Buscar

Caso 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 3
Questão n.1.
 
Leonardo e Cláudio, policiais militares, no dia 05 de abril de 2009, por volta das 23h, no exercício das suas funções em uma blitz, foram ameaçados mediante violência física exercida pelo emprego de faca por Claudionor, tendo sido Leonardo ofendido em sua integridade física, tendo sofrido, desta forma, lesões corporais de natureza leve, bem como xingados de “vagabundos” pelo agente, ao opor-se à execução de ato de prisão em flagrante por trazer consigo 40 g de cannabis sativa sem autorização e em desacordo com determinação legal. Do fato, Claudionor restou denunciado como incurso nas sanções dos artigos 129, caput, 329 e 331 do Código Penal e art. 28, caput, da Lei nº. 11.343/06, na forma do art. 69, caput, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes praticados por particular contra Administração Pública em geral é possível o concurso de crimes entre os delitos previstos nos art. 329 e 331, ambos do Código Penal? Responda de forma objetiva e fundamentada a partir do confronto entre os delitos de desacato e resistência.
Sim, mesmo quando o agente realize num mesmo conjunto fático, as duas condutas deverão ser atribuídas de duas ações e dois desígnios distintos. Para que ocorra a absorção é necessário que o desacato seja praticado simultaneamente com a resistência, no intuito de obstar o cumprimento da ordem. No caso em análise, haveria absorção de crime de desacato pela resistência.
Referência
 (TJ-DF - CCP: 7744920098070000 DF 0000774-49.2009.807.0000, Relator: ARNOLDO CAMANHO DE ASSIS, Data de Julgamento: 27/04/2009, Câmara Criminal, Data de Publicação: 06/08/2009, DJ-e Pág. 101)
 
Questão n.2.
 
 Joelson Silva, beneficiado pela aplicação imediata de medida alternativa à pena privativa de liberdade, por meio de sentença homologatória de transação penal, descumpriu as condições impostas por esta, bem como não compareceu à audiência de justificação quando intimado. Do referido descumprimento, o parquet ofereceu denúncia imputando-lhe a prática da conduta prevista no art. 330 do Código Penal, sob o argumento que Joelson Silva teria desobedecido à ordem judicial. Inconformado impetrou habeas corpus com vistas a suspensão e a anulação do referido processo penal. Sustentou, ainda, a ausência de justa causa para a propositura da ação penal por considerar que a intimação para comparecimento à audiência de justificação não é ordem, não caracterizando, desta forma delito de desobediência (fls. 02) Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes praticados por particular contra Administração Pública em geral, deverá a ordem ser concedida? Responda de forma objetiva e fundamentada a partir da análise dos elementos da figura típica do art. 330, do Código Penal.
 
Em relação à desobediência “Para a configuração do delito de desobediência, imprescindível se faz a cumulação de três requisitos, quais sejam, desatendimento de uma ordem, que essa ordem seja legal e que emane de funcionário público. Não há norma jurídica que determine que a conduta mencionada no art. 330 do CP somente possa ser praticada por particular. Recurso provido” (STJ — 5ª Turma — Resp. 491.212-
RS — Rel. Min. José Arnaldo da Fonseca — j. 07.10.2003 — v.u. — DJU
10.11.2003, p. 205). O descumprimento da transação penal, não gera ordem, portanto, não permite a consumação do crime de desobediência.
(STJ - HC: 97642 ES 2007/0308612-6, Relator: Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, Data de Julgamento: 05/08/2010, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJe 23/08/2010)
Questão n.3
Assinale a alternativa que reúne exclusivamente os crimes próprios de funcionário público:(Concurso Público. Juiz de Direito Substituto de Carreira. Tribunal de Justiça do Estado do Pará/2007. Direito Penal - FGV)
a) prevaricação, concussão, corrupção passiva e usurpação de função pública
b) peculato, excesso de exação, falsificação de documento público e corrupção ativa
c) desacato, peculato culposo, corrupção ativa e prevaricação
d) facilitação de contrabando ou descaminho, advocacia administrativa, peculato e tráfico de influência.
e) prevaricação, abandono de função, concussão e modificação não autorizada de sistema de informações.

Outros materiais