Buscar

Trabalho Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inovações:
As inovações trazidas pela nova lei alcançaram as mais diversas áreas da vida civil como saúde, educação, trabalho, etc. A seguir, destacam-se alguns dos avanços fundamentais para a conquista da autonomia na causa da deficiência.
Capacidade civil: Garantiu às pessoas com deficiência o direito de casar, constituir união estável e reproduzir em igualdade de condições com as demais pessoas. 
Inclusão escolar: Assegurou a inclusão dos portadores de deficiências em todos os níveis e modalidades de ensino, além da oferta de profissionais que ofereçam suporte pedagógico e psicológico nas escolas. Proíbe as escolas particulares de cobrarem valores adicionais por esses serviços.
Auxílio-inclusão: Criou benefício assistencial para a pessoa com deficiência moderada ou grave que ingresse no mercado de trabalho em atividade que a enquadre como segurada obrigatória do Regime Geral de Previdência Social.
Discriminação, abandono e exclusão: Estabeleceu pena de um a três anos de reclusão, mais multa, para quem impedir ou anular o reconhecimento ou exercício de direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.
Administração pública: Incluiu o desrespeito às normas de acessibilidade como causa de improbidade administrativa e criou o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão), registro público eletrônico que irá reunir dados de identificação e socioeconômicos da pessoa com deficiência.
Esporte: Aumentou o percentual de recursos federais destinado ao esporte. Com isso, os recursos para financiar o esporte paraolímpico deverão ser ampliados em mais de três vezes. Antes o investimento vinha majoritariamente da iniciativa privada.
Em relação aos municípios, muitos já estão em processo de adaptação, e readequação de suas próprias políticas e planos municipais de acessibilidade com o objetivo de regulamentar e atender o preconizado na LBI. Adequação de calçadas, ônibus, fiscalização de vagas especiais, inclusive em estacionamentos privados de uso coletivo, transporte e outros.

Outros materiais