Buscar

QUESTIONÁRIO boca e glandulas salivares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE BOCA – L[INGUA E GLÂNDULAS SALIVARES
Profs Claudia Dazzi e Gilvan 
Cavidade bucal ppd : limites, conteúdo e acidentes anatômicos
Cite os acidentes anatômicos do vestíbulo bucal e conceitue sulco muco-gengival.
Quais as camadas do palato mole?
Paciente com destes superiores ferulizados aos dentes inferiores ( amarrados). Como proceder para alimentar este paciente?
Que músculos são ativos no palato mole? Citar suas origens e inserções.
Joào precisava deglutir o doce que ele mastigava. Quais comuncações ( istmos, áditos) deverão se abrir ou fechar para proporcionar uma deglutição tranquila? Como ele percebeu que o doce era doce?
O vovô caminhava no sol quente quando de repente sentiu uma forte dor no peito que irradiava para o ombro e braço esquerdo. Lembrou-se em tempo que trazia no bolso um medicamento importante. O que ele fez e porquê?
Qual a porção da língua que não é visível?
Em que ossos , acidentes anatômicos, os músculos da língua se originam? ( extrínsicos, óbvio!)
Qual a ação dos mm intrínsicos da língua?
Ao abrir a boca Maria sentia dor na região lateral da face. Ao ser consultada verificou-se que ela estava com a boca parcialmente seca e a região dolorida estava aumentada de volume. Qual o provável diagnóstico? Justifique anatomicamente a dor sentida ( lembre-se da localização das glds anexas ...)
Que glândulas salivares abrem-se na cavidade bucal ppd? E quais as que se abrem no vestíbulo bucal?
Você recebe no seu consultório um paciente apresentando aumento de volume no soalho da boca e ao mastigar os alimentos, o paciente acusa intensa dor. Qual o diagnóstico? Defina o termo.
Ana mordeu o lábio inferior a umas duas semanas de maneira forte. Hoje pela manhã notou um pequeno “carocinho “ na regiáo interna do lábio inferior que parede cheio de líquido. O que será que aconteceu? Justifique anatomicamente o ocorrido.
 Porque o dentista coloca usualmente algodão ( procedimento chamado de isolamento relativo), na região do soalho da boca e na região posterior do vestíbulo bucal , próximo aos molares?
Um paciente da clínica da Fono da FAESa, foi procurar a professora Claudia na clínica clínica de ortodontia. Ao chamá-la , chamou-a de “Cráudia” , o que será que está acontecendo?
Uma criança da clínica de odontopediatria chegou com um grande diastema entre os incisivos centrais superiores (espaço , separação entre os dentes). Ao tracionarmos o lábio superior verificou-se diastema na região da papila incisiva do palato. Justifique anatomicamente o que se verifica? Qual o acidente anatômico envolvido?
O que entende por fundo de saco do vestíbulo? Qual sua importância clínica para a odontologia?

Outros materiais