Buscar

RESUMO A ARTE DA GUERRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO: A ARTE DA GUERRA
AUTOR: SUN TZU
ALUNO: ANDRÉ DA SILVA HOMENZUK
A obra é dividida em 13 capítulos, sendo eles: 1. Criando estratégias 2. Fazendo a Guerra 3. Ataque com a utilização de estratégias 4. Estratégias e Táticas 5. Energia 6. Pontos Fracos e Fortes 7. As manobras 8. Variações Táticas 9. O exército em campanha 10. Terreno 11. As nove situações 12. Atacar com fogo; e 13. Espiões. 
O autor usa como ponto de partida o papel importante que a guerra desempenha na vida social, sendo a causa da derrocada de muitos povos. Ele então analisa sua influência sobre a economia e observa o quanto é prejudicial para as pessoas; Como general, sabia o quanto a manutenção das tropas custou ao estado e como a passagem das tropas aumentou a inflação nas províncias. Assim, é do interesse de todos que o conflito, quando necessário, seja resolvido de forma sucinta, reduzindo a extensão do dano que invariavelmente causa.
A partir daí, a Sun Tzu avalia quais elementos devem ser levados em consideração pelo general na busca do sucesso, sempre enfatizando a constante necessidade de avaliar a situação estabelecida e planejar o próximo passo, desde a criação de estratégias até o ataque final, viajando assim atraves de táticas em seus treze capítulos.
O centro da estratégia é deslocado para o inimigo durante o livro. Uma vez que os mesmos fatores (terreno, clima, disciplina, comando e moralidade) devem sempre ser examinados à luz de situações possíveis, cabe ao general observar o cumprimento de tais diretrizes e esperar que o inimigo pare de realizar uma das Eles para atacar. Somente através de toda essa preparação, uma nação poderia entrar em um conflito armado e ganhar chances de vitória.
A questão da espionagem, que é fortemente defendida na “Arte da Guerra”, tem o fundamento lógico de que em uma guerra é preciso informação, de fontes confiáveis, sobre o inimigo. Sun Tzu usa o artifício maquiavélico dos "fins que justificam os meios" para poder passar sobre o forte código moral da época e legitimar o artifício.
Analisando as colocações de Sun Tzu, e, trazendo para os dias de hoje, pode-se dizer que essas estratégias são fundamentais e atuais, especialmente se voltado para sua aplicação no campo empresarial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando