A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 1 (ok)

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 1 - De 17/04/17 (18h) até 01/05/17 (23:59h)
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
A Empresa Moinhos de Vento tem como objetivo ampliar as vendas em 30%, o objetivo do setor Comercial é superar essa meta, aumentando 35% das vendas. Nesse cenário, a empresa precisa contratar um novo profissional para o time e tem duas opções:
I - Mauro: um excelente profissional que em seu histórico tem episódios de conquistas e superação. Se caracteriza por ser um profissional focado, mas que nem sempre se dispõe a assumir atividades de outros setores. Gosta da área comercial e aloca muitos esforços para superar seus resultados.
II - Jonas: um ótimo profissional com referências positivas. Caracteriza-se por ser multifuncional. Sempre que necessário, se dispõe a ajudar em outros setores, o que é positivo para que o setor comercial tenha uma boa relação com as demais áreas. Pode perder um pouco o foco de vendas em função dessa característica, mas mesmo assim, traz ganhos para o time.
Considerando objetivo da empresa em aumentar as vendas é possível afirma que:
	
	A
	O perfil profissional de ambos tem características positivas que agregam à equipe, por isso, Mauro e Jonas devem ser contratados.
	
	B
	Jonas e Mauro não devem ser contratados, pois ambos possuem defeitos e seus perfis não estão alinhados às necessidades da empresa.
	
	C
	Jonas deve ser contratado porque tem um perfil multifuncional e pode contribuir em outros setores.
	
	D
	Mauro não deve ser contratado, pois não costuma contribuir com outros setores.
	
	E
	Mauro deve ser contratado porque seu perfil está alinhado à demanda da área comercial que busca superar a meta estabelecida pela empresa. 
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
“O departamento de Recursos Humanos tem que ter um papel estratégico nas companhias, deve ter a responsabilidade de prover apoio a todas as áreas da organização, fornecer ferramentas, prestar consultorias para que as áreas saibam gerir seus recursos, mas a responsabilidade pelo contato diário com as pessoas é do gestor da área onde elas atuam”.
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os subsistemas de Recursos Humanos e os profissionais que neles trabalham, não devem assumir o papel de gestores de pessoas.
 
POR QUE
 
Seu principal papel é garantir que as obrigações da empresa com os funcionários sejam realizadas, bem como fazer a manutenção de procedimentos, métodos e ferramentas corporativas para que os gestores de pessoas possam fazer uso delas nas suas atuações enquanto gestores.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
	 
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes. 
	
	D
	A assertiva II justifica e complementa a assertiva I.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
O gestor de pessoas assume como responsabilidade central o dever de mediar a relação entre pessoas e organização. É fundamental que ele esteja alinhado com os objetivos e valores organizacionais.
 
Com base nesse contexto, avalie as afirmativas relacionadas ao papel do gestor de pessoas.
I - O papel do gestor de pessoas é administrar as questões que interferem o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho.
II - Para que consiga representar e defender os interesses da organização o gestor de pessoas deve estar alinhado aos valores organizacionais.
III - Para conhecer sua equipe o gestor deve solicitar ao departamento pessoal a ficha funcional de cada indivíduo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos Técnicas de Negociação
Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro “Renascença Organizacional: o resgate da essência humana” e trabalhado em nossas aulas?
 Analise as assertivas abaixo:
 I - Conflito interpessoal - o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal - o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência humana e em vários níveis.
III - Conflito dupla atração - ocorre entre duas situações igualmente atraentes quando uma escolha exclui a outra.
IV - Conflito dupla atração e aversão simultânea - caracteriza-se por uma situação altamente atraente (satisfatória), mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
V - Conflito dupla aversão - quando ambas as situações não são desejadas nem oferecem satisfação  e a pessoa é obrigada a ter que escolher uma delas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	A
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	D
	Apenas a assertiva IV está correta.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos Técnicas de Negociação
O autor Robbins classifica três tipos de conflitos que estão presentes no cotidiano das organizações. Abaixo, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses tipos de conflitos:
	
	A
	Conflito funcional, de  tarefa e de  processo
	
	B
	Conflito intragrupal, de relacionamento e de processo
	
	C
	Conflito de tarefa, de relacionamento, e de processo
	
	D
	Conflito intraorganizacional, de processo e de tarefa
	
	E
	Todas as alternativas anteriores estão incorretas