Buscar

Estagio Curricular II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE
JÚLIO CEZAR BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
Santa Cruz
2017
JÚLIO CEZAR BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan 
Tutor de sala: Mônica Rodrigues da Silva
Santa Cruz
2017
.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO	
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional	04
	
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio	05
3.2 A Rotina.................	05
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução		07
4.2 Dados Gerais do Projeto	07
4.3 Referencial Teórico	08
4.4 Planos de Aula da Intervenção	08
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	12
REFERÊNCIAS	13
1 INTRODUÇÃO 
Esse relatório representa o trabalho realizado na turma do 2° ano turno vespertino da Escola Municipal Professora Palmira Barbosa, Localizada na Rua dos Bulgaris, N° 42 Conjunto Aluízio Bezerra, Santa Cruz – RN, como atividade de estágio obrigatório II do 7º período do curso de pedagogia.
 Neste Estágio tenho o objetivo de trabalhar temas importantes para vida em sociedade e com isso tentarei trazer valores relevantes e necessários para vida dos alunos. 
As observações feitas por mim ao longo desse relatório, foram construídas com base em toda minha vivencia acadêmica até aqui 7º período do curso de pedagogia, com minha base teórica de estudo busco através do estágio ganhar experiência que me auxiliará na minha futura jornada como pedagogo. 
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
 
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
Neste estágio procurei sempre fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, o estágio é o momento de conhecermos a realidade do meio, e o trabalho dos professores em sala de aula e como é a rotina com os alunos. Eu como estagiário entrarei em contato com o mundo escolar, observando, registrando e coletando informações que me irão auxiliar na construção e na aplicação do meu projeto de intervenção. 
 Para a experiência de estágio ser bem-sucedida, necessitamos contar com uma excelente orientação, que além de auxiliar durante todo o percurso, ampliam nossos olhares ultrapassando as verdades aparentes, dialogando sobre os possíveis imprevistos que possam ocorrer, nos desafiando a criar alternativas. 
 O estágio também possibilita ao discente atuar em várias áreas, projetar um olhar crítico para o mercado de trabalho, bem como aprender a observar, problematizar e buscar soluções que acontecem nas nossas áreas de atuação, nos permite viver um pouco do que nos aguarda.
 De acordo com a realidade que encontrarei ao longo do estágio quero desenvolver propostas e atividades que venham somar positivamente na vida dos alunos, com auxílio de todo corpo discente que estarão comigo na busca de atingirmos os resultados esperados. Que as ações elaboradas ao neste estágio sirvam para que os alunos usem em sua comunidade participando ativamente e interagindo socialmente.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 
O estagio foi realizado na Escola Municipal Professora Palmira Barbosa, Localizada na Rua dos Bulgaris, N° 42 Conjunto Aluizio Bezerra, Santa Cruz – RN, na turma do 2° ano turno vespertino tendo como professora Maria aparecida da Silva. A escola tem como anexoa a Creche Municipal Dona Nanita. A escola Disponhe de 08 salas de aula, 02 banheiros sendo um masculino e o outro feminino, cozinha, secretaria e direção, biblioteca, laboratorio de informatica e patio para recreação. A escola dispoe de uma estrutua com acessibilidade, portas alargadas eque facilitam as atividades pedagogicas.
A escola tem como objetivo, a aquisição de habilidades e competencias e o desenvolvimento da autonomia da criança. Com esse objetivo, atividades são realizadas com intuito de descobrir o mundo e realizar a interação com a realidade.
3. 2 A Rotina Observada
Durante o meu o estágio, notei que a professora deixava os alunos ter um breve momento de interação com os coleguinhas, e após alguns minutos de interação entre eles, a professora pedia para os alunos ficarem de pé e em seguida cantava junto com eles o Hino Nacional. Depois fazia um breve relato de tudo que seria trabalhado naquele dia. Dava início sua aula depois fazia a pausa para o lanche, as crianças eram levadas em fila única, cantando músicas infantis até o banheiro para lavar as mãos, após isso as crianças fazem um lanche e retornam em fila para o banheiro para realizar suas necessidades fisiológicas, em seguida as crianças são liberadas para brincar no pátio sobre o olhar atendo das professoras. Após o termino do recreio as crianças retornam à sala de aula e finalizam as atividades que foram propostas para aquele dia.
Em seguida chega o horário em que os pais iram vir buscar seus filhos, todas as crianças aguaram por seus pais, realizando atividades livres, (desenhos, jogos de montar, massa de modelar, etc...)
Em conversa com as professoras, elas me disseram que as seguintes datas fazem parte do canlendario comemorativo da escola: Carnaval, pascoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, dia D contra a dengue, dia do transito, dia das crianças, dia da independencia, 7 de setembro e natal.
 
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO/REGÊNCIA EM SALA
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 
PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 
4.1 Introdução
Preservação do Meio Ambiente
Com este trabalho, quero apontar e encontrar formas de criar açõe que venham a ajudar toda a equipe docente e dicente para melhor convivencia entre eles, tornando as relações em grupos mais harmoniosas e participativas.
4.2 Dados Gerais do Projeto
Este projeto foi realizado na Escola Municipal Professora Palmira Barbosa, Localizada na Rua dos Bulgaris, N° 42 Conjunto Aluízio Bezerra, Santa Cruz – RN, na turma do segundo ano turno vespertino tendo como professora Maria Aparecida da Silva. Com a colaboração da Sra. Aparecida, percebi que os alunos daquela turma não tinham a noção da real importância do meio ambiente para o planeta. A partir daí, passei a observar e analisar com mais atenção o que eu poderia fazer para mostrar de fato quão necessitamos da natureza e a importância de preservar o meio ambiente. 
Com esse projeto quero mostrar a importância da preservação da natureza não só para os humanos mas para todos os seres vivos, fazendo com que essas crianças ganhem conhecimento e perpetuem com seus familiares e com o meio social em que estão inseridas. Percebi que minha intervenção neste tema era de suma importância na vida e na formação de cidadãos críticos e participativos.
- Identificação da instituição:
Este projeto foi realizado na Escola Municipal Professora Palmira Barbosa, Localizada na Rua dos Bulgaris, N° 42 Conjunto Aluízio Bezerra, Santa Cruz – RN, na turma do segundo ano turno vespertino tendo como professora Maria Aparecida da Silva.
- Objetivo geral: 
Promover a valorização do ser humano e desenvolver atitudes que visam o bem-estar coletivo da sociedade, buscando formar um cidadão crítico e reflexivo para enfrentar e as dificuldades encontradas ao longo de sua vida,
protegendo e preservando o meio ambiente.
- Objetivos específicos:
Mostrar a importância de preservar o meio ambiente 
Mostrar os benefícios que a natureza nos traz 
Mostras as consequências do desmatamento 
Efeitos da Poluição causadas pelo homem
- Metodologia:
Através de aulas de campo ensinar não só na teoria, mas praticando junto om os alunos atos que venha a contribuir com a preservação ambiental, mostrando de fato o que é correto e o que não agride a natureza, incentivando e cultivando os bons costumes.
- Recursos:
Para a realização deste projeto precisaremos de livros e revistas de ciências para recorte, vídeos relacionados ao tema, coletânea de músicas educativas, cartolina e caixa de som.
- Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária do desempenho da criança nas atividades e no relacionamento com os colegas e professores, depois trabalharemos os pontos positivos e os negativos que obtivemos ao longo da semana.
 
4.3 Referencial Teórico 
A escola tem o dever de preparar as crianças e jovens para participarem ativamente da sociedade, buscando conhecer e intervir de forma crítica e participativa nos problemas de causas sociais, a escola tem por princípio formar o cidadão que lutará pelos seus direitos sociais. Com isso é de suma a importância a educação ambiental nos primeiros passos das crianças dentro da escola, guia-las para o entendimento do bem que a natureza transmite para os seres vivos e o planeta.
4.4 Planos de Aula da Intervenção 
Plano de Aula 1
- CONTEÚDO
Preservação da Natureza
- OBJETIVOS
Mostrar a Importancia da Natureza para os seres vivos
- DURAÇÃO 
4 Horas
 
- METODOLOGIA
Discutiremos com os alunos a importancia da preservação do meio ambiente, a importancia deste tema para a vida em sociedade, incentivar os alunos a mostrarem seus conhecimentos previos sobre o tema abordado.
 - RECURSOS METODOLÓGICOS
Utilizar revistas, jornais, livros pra recortes, sala de video, musicas educativas, dentre outros.
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
A avaliação será feita atraves da observação, levando em consideração a participação da turma.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO
Poluição causada por lixo jogados em lugares impropios 
- OBJETIVOS
Mostrar ao alunos os males causados quando jogamos lixo nas ruas e em lugares impropios.
- DURAÇÃO
4 Horas
 
- METODOLOGIA 
Atraves de videos mostrarei o que acontece quando jogamos lixo na rua, os transtornos causados quando lixo entopem bueiros e o mal causado por todos estes trantornos.
- RECURSOS METODOLÓGICOS 
Videos, reportagens e desenhos educativos sobre o tema.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Descutir em sala o que foi visto com os aulos pergundando e indagando para que eles falem a forma correta de não causar estes problemas, fazendo com que eles participem da aula ( observação ).
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO
Destinação correta dos residuos 
 
- OBJETIVOS
Ensinar a separaçao correta dos residusos gerados pelo homem
 - DURAÇÃO 
4 Horas
- METODOLOGIA
Utilizar figuras para fazer colagem, mostrando os materiais reciclaveis e os destinos de cada um deles. Esinar a fazer a separação correta de cada material.
 - RECURSOS METODOLÓGICOS
Precisarei de Tambores de lixo coloridos, materiais reciclaveis para amostra.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Observação e indagação da forma correta. 
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO 
Tempo que cada material leva para se decompor da natureza
- OBJETIVOS
Mostrar aos alunos o tempo estimado para que aquele materia jogado em lugares indevidos leva para se decompor da natureza.
- DURAÇÃO
4 Horas
- METODOLOGIA
Explicação do tempo estimado de decomposição dos mateiais, e realização de brincadeiras com perguntas e respostas da turma. Incentivar todos a participarem.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Catolinas, sistema de som materiais reciclaveis para amostra.
 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Participação e observação.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO 
Importancia de economizar água.
OBJETIVOS
Concientizar as crianças sobre a importancia de economizar agua.
- DURAÇÃO
4 Horas 
- METODOLOGIA
Destacar para a turma que agua é um bem de todos que em alguns momentos podemos passar dificuldades sem ela, concientizar para não faltar.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Brinquedos e coletanias de musicas educativas.
 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Observação e participação. 
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO
Sintese sobre os assuntos abordados na semana 
- OBJETIVOS
Participação e Colaboração de toda turma de todos os temas abordados ao longo da semana.
 - DURAÇÃO
4 Horas.
 
- METODOLOGIA
Incentivar a participação e colaboração, separar uma historia relacionada ao tema do projeto de intervenção. O aluno deve iniciar a historinha a té um ponto, logo depois um outro coleguinha começará de onde ele parou. Caso os alunos se sintam inseguros para dar inicio a historinha, o professores devem começar.
 - RECURSOS METODOLÓGICOS
Livros ou revistas em quadrinhos com historinhas relacionado a preservação ambiental.
 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Participação e colaboração. 
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção
Neste meu segundo estágio mais uma vez me deparei com grandes dificuldades agora pelo fato de estar lhe dando com crianças maiores, analisei muito e busquei fazer algo que pudesse ser relevante na vida dessas crianças, algo que pudesse ao mesmo tempo ser útil e importante para a sua vida social e foi aí que pensei e escolhi o tema preservação da natureza.
Tendo em vista que a educação infantil é uma etapa muito importante na vida da criança e um dos desafios para sua inserção na comunidade escolar, abordei uma proposta de intervenção que tinha por finalidade trazer o entendimento sobre o meio ambiente que irá contribuir para a sua formação como cidadão e lhe auxiliará na construção da sua personalidade e caráter. Com isso propus a oportunidade de intervir com este projeto, para assim vivenciar e compreender o significado de que necessitamos de zelar pela natureza e tudo que nela vive.
A realização desse estágio também me possibilitou ampliar minha visão em relação aos múltiplos fatores que podem influenciar no comportamento de uma criança. Me permitiu ter mais aproximação com o cotidiano de alunos, pais e professores e me possibilita entender um pouco sobre cada grupo familiar e suas limitações. Este estágio também me permitiu novas descobertas novos conhecimentos, espero ter contribuído também para que a aprendizagem dos meus alunos aconteça de forma significativa contribuindo para o enriquecimento deles enquanto pessoa, para autonomia, criticidade e para que eles se percebam construtores da sua própria história.
Espero não apenas ter só transmitido conhecimento pois o sentimento que fica ao termino de mais um estágio é o de que houve trocas simultâneas de conhecimento e vivencia, nessa relação educador e educando um aprende com o outro.
Considerações finais
A realização deste segundo estágio me proporcionou vivenciar situações que enfrentarei na minha futura profissão, dificuldades, problemas, obstáculos sempre existiram, mas não posso desistir tenho sempre que buscar o melhor para meus alunos e toda minha equipe. Tudo que encontrei ao longo desse estagio foi muito válido e positivo, meu proposito e meu objetivo ainda é exercer uma pratica cheia de motivação e transformação diárias e que tudo isso tenha seja significativo na vida dos meus alunos.
Através do meu planejamento sempre tentei ministrar aulas alegre e descontraídas, trabalhando a ludicidade e incentivando a participação de toda a turma, dando espaço para brincadeiras e sorrisos trazendo alegria para eles e consequentemente para mim.
Finalizando o estágio, penso que os objetivos traçados foram alcançados juntamente com a turma, despertamos a vontade e o desejo de preservar e cuidar da natureza de forma que ela viva, mostrando qual a importância e o papel de cada um. E que esse trabalho de conscientização
posso prosperar para dentro das comunidades e da sociedade em que elas vivem.
REFERÊNCIAS 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAIDT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino aprendizagem. 6.Ed. SP: Ática,1997.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais