Buscar

ATIVIDADE PORTIFOLIO Fundamentos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PORTIFOLIO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
NOME DO MITO ESCOLHIDO
Aquiles
Um breve resumo do mito
Aquiles era filho de Nereida Tetes e de Peleu rei dos mirmidões, quando Aquiles nasceu Tetis teria tentado faze-lo imortal, mergulhando-o no Rio Estige, deixou-o entanto vulnerável na parte do corpo pelo qual ela o segurava, seu calcanhar.
Na mitologia grega, Aquiles foi um herói da Grécia e um dos participantes da guerra de Tróia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada de Homero.
Por ser invulnerável em todo seu corpo, exceto no calcanhar Aquiles morreu devido ter disso atingido por uma flecha envenenada, exatamente nesta parte de seu corpo, desprotegida da armadura.
Uma explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica
A educação no período homérico nas se preocupava com métodos de aprendizagem, mas sim a determinação da finalidade da educação e aos meios para concretizada, o conceito fundamental para eles era o areté que significa virtude, existem também outros conceitos, como: qualidade do corpo (força, ou agilidade ou beleza), qualidade da inteligência ou da alma, honra, nobres ações, excelência, algumas dessas qualidades podemos encontrar em Aquiles, sendo elas: Beleza – Aquiles era considerado o mais belo dos heróis de Troia. Força – Aquiles tornou-se famoso por sua bravura e força. Virtude – segundo os ensinamentos de Quiron, Aquiles tornou-se virtuoso. Excelência: Aquiles era herói por excelência.
Areté também significava superioridade de seres não humanos. A força dos deuses, Aquiles foi uma das únicas pessoas na Ilíada descrita como semelhante a um deus, não só pela sua capacidade superior de luta, mas também pelas suas atitudes.

Outros materiais