Buscar

Reuniões de Pais ok

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2016
Apesar de parecer uma tarefa árdua e cheia de tensão emocional, o momento da Reunião de Pais é uma ótima oportunidade para iniciar uma parceria entre a família e a escola. Conduzir esses encontros de maneira produtiva é um grande desafio para educadores de todos os níveis de ensino. Os pais dos alunos chegam ao evento com grandes expectativas a respeito do rendimento dos filhos em relação ao ano proposto. Então, o planejamento é essencial para que exista o foco na reunião e não surjam surpresas indesejadas. Pensando nesses fatores: como realizar encontros favoráveis e propiciar um ambiente construtivo de troca de ideias entre pais e educadores? 
	A preparação ou o planejamento prévio do evento é fundamental. Essa é uma das etapas mais importantes para o sucesso de sua condução. Para não perder o foco, defina um roteiro junto à coordenação pedagógica. Os objetivos principais do encontro precisam estar claros, você irá evitar reuniões extensas e confusas para os pais presentes. Esse planejamento também envolve a divulgação da reunião com antecedência, bem como sua importância. Outra estratégia muito importante a ser utilizada, é apostar numa boa dinâmica para a condução de diálogos e a participação entre os envolvidos. Os pais precisam saber quando poderão falar sendo importante não tratar de assuntos particulares na frente de todos. A dinâmica de grupo deve prevalecer, posteriormente, podem ser realizados os atendimentos aos pais interessados em uma conversa individual. 
	Para finalizar, avalie o nível de satisfação do encontro. É importante ter em mente, que esse processo de planejamento e organização é também um processo de aprendizagem. É essencial mensurar a satisfação dos presentes e tomar anotações sobre os pontos que precisam ser melhorados. Uma sugestão é passar um questionário a ser preenchido ao final do evento. Organizar reuniões produtivas é um passo importante para estabelecer um contato efetivo entre pais e educadores. Isso só será possível quando realizamos planejamento, definirmos formas eficazes de interação que propiciem a troca saudável de ideias e a participação dos pais dos alunos no ambiente escolar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais