Buscar

Administração Financeira e Orçamentária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito
Administração Financeira, objetivo da administração financeira e sua função básica.
Administração Financeira
Lida com as obrigações do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as questões financeiras de muitos tipos de negócios – financeiros e não-financeiros, privados e públicos. Grandes e pequenos, com ou sem lucratividade. Eles trabalham em tarefas financeiras tão variadas como planejamento concessão de crédito para clientes, avaliação de investimento, assim como meios de obter recursos para financiar as operações da empresa. Em anos recentes, as mudanças nos ambientes econômicos e de regulação, aumentaram a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro. Com resultado, altos executivos do setor privado e do governo são provenientes da área financeira. 
A Função da Administração Financeira
Como destacado anteriormente, pessoas que atuam em todas as áreas de responsabilidade dentro da empresa vão interagir com a área financeira para conseguir realizar seus trabalhos. Para o administrador financeiro fazer adequadas previsões e tomar decisões úteis, ele tem de estar disposto e ser capaz de interagir com indivíduos em outras áreas de empresa. A função da administração financeira pode ser descrita de forma geral ao se considerar seu papel dentro da organização, sua relação com a economia e a contabilidade, assim como as principais atividades do administrador financeiro. 
Organização da Função Financeira
O tamanho e a importância da função da administração financeira depende do tamanho da empresa. Em empresas pequenas, o funcionamento das finanças é geralmente cumprido pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, o funcionário das finanças evolui para um departamento em separado, conectado diretamente com o diretor-presidente da companhia ou CEO, através do vice-presidente de finanças, comumente chamado de Chief Financial Officer – CFO. 
Relação com a Contabilidade
As atividades de finanças (diretor tesoureiro) e de contabilidade (controller) da empresa estão sob controle do vice-presidente de finaças (CFO).
A administração financeira e a contabilidade não são facilmente distinguíveis. Há duas diferenças básicas entre finanças e contabilidade: uma é relativa à ênfase fluxos de caixa e a outra diz respeito à tomada de decisões. 
Maximizar o Lucro?
Algumas pessoas acreditam que o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro. Para alcançar essa meta, o gerente financeiro tomaria apenas as ações que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros da empresa. Para cada alternativa considerada, o gerente financeiro selecionaria a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado. 
Maximizar a Riqueza do Acionista
A meta da empresa e, por conseguinte de todos os gerentes e empregados é maximizar a riqueza dos proprietários da empresa. A riqueza dos proprietários de sociedades anônimas é mensurada pelo preço das ações, que por sua vez é baseado no tempo de retorno dos resultados (fluxos de caixa), na sua magnitude e no seu risco. Quando se considera cada alternativa de decisão financeira, em termos de seu impacto no preço das ações da empresa, administradores financeiros devem aceitar somente aquelas ações que aumentem o valor esperado da ação. 
Fonte: Princípios de Administração Financeira essencial - Gitman

Outros materiais