática e dinâmica depende dos músculos e tecidos moles circundantes mais do que de seu formato e seus ligamentos: a função real é obtida através de uma complexa interação entre os fatores de restrição articulares e tecidos moles. É a articulação mais móvel do corpo e também é a mais frequentemente luxada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais