Buscar

Avaliando de cirúrgic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506411789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao fazermos uma análise na literatura sobre a assistência médica ao paciente no centro cirúrgico, observamos a evolução científica e técnica pela qual esta assistência passou, onde nos dias de hoje, recomenda-se a realização de procedimentos invasivos em local apropriado como na unidade de centro cirúrgico, assim, assinale a alternativa que melhor definir quais são as cirurgias a seguir, classificadas como emergência:
		
	
	Salpingectomia, no 6º mês após uma cesárea.
	
	Tireoidectomia, após diagnóstico de um adenocarcinoma.
	
	Mastectomia, após diagnóstico de câncer de mama.
	
	Apendicectomia, sem sinais de supuração.
	 
	Esplenectomia, devido ruptura de baço.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506412048)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: Um paciente foi admitido na unidade com diagnóstico de colecistite aguda. Ele deverá ser submetido ao seguinte tipo de cirurgia:
		
	
	Opcional;
	
	Eletiva;
	 
	Emergência.
	
	Necessária;
	 
	Urgente;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506412071)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A cirurgia é definida como o conjunto de gestos manuais ou instrumentais, executado pelo cirurgião, que abrange a abertura ou não do corpo com a finalidade diagnóstica, terapêutica ou estética. Tais procedimentos são classificados segundo a urgência cirúrgica, ao risco cardiológico, ao tempo e duração, ao potencial de contaminação e a finalidade do tratamento. Marque a alternativa correta segundo a seqüência acima:
		
	 
	Eletiva, paliativa, pequeno porte, infectada, porte I.
	 
	Eletiva, grande porte, porte III, infectada, paliativa.
	
	Reconstrutiva, porte IV, pequeno porte, limpa, paliativa.
	
	Porte III, eletiva, grande porte, infectada, paliativa.
	
	Paliativa, porte II, pequeno porte, suja e eletiva.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506411827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os conhecimentos que o enfermeiro deve possuir em relação à assistência ao paciente cirúrgico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir. ( ) A separação das bordas da ferida previamente suturada é caracterizada evisceração. ( ) A degermação refere-se à remoção do maior número possível de microrganismos transitórios patogênicos, ou não, da pele. ( ) A secção dos tecidos por meio da dissolução da estrutura molecular das células é definida como dissecção. ( ) A hemostasia é o tempo cirúrgico que tem por finalidade coibir ou impedir a hemorragia sem causar traumatismo aos tecidos e sem causar infecções, podendo-se utilizar a pinça Kelly. ( ) A eletrocoagulação é a oclusão dos vasos sanguíneos por meio da solidificação das substâncias ou retração de tecidos. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
		
	
	F, V, V, V, F.
	
	V, F, V, F, F.
	
	V, V, F, V, F.
	 
	F, V, F, V, V.
	
	F, F, V, F, V.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506411903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Descreva o significado das cirurgias - remoção do órgão: Craniectomia, Esplenectomia, Gastrectomia, Hemorroidectomia, Histerectomia, Miomectomia, Ooforectomia; Salpingectomia
		
	
	calota óssea, baço, fígado, hemorróidas, útero, ovário, e trompas
	
	calota encefálica, baço, estômago, hemorróidas, útero, mioma, ovário, trompas e pâncreas
	
	calota óssea, baço, estômago, hemorróidas, útero, ovário, e trompas
	 
	calota óssea, baço, estômago, hemorróidas, útero, mioma, ovário, e trompas
	
	nenhuma da alternativas anteriores
	1a Questão (Ref.: 201506411578)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A posição em que o paciente é colocado na mesa cirúrgica depende do tipo de cirurgia e estado do paciente. Assim, a posição de litotomia é indicada para às seguintes cirurgias:
		
	 
	vaginais
	
	cervicais
	
	torácicas
	
	cranianas
	
	abdominais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506412114)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e a alternativa que contém a sequência correta. São cuidados pré-operatórios: ( ) coletar somente dados de alergias. ( ) verificação de sinais vitais e medidas antropométricas. ( ) manutenção do jejum necessário. ( ) obrigatoriedade de atendimento psicológico. ( ) administrar medicação via oral.
		
	
	F; F; V; F; V
	
	F; F; V; V; V
	 
	F; V;V; F; V
	 
	F; V; V; F; F
	
	F; V; V; V; V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506411822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Assim sendo, considere as afirmativas a seguir. I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes. II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais freqüentes associados a infecções associadas à assistência à saúde. III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção, está menos associada à infecção. IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
		
	
	III e IV.
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
	
	II e III.
	 
	I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506411612)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você é enfermeira de um centro cirúrgico e em seu plantão recebe um paciente que será submetido a biópsia renal. Qual o cuidado de enfermagem que deve ser prescrito após o procedimento, prioritáriamente?
		
	
	d) prevenção e colapso cardiovascular
	
	e) medir diurese de 6/6h
	
	a) mensurar glicemia capilar de 6/6h e diurese de 12/12h
	 
	c) controle do tempo de protombina e pressão arterial
	
	b) curativo compressivo e decúbito dorsal por 6h
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506412018)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico deve ser individualizada e sistematizada, visto que nem sempre ele sairá da operação nas mesmas condições físicas anteriores à cirurgia. Na abordagem de posicionamento cirúrgico, todas as recomendações para posições cirúrgicas a seguir estão corretas, EXCETO
		
	
	Posição de Sims - decúbito lateral esquerdo, mantendo a cabeça apoiada. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo apoie sobre o peito. MMII devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo.
	
	Litotomia - manter os braços em braçadeiras em um ângulo máximo de 90º, acolchoar quadril, nádegas e laterais do corpo, utilizar a menor elevação das pernas pelo menor tempo possível e minimizar o grau de abdução do quadril.
	
	Lateral - manter o alinhamento espinhal, observar orelhas, colocar um apoio sob a cabeça, região da axila e entre as pernas, manter a perna em contato com a mesa flexionada na região do quadril e a superior esticada.
	 
	Supina - utilização de apoio de cabeça e abaixo dos joelhos, os braços em ângulo máximo de 90º com o corpo, manter as pernas descruzadas, com os pés em hiperextensão.
	
	Prona - proteger rosto, olhos e queixo, favorecer o acesso aos tubos e linhas de monitoramento, manter o alinhamento do pescoço, colocar coxins em formato de rolos da clavícula à crista ilíaca e sob as pernas e pés, deixar as genitálias livres, proteger os pés de hiperflexão.
		
	
a

Outros materiais