Buscar

SEMANA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 6
Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
Errado porque o conteúdo do artigo 5º, § 1º, da CF.88 contradiz essa afirmação. O seu parágrafo 1º, art. 5º a CRFB/88 define que “as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”, isso significa dizer que as garantias dos direitos fundamentais não dependem da atuação do legislador pois a própria Constituição já assegura essa imediata aplicabilidade.
Segundo José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas de eficácia plena, contida e limitada. As normas de eficácia plena têm aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas que, assim que entram no ordenamento jurídico, já são capazes de produzir todos os seus efeitos. As normas de eficácia contida têm aplicabilidade direta, imediata, mas não integral, pois sofrem limitação ou restrição por leis infraconstitucionais. E as normas de eficácia limitada têm aplicação mediata e reduzida, pois não estão aptas a produzir todos os seus efeitos, já que dependem de lei infraconstitucional. Os direitos fundamentais sociais são regidos por normas de eficácia social limitada, porque uma vez promulgados na Lei Maior, dependem de programas a serem implementados pelo Estado, através de lei infraconstituicional, mas com eficácia jurídica imediata, já que, dentre outras possibilidades citadas, tem a capacidade de vincular todo o Estado, bem como a sociedade.
Fonte: LENZA. Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2017, p.221-237.

Outros materiais