Buscar

Antropologia De acordo com a visão de Cuche (1999), discuta as concepções objetivas e subjetivas em torno da identidade social

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará – Instituto UFC Virtual
Curso: Administração em Gestão Pública - Semi Presencial
Disciplina: Seminário Temático em Antropologia
Profª. Júlia de Souza Firmeza (Tutor a Distância - UAB)
Aluno: Francisco Antônio de Sousa - Matricula: 0317636 – Polo Camocim
AULA 02 - Fórum 02: Concepções Objetivas e Subjetivas 
De acordo com a visão de Cuche (1999), discuta as concepções objetivas e subjetivas em torno da identidade social.
CHAT OFICIAL (22/08/2017 - 30/08/2017 a 00:00 - 23:59) 
Com base nos fundamentos das aulas e do filme A Vila, participe do Chat (com horários a serem definidos com seu tutor) e contribua com suas percepções e dúvidas.
Camocim-Ce
04/10/2017
De acordo com a visão de Cuche (1999), discuta as concepções objetivas e subjetivas em torno da identidade social.
A identidade social é o que possibilita o reconhecimento social da pessoa, mas também pode ser motivo de estigma. Segundo Cuche e Goffman, de um modo geral, a identidade social é construída individualmente e coletivamente. 
Diante dos problemas o indivíduo pode fazer afirmações ou negações. Sendo que para isso, não dependendo somente da boa vontade ou do interesse pessoal de cada um. Os indivíduos ou grupos sociais não apresentam força simbólica para dizer quem eles são.
Contudo, a falência da identidade social, conhecida ou manifesta se dá quando há discordância, de vinculo a um indivíduo, neste caso o afastar da sociedade e de si mesmo, tornando uma pessoa sem crédito diante do mundo em que vive. Os conceitos negativos quando são construídos, a espécie em alusão, designam um comportamento que não representa uma injustiça, pelo contrário, visa-se àquele aspecto de um comportamento lesivo pelo qual as pessoas são feridas numa compreensão positiva de si mesmas, que elas adquiriram de maneira intersubjetiva.
Na relação entre a identidade social virtual e a identidade social real, temos a reclassificação do um indivíduo, existente em uma categoria diferente mas igualmente previsto, sendo que nossa avaliação pode ser alterar positivamente.
O estigma social, por apresentar caracteres diferentes dos previstos, apresenta características sociológicas básicas, as quais são vinculadas às respostas negativas que o indivíduo fornece em relação à identidade social e virtual: um indivíduo que poderia ter sido facilmente recebido na relação social cotidiana apresenta um traço que se pode impor à atenção e afastar aqueles que ele encontra, destruindo a possibilidade de atenção para seus outros atributos.
Desse modo, o processo de construção do indivíduo estigmatizado acontece na medida em que a identidade social virtual, elaborada e atribuí- da socialmente a alguém, afasta-se de sua identidade social real, surgindo este tipo de indivíduo, havendo um atributo que serve de meio possibilitador desse distanciamento.
Fonte:
http://deusilenecosta.esy.es/identidade-social/
Roteiro do Filme A VILA 
1- Identifique os artefatos visíveis. 
- Vestis do século XVIII, no que diz respeito as mulheres, enquanto aos homens bem vestidos com camisa de manga longa e calças compridas, todas as roupas vestem todo o corpo, ficando visível só as mãos e a cabeça;
- As casas da vila são de madeira, sem luz elétrica;
- A vila não dispõem de nenhum meio de transporte mecânico;
- As refeições são feitas em reunião a céu aberto com todos da vila presente.
_ Dispõem de um lugar para educar as crianças, sendo que o professor é um dos anciões e não se utiliza de livros para repassar os conhecimentos
2- Quais as formas de comunicação daquele vilarejo? 
Oral – os costumes, crenças e leis são repassado aos moradores da vila através da linguagem oral, aonde os anciãos repassar o que pode ser feito e o que não pode ser feito na vila e quais suas consequência ao desobedecer tais orientações.
Escrita – os anciões em suas reuniões utilizam de livros, sendo que o jovem Lúcios se utilizou de uma carta na reivindicação para saída da vila para comprar remédios na cidade “daqueles que não mencionamos”, justificando a morte do jovem Daniel Nikos.
Interpessoal – foi o método de comunicação que o jovem Lúcios se utilizou para fazer um comunicado aos anciãos, ele sendo o emissor e os anciãos os receptores, sendo que cada qual com seu repertório individual irão transmitir a informação segundo seu conjunto de particularidades e aquele que recebe tal mensagem agirá da mesma maneira de acordo com seu próprio filtro cultural. 
Intergrupal – as reuniões dos anciões, os quais decidiam sobre as vidas dos moradores da vila e decidiam o que bom ou ruim para os mesmos.
3 - Registre os incidentes críticos daquela cultura.
A recriação de uma nova comunidade, sendo que seus moradores passariam a viver longe de tudo e todos. Preferindo assim criar um mundo só deles com monstros de ilusão, em vez de encararem os monstros do mundo real (tribulações, violência, morte, assaltos, globalização, etc.). 
4 - Quais os valores oficiais e os velados? 
- as lembranças ruins guardadas em baús azuis (fotos, recortes de jornais sobre tragédias);
- os grito na floresta criados pelos anciãos;
- a cerimonia da carne, retiradas pelos anciãos dos animais;
- os treinamentos para evitar a saída dos moradores e a entrada dos desconhecidos, na vila;
- a cor vermelha, a qual eles consideram ruim, por estar associada às criaturas que os apavoram.
5 - Qual o estilo gerencial predominante? 
O estilo defensivo, pois ele é direcionado por comportamentos de não enfrentamento. Em processos de mudança, são caracterizadas por comportamentos resistentes, embora nem sempre se manifestem claramente desta forma. Sendo conciliador no momento em que os conflitos são evitados pelos moradores da vila.
6 - Qual o grau de influência interpessoal da personagem central do filme? 
Etnocentrismo - a crença do ancião líder, juntamente com o restante do grupo de anciãos tem sua superioridade em relação aos demais. Sendo que assim todo da vila acredita que a maneira que eles conduz a mesma é o correto não questionando outras culturas.
7 - Quais as figuras míticas do vilarejo? 
- Aqueles que não mencionamos (criaturas carnívoras, com garras enormes);
8 - Como se sucedeu as necessidades de mudança cultural e as resistências advindas? 
As mudanças se deu a partir do momento em que os moradores desse local perfeito descobrem que o bosque que os cercam esconde uma raça de criaturas misteriosas e perigosas chamadas de “Aqueles que não mencionamos”. Assim como da necessidade do jovem Lúcios buscar recursos em outras cidades para tratamentos de doenças as quais a vila não dispõem para seus moradores.
9 - Qual a relação dessa cultura com a prática de vivência e de intervenção cultural nas instituições e empresas? 
A falta de coragem dos homens da vila, os quais almejavam a felicidade fazendo com que os moradores fugissem do sofrimento e não enfrentassem a dor, de perdas e tentando assim buscar justiça para aquela guerra. Fugindo para longe decidindo recomeçar tudo de novo. Relacionado a essa ideia está a cultura do medo que as pessoas da vila tinham, como já dizia o pensamento de Rousseou “o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”. O mal enraizado no ser humano, consiste na fuga das situações que lhes atormentam ao em vez de enfrentá-las.
10 - Qual a sua leitura em relação a importância do olhar antropológico, e como você interpretaria, à essa luz, os principais acontecimentos do filme? 
O medo (das mudanças e do desconhecido) é usado como artificio no controle e manutenção de uma sociedade. Temos aqui então mitos e lendas para este controle, pois são ultimados na Humanidade desde seus primórdios. 
11 - Relacione os conceitos das aulas da disciplina com a mensagem central desse filme. 
A antropologia nos ensina a nos descentrarmos de nós mesmos assim de nossa própria sociedade e cultura. Isso é um exercício fantástico e que nos abre as portas para novos universos, novas possibilidadese alternativas de aprendermos com os outros e de nos vermos através dos outros, conhecendo-nos mais profundamente.
12-Registre outros aspectos, aos quais você percebe serem importantes para as conclusões e correlações desse filme à teoria explanada.
O indivíduo nasce, sendo que a sociedade se organiza através de leis, padrões, sistema financeiro. Com o intermédio da educação, dos pais e dos mais velhos os jovens da sociedade aprendem. A sociedade tem o poder de manipular as pessoas, correspondendo nossos atos a tudo que nós absolvermos culturalmente em sociedade. Ao fator da generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade, nota-se que as leis criadas na comunidade eram altamente seguidas.
Fonte:
Apostils - BAGP_SeminarioTematicoIAntropologia_impresso
https://www.youtube.com/watch?v=8wTgOAwWWnk
Análise Do Filme A Vila Com O Conceito De Sociedade E Coletividade Proposto Por Durkheim - Trabalho Escolar - Ana401972

Continue navegando