Buscar

Teste de Chama

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL
EXPERIÊNCIA Nº 3
TESTE DE CHAMA
Nomes dos alunos: MONIQUE CRISTHINY
VICTORIA FREITAS
FELIPE LAUREANO
Professor(a): ROGÉRIO MANHÃES
Rio de Janeiro
2017
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO	3
1.1 EXPLICAÇÃO EM BOHR PARA O TESTE DA CHAMA	3
1.2 MODELO DE DIAGRAMA DE ORBITAIS 	4
2. OBJETIVO	5
3. MATERIAL E MÉTODO	5
 3.1 Material	5
3.2 Reagentes	5
3.3 Método	6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO	6
5. CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	7
�
�
INTRODUÇÃO
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação num comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. (Wikipédia, a enciclopédia livre. 2013)
EXPLICAÇÃO EM BOHR PARA O TESTE DA CHAMA
No ensaio conhecido como teste da chama, ocorrem interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada de um átomo de um cátion metálico. Considerando-se o átomo de potássio, por exemplo, onde o elétron 4s1 é o mais externo, este elétron pode ser elevado para um subnível mais externo quando sob uma fonte intensa de energia (calor), chegando a 4p1, ocorrendo assim a sua excitação eletrônica. O elétron excitado, entretanto, apresenta tendência a retornar ao seu estado natural de 4s1, emitindo um quantum de energia (fóton) quando em seu retorno ao subnível de menor energia, que é uma quantidade de energia bem definida e única para cada cátion metálico, a qual pode servir para a sua identificação. No caso do cátion potássio, obtém-se uma coloração violeta da chama, sendo esta a coloração capaz de identificar este cátion, uma vez que é devido à diferença de energia entre os subníveis 4s e 4p para o átomo em questão.
A figura 1 mostrada abaixo resume este processo. A absorção de energia promove os elétrons periféricos para um estado de mais alta energia (estado excitado), no momento em que cessa essa adição de energia, esses elétrons retornam à sua posição de origem, devolvendo a energia recebida sob a forma de luz (que nós percebemos como cor).
Figura 1. Absorção e emissão de energia para o átomo.
Em 1913, Niels Bohr, após uma série de experimentações e ensaios matemáticos, elaborou três postulados muito importantes para a compreensão que temos hoje a respeito da estrutura atômica.
Enquanto o elétron está numa determinada orbita, sua energia é constante.
Se o elétron receber energia suficiente, ele saltará a uma orbita com energia superior.
Ao retornar a sua orbita de origem, o elétron emite, na forma de ondas eletromagnéticas, a mesma quantidade de energia absorvida.
Com relação ao teste da chama, os postulados de Bohr prestam-se muito bem ao se buscar uma explicação às observações. A queima de um sal metálico implica na promoção de elétrons, cujo retorno é revelado pela emissão de luz. Assim, um elétron pode passar de um nível para outro de maior energia, desde que absorva energia externa (ultravioleta, luz visível, infravermelho etc.). Quando isso acontece, dizemos que o elétron foi excitado e que ocorreu uma transição eletrônica. Já a transição de retorno deste elétron ao nível inicial se faz acompanhar pela liberação da energia na forma de ondas eletromagnéticas, como, por exemplo, a luz visível, que é percebida por nossos sentidos como uma coloração. ( Infoescola, 2007)
 MODELO DE DIAGRAMA DE ORBITAIS
Linus Carl Pauling (1901-1994), químico americano, elaborou um dispositivo prático que permite colocar todos os subníveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia. É o processo das diagonais, denominado diagrama de Pauling, representado pela figura 2. A ordem crescente de energia dos subníveis é a ordem na sequência das diagonais. ( Infoescola, 
Figura 2. diagrama de Pauling
OBJETIVO
Este trabalho tem como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças e variações de cores nela ocorrida pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles.
MATERIAL E MÉTODO
Material
Cadinho;
Espátula;
Algodão;
Álcool;
Fósforo;
Pinça;
Reagentes
Cloreto de cobre;
Sulfato de zinco;
Cloreto de sódio;
Cloreto de estrôncio;
Cloreto de potássio; 
Método 
Passo 1: Pegamos um pouco de algodão e colocamos dentro dos seus respectivos cadinhos.
Passo 2: Depois pegamos o álcool e umedecemos o algodão nos cadinhos.
Passo 3: Em seguida pegamos as amostras que estavam em cima da bancada e colocamos com o auxílio da espátulas dentro dos cadinhos.
Passo 4: E por último pegamos a caixa de fósforo, riscamos e observamos as amostras queimando e cada uma revelando uma cor diferente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
	AMOSTRAS
	COR RESULTANTE
	CLORETO DE POTÁSSIO
	ALARANJADO
	CLORETO DE ESTRÔNCIO
	AVERMELHADO
	CLORETO DE SÓDIO
	AMARELADO
	CLORETO DE ZINCO
	AZULADO
	CLORETO DE COBRE
	VERDE
DISCUSSÃO
Observando atentamente podemos notar a mudança de coloração da chama quando colocado diferentes amostras de sal em contato com o fogo. Observe o resultado que encontramos na tabela acima.
Os resultados mencionados são a comprovação de que é possível identificar a presença de alguns metais em substancias desconhecidas com um experimento simples, como o do Teste da Chama. Esse experimento também é a prova de que os postulados de Bohr, descritos na introdução, estavam corretos, pois se cada elemento metálico libera energia num comprimento de onda definido então os elétrons do átomo giram em níveis de energia definidas ao redor do núcleo.
5. CONCLUSÃO
	Com a realização desta prática os objetivos traçados de início foram alcançados com êxito, isto é, foi possível observar e identificar o cátion do sal pelo Teste da Chama. A teoria da prática foi comprovada no experimento, pois por meio da observação das cores concluiu-se que os elementos liberam a energia em excesso de forma característica, foi possível observar os átomos de forma indireta, por meio das propriedades das ondas eletromagnéticas, ou seja , na forma de luz. Portanto, foi muito satisfatório tudo que foi realizado em sala , e com isso construímos mais informação importantes que nos agregou conhecimento sobre esse assunto , depois dessa experiência iremos sempre está ciente de qual metal se trata através da cor que ela emitir na chama e o real motivo que isso ocorre .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Wikipédia, Teste de chama. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_da_chama > Acesso em : 25 de março de 2017.
SILVA, André Luis de. “Explicação em Bohr para o teste da chama”; Info Escola. Disponível em : <http://www.infoescola.com/quimica/explicacao-em-bohr-para-o-teste-da-chama/> Acesso em : 25 de março de 2017.
SOUZA, Líria Alves de. "Distribuição Eletrônica de Elétrons"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/distribuicao-eletronica-de-eletrons.htm >. Acesso em 25 de março de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais