Buscar

dde2615097c863b461be08ee7dc604d9 (1)

Prévia do material em texto

João Vicente de Aquino Junior
8009408
Historia da Filosofia Moderna 
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina História da Filosofia Moderna, ministrada pelo Tutor Alessandro Reina.
SÃO CARLOS
2017
PLANO DE AULA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola: Estadual JESUINO DE ARRUDA 
Regente: Prof. Amanda Bottaro 
 Disciplina: Filosofia
 Série: 1° ano do Ensino Médio 
Semestre: 1° semestre/2017
 Data: 18/05/2017
 TEMA CENTRAL:
TEMA: Períodos: Antiga e Moderna
DURAÇÃO: 02 aulas de 50’ cada
 AUTOR: Profª. Amanda Bottaro/João De Aquino.
OBJETIVOS
Mostrar o princípio do pensamento filosófico, as tentativas de se obter o conhecimento, sua relação com os mitos e seus problemas fundamentais. 
METODOLOGIA
 Aula expositiva com uso de retroprojetor mostrando imagens da Grécia antiga. 
PROGRAMAÇÃO 
• 1ª aula: Teórica – introdução, pensamento, finalidade da filosofia.
 • 2ª aula : Teórica com apresentação de slaids sobre o tema e livros a serem pesquisados na biblioteca.
• 3ª aula : Apresentação do documentário.
CONTEÚDO
 • Mapa da Grécia antiga:
https://www.google.com.br/search?q=mapa+da+antiga+grecia&tbm=isch&imgil=9zylNdxPMnK9NM%253A%253BAixLbvYZJyGZeM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fradiomaffei.blogspot.com%25252F2013%25252F02%25252Falguns-mapas-da-grecia- 
• Texto de Apoio:
Para apresentar a história da filosofia antiga, falaremos sobre o objeto da filosofia O pensamento filosófico racional que exclui a imaginação e a fantasia. A finalidade da filosofia que é conhecer por amor à sabedoria. O mito é a representação fantástica da realidade para dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza. Falaremos um pouco sobre Aristóteles - Causa material / final / formal e eficiente. Ex. Um pedaço de mármore como causa material. O que se pode deseja fazer como causa formal (forma). O que se transformou como causa final. Os problemas fundamentais da filosofia antiga foram de ordem natural e física (cosmológicos), no sentido de que tudo que existia era natureza. A física para Aristóteles era o estudo do mundo físico (cosmos)- Toda filosofia até Aristóteles é física.
A unicidade ou multiplicidade de ser que também se pode dizer, o ser é uno e imutável ou é múltiplo mutável – eles apresentam princípios mais abstratos e princípios mais físicos e concretos. Água – terra – fogo e ar. Filosofia humanista – coloca o homem no centro da sabedoria (da filosofia) “conhece-te a ti mesmo” frase clássica da descoberta da metafísica de Platão e Aristóteles. Metafísica é o ser para cima e para fora da natureza.
Obras para a pesquisa na biblioteca:
HEGEL, G.W.Fr. Filosofia da História; trad. Mª Rodrigues e Hans Harden. - Brasília: UnB, 1999. REALE, Giovanni, ANTISSERI, Dario, História da Filosofia. Antiguidade e Idade Média. Vol. São Paulo. Paulus, 1990. Além disso os alunos farão avaliação.
ATIVIDADES:
Uso do retro projetor para apresentação de um mapa da Grécia antiga, séc. VI aC.
Onde surge a filosofia. Os alunos devem localizar no mapa as colônias da ilha Jônia onde surgiu a Filosofia.
Filme documentário:
Sabedoria e Antiguidade: Gregos [Dublado] Documentário Discovery Civilization
AVALIAÇÃO:
Avaliação por conceito e qualitativa. Atividade onde os alunos devem mostrar seus conhecimentos e dar sua opinião sobre o tema. 
• QUESTÕES: Explique brevemente o que você entendeu sobre o pensamento filosófico.
1) Explique o que você entendeu sobre a finalidade da filosofia.
 2) Fale brevemente sobre os mitos, o que você entendeu? 
3) Fale-me sobre Aristóteles.
Gabarito: 
1) A finalidade da Filosofia é o conhecer pelo conhecer, é o amor pela sabedoria. A Filosofia é finalidade em si mesma. Além disso, é próprio do homem desejar o conhecimento. 
2) O mito é a representação fantástica da realidade para dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza e da vida. Mito é animação (dar alma, vida) aos fenômenos da natureza, animação de vida é forma primordial e intuitiva do pensamento humano.
 3) Aristóteles foi o maior discípulo de Platão e gostava de ciências naturais (empíricas). Para ele o princípio é a fonte de onde nascem todas as coisas. Aristóteles nos dá a medida de entendimento dos princípios filosóficos e divide a realidade em duas partes: Física e metafísica. A primeira é o estudo do mundo visível, e a segunda do não físico, não percebido pelos sentidos.
BIBLIOGRAFIA:
REALE, Giovanni, ANTISERI, Dário. História da Filosofia. Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. HEGEL, G.W.Fr. Filosofia da História; trad. Mª Rodrigues e Hans Harden. - Brasília: UnB, 1999.
Sabedoria e Antiguidade: Gregos [Dublado] Documentário Discovery Civilization
https://www.youtube.com/watch?v=8whvidEEdlQ /Acesso em 18/05/2017

Continue navegando