Buscar

Atividade no Portfólio Fundamentos da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Graduação a Distância – Educação Física Licenciatura
Fundamentos da Educação.
Discente: Rita Afonso da Silva - Matrícula: 8109543
Atividade no Portfólio
Descrição da Atividade
Leia atentamente o texto abaixo e siga as orientações que se seguem:
 “Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado” (CORRÊA, 2013, p. 42).
 Elaborar e postar no Portfólio um texto que contenha:
a) nome do mito escolhido;
b) breve resumo do mito;
c) explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica;
 d) referências dos textos pesquisados.
DESENVOLVIMENTO
· MITO: Aquiles 
RESUMO:
Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Sua mãe era ninfa e seu pai um mortal. Quando ainda era bebê, sua mãe o mergulhou no rio Estige após tê-lo mantido no fogo, num ritual que o tornou invulnerável/imortal, exceto pelo calcanhar, por onde sua mãe o segurou. Então surge Peleu, que toma o menino da mãe acusando-a de tentar matá-lo e foge com o menino nos braços. Quando Peleu morre, Aquiles era jovem. Então, a própria ninfa Tétis entrega-o aos cuidados de Quirão, um centauro. Quirão ensina Aquiles a lutar e este, ultrapassa rapidamente as habilidades de seu mestre. 
Mais tarde, quando Aquiles já se transformou num homem, ele é convocado para lutar na Guerra de Tróia. Sua mãe, porém, tenta convencê-lo a desistir da idéia, uma vez que tinha um pressentimento que seu filho morreria na guerra. Aquiles preferiu a glória da guerra a uma longa vida obscura, e, assim que mata o rei da Etiópia, o deus Apolo dá-lhe uma flechada no calcanhar e Aquiles sente o veneno penetrar-lhe o corpo. Aquiles foi o melhor guerreiro desta guerra. Além do mais belo.
A educação homérica tem por base a concepção mítica do mundo, era baseada na religião onde os deuses eram colocados como semelhantes aos homens e sua única diferença é o fato dos deuses serem imortais. As atividades humanas, nesse modelo de compreensão, têm profundas raízes no sobrenatural e a tradição tem papel fundamental por orientar o pensamento e modo pelo qual se deve viver no mundo. Os mitos homéricos eram uma forma de conhecimento e ajudaram a formar homens com qualidades e habilidades. Os mitos eram constantemente explorados em seu sentido pedagógicos, contados e recontados em praças públicas. Eles usavam os heróis como modelos a serem seguidos, pois caracterizavam o ser humano ideal. Aos jovens cabia se espelhar nesses heróis, tendo aptidão física, bom manejo com armas, com jogos e esportes e também deveriam desenvolver determinados valores como a honra, a bondade, a nobreza e a coragem, tudo com objetivo de criar um futuro herói. 
No contexto da educação homérica, características tipicamente humanas são relacionadas aos deuses, assim como, rituais religiosos e aspectos de divindade, são características também nos homens heróis. Nesse modelo de educação, o guerreiro é imortal ainda que morra num campo de batalha. O herói Aquiles tem a honra relacionada à morte e é modelo para a educação do jovem grego, pois nele estão entrelaçados os aspectos propostos pela educação homérica, na qual, o homem deve por méritos ou qualidade exibir o conceito Areté, ou seja, sua riqueza de virtudes e excelência. Assim se concretiza a educação homérica, na construção de um homem com excelência física e moral, prezando por valores tais como a honra, a coragem e a amizade. 
REFERÊNCIAS.
CORRÊA, R.A.; KRASTANOV, S.V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais, SP: Claretiano, 2013, 198 p.
FABER, Marcos. Mitos Antigos – História Livre. O Mito de Aquiles. Disponível em: http://www.historialivre.com/mitologia/mito_de_aquiles.pdf , acesso em 15/05/2020.
Mitografias. Os mitos e seus tipos: Aquiles. Disponível em: https://www.mitografias.com.br/2015/11/aquiles/ , acesso em 15/05/2020.

Continue navegando