Buscar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CICLO 2

Prévia do material em texto

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina Fundamentos da Educação
Docente – Rodrigo Touso Dias Lopes
Discente – Juliana Nascimento Pereira Rios
Atividade 1/Portfólio – PEGE - Ciclo 2
Descrição da atividade Leia atentamente o texto abaixo e siga as orientações que se seguem:
Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado (CORRÊA, 2013, p. 42). 
Considerando o trecho acima citado, para realizar esta atividade você deve:
 1) Retomar a leitura sobre a educação homérica e compreender a relação dela com a religiosidade grega. 
2) Pesquisar o universo dos mitos gregos (não somente os citados na Ilíada e na Odisséia) e, dentre eles, escolher um que, em sua opinião, descreve apropriadamente o processo de superação do indivíduo, ou seja, o que narra a transformação da pessoa em herói
AQUILES
Resumo do mito escolhido Aquiles é um dos mais conhecidos
Aquiles é um dos mais conhecidos heróis da Grécia antiga, filho de Tétis (deusa do mar) e de Peleu (rei dos mirmidões). Aquiles participou de diversas batalhas, a mais conhecida foi no cerco a cidade de Troia, onde ficou conhecido pela sua força e bravura. Participou com outros heróis e príncipes da Grécia em várias batalhas.
Conta a mitólogia grega que a mãe mergulhou Aquiles recém-nascido, nas águas de Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que nãp foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.
De acordo com um mito grego, Aquiles foi educado por um centauro (ser mitológico com face, torso e braços de homem, garupa e pernas de cavalo) chamado Quíron. Para vingar a morte de Pátroclo seu amigo, que sucumbira as mãos de Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a guerra de Troia, que foi relatada na Ilíada de Homero.
Explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica 
A educação homérica passava pelo fator religioso, onde os deuses eram representados como semelhante aos homens. O homem grego era exposto nos poemas épicos, com a Ilíada e a Odisséia. Ele aprendia a venerar os seus deuses e a crer em seus mitos, era incentivado a buscar virtude dos heróis. O sistema grego criou um ideal de homem que deveria ser seguido por todos. E na educação homérica Aquiles é um dos heróis exemplo para a educação do jovem grego, pois nele se encontravam todos os aspectos propostos pela educação homérica. Como honra, coragem e amizade. Ele serviu com bravura ao seu rei, seus compatriotas e ao seu estado.
Na educação homérica, o herói Aquiles foi exemplo para ética homérica, pois cada homem tem por mérito ou qualidade, exibir sua riqueza de virtudes e sua excelência. 
Referências 
Aquiles
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/aquiles.htm
https://www.todamateria.com.br/aquiles 
CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.

Continue navegando